Programação Gráfica em Java Desenho em AWT Aula 04.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Programação Gráfica em Java Introdução
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 64, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME, Autor 2 (Orientador),
Programação para Internet Aula 10 Introdução (Características do BD Relacional e Implementação)
Estruturar uma apresentação em PowerPoint Aprender com a Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
GERENCIANDO ARQUIVOS I Prof. Ademir AULA 13.  Prof. Ademir  Aula 13  Sist. Operacionais  Pág. 74 Arquivos, pastas e drives Gerenciando arquivos e.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Programação Gráfica em Java Tela Cheia Aula Na aula passada vimos: Java 2D.
Introdução à Bioestatística
Modelagem de Dados Aula 1.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Web Application Rafael Muniz e Marcus Vinícius Plugins MAVEN 04/04/2009 Revisão 12/04/2009.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 31/5/ :38 1 Este parágrafo em fonte Courier Este parágrafo em fonte Cambria e tamanho 20px.
Revisão Matemática II Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Cotagem em Desenho Técnico
1/6/2016 Computação Gráfica
Programação Gráfica em Java Swing Aula Na aula passada vimos: Thread Animação Técnica de desenho eficiente (double-bufferring)
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Introdução ao Logisim Prof. Alberto F. De Souza LCAD/DI/UFES.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
GRASP: Projeto de Objetos com Responsabilidade. 2 Pauta Responsabilidades e métodos Responsabilidades e métodos Padrões Padrões GRASP: Padrões e princípios.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :19 1 Respostas: 1. O que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
O Assistente de Auto-tecido permite que você escolha um tipo de tecido para todo o desenho. Os objetos são então gerados com configurações personalizadas,
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Noções de geometria projetiva
II ENCONTRO CETELI/UFAM-SAMSUNG DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
Processamento Digital de Imagens Definição: “Manipulação de uma imagem por computador de modo onde a entrada e a saída do processo são imagens” Usar operações.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA VI ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 2/6/ :22 1 Neste exercício vamos testar os diversos tipos de links comentados. Para isso.
Estruturas Lineares de Dados Revisão Wolley W. Silva.
Programação Gráfica em Java Leiaute Aula Na aula passada vimos: Tratamento de eventos Fontes de eventos Ouvintes de eventos.
Programação p/ INTERNET - HTML Prof. João Ricardo Andrêo 2/6/ :46 1 TABELAS A TAG é utilizada para apresentação de dados no formato de tabelas (apresentação.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Seja bem vindo. A seguir, você poderá aprender um pouco sobre o sistema de previdência complementar brasileiro. Serão apresentadas as principais características.
Normalização (4FN) Na literatura aparecem outras formas normais, como a forma normal de Boyce/Codd, a 4FN e a 5FN. Destas a única que tem importância na.
Programação Gráfica em Java Edição visual - Jigloo Aula 10.
Support.ebsco.com DynaMed Tutorial. Bem-vindo ao tutorial de busca básica na DynaMed, onde você vai aprender sobre os principais recursos DynaMed, tais.
FORMULÁRIOS FORMULARIOS. Introdução O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas.
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas Geração de Valores Aleatórios Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
Prof.Ms.Carlos Henrique J.Costa Probabilidade e Estatística Gráficos Gráficos Tabelas Tabelas Conteúdo.
Unidade I Estatística Descritiva Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA ROTEIRO Curso: Gestão de Eventos - UNIFACS Profs.Aroaldo Haffner e Rúbia Almeida 2008.
Comandos básicos Scratch for Arduino (S4A).
Funções Trigonométricas Casos Gerais. As funções do tipo trigonométricas são escritas na forma a, b, c e d são constantes, com b e c diferentes.
Desenho Arquitetônico
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
CLASSES EM JAVA Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Administração de Banco de Dados José Antônio da Cunha.
Programação Gráfica em Java Animação
tópico instrução Gráfico SmartArt com imagens em fundo vermelho
Transcrição da apresentação:

Programação Gráfica em Java Desenho em AWT Aula 04

2 Na aula passada vimos: Gerenciadores básicos de leiaute Como e quando usar cada tipo de leiaute Leiaute nulo

3 O que você deve ter fixado: Quais são os leiautes padrão dos contêineres mais básicos Como usar esses leiautes Composição de leiautes complexos a partir de leiautes mais simples

