Associa ç ão Portuguesa de Bibliotec á rios, Arquivistas e Documentalistas Sec ç ão de Arquivos Municipais 9 º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS MUNICIPAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAISS Sistema de Apoio às Instituições de Solidariedade Social
Advertisements

PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
João Coimbra, Director do CIMAR
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
Helena Duarte UDE - Unidade de Dinamização Empresarial Tema: Instrumentos para a valorização empresarial de ideias de negócio CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA.
QUALIDADE da LEGISLAÇÃO
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
A Autarquia do futuro e o serviço aos cidadãos
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
COMPETITIVIDADE GLOBAL
PLANO DE GESTÃO.
PROGRAMAINTERLEGIS Senado Federal
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Modernização Administrativa e Potenciação da Participação Cívica
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais
O Cadastro como ferramenta para o desenvolvimento em Portugal
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
1 Políticas de Ciência e Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia Avaliação do Programa COST Avaliação do Programa COST Apresentado por: Apresentado.
Compras Públicas Electrónicas: Um compromisso para o desenvolvimento sustentável na Área Metropolitana de Lisboa 1º Congresso Lusófono sobre Ambiente e.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
LNEG 2.0 Mais Inovação e Competitividade Inovação Organizacional e Alinhamento Estratégico Teresa Ponce Leão Presidente do Conselho Diretivo do LNEG, I.P.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A RIS3 do Centro de Portugal
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
O papel das