4 O que você deve ter fixado: Alteração do leiaute de um componente Existência de construtores alternativos Utilização do leiaute nulo

5 Na aula de hoje veremos: Sistema de coordenadas Contexto gráfico Cores Formas geométricas Fontes Métrica de fonte

6 Sistema de coordenadas Coordenada x cresce para a direita e coordenada y cresce para baixo A origem pode ser alterada pelo método translate(x, y)

aula01.GUIDemo.java7 Sistema de coordenadas Cada componente tem seu próprio sistema de coordenadas O canto superior esquerdo de um componente é a sua origem (0,0)

aula01.DuploCanvas.java8 Graphics Para fazer qualquer desenho em Java é necessário um contexto gráfico Um contexto gráfico é uma instância da classe Graphics Essa classe possui métodos para o desenho de formas, textos e imagens

9 Shapes Graphics inclui vários métodos para desenho de formas geométricas Forma são especificadas utilizando o sistema de coordenadas do componente Formas são desenhadas utilizando a cor atual do contexto gráfico

ShapesDemo.java10 Métodos básicos de desenho drawString drawLine drawRect drawOval drawRoundRect draw3DRect drawArc –Com exceção dos dois primeiros, todos os métodos da lista possuem um par de preenchimento tipo fillRect ou fillArc

FramedPanel.java11 Obtendo o contexto Há duas maneiras de se conseguir um contexto gráfico: Acessando o parâmetro do método paint ou update Usando o método de instância getGraphics( ) do componente

12 Cores Java utiliza o sistema RGB, ou seja, uma cor é definida por três números inteiros Há um construtor da classe Color que utiliza valores de ponto flutuante de 0 a 1 Color define várias constantes para representar as cores mais comuns

aula02.ex03.RGBColorChooser.ja va 13 Sistema modal O sistema de utilização das cores é modal A todo componente associa-se uma cor de fundo e de fonte A cor do contexto gráfico pode ser configurada chamando o método setColor() da classe Graphics

ShapeShowPanel.java14 Pintando A maioria dos componentes faz toda a operação de desenho em seu método paint O método paint deve saber redesenhar o componente baseado em seu estado Se ocorre uma mudança no estado do componente deve-se chamar repaint()

UpdateDemo.java15 Atualizando Uma chamada a repaint() faz com que o sistema na verdade chame o método update() update() pinta a tela com a cor de fundo e chama paint() paint() faz o desenho necessário.

16 Fontes Uma fonte representa um tamanho e estilo particular de letra Em Java, uma fonte é caracterizada por um nome, um estilo e um tamanho Fontes disponíveis são dependentes de sistema

17 Fontes Java prevê um conjunto mínimo de quatro fontes –Serif, SansSerif, Monospaced e Dialog O estilo de uma fonte é especificado utilizando constantes da classe Font –Font.PLAIN –Font.ITALIC –Font.BOLD –Font.BOLD + Font.ITALIC

SystemFont.java18 Fontes O tamanho da fonte é um inteiro, tipicamente, variando de 10 a 36 Todo contexto gráfico tem uma fonte associada com tamanho padrão 12 Podemos mudar a fonte através do método setFont()

19 Métrica de fonte Classe que responde às questões sobre as dimensões das fontes Quando desenhamos texto, é importante saber quais serão suas dimensões Há vários métodos de instância que informam sobre as características da fonte analisada

FontWindow.java20 Baseline: as linhas vermelhas Ascent: altura da letra mais alta do estilo Descent: máximo que uma letra pode ultrapassar para baixo da baseline Leading: espaço extra entre o topo dos caracteres de uma linha e a parte inferior da linha acima Lineheight: distância entre baselines

21 O que você precisa saber... Obter o tratar o contexto gráfico Configurar cores, fontes e outras características do contexto gráfico Desenhar as primitivas em um componente

22 O que você precisa saber... Utilizar corretamente o sistema de coordenadas dos componentes Diferenciar os métodos repaint(), update() e paint(), além de saber quando usar cada um deles

23 Na próxima aula veremos: Animação Técnica de desenho eficiente (double-bufferring)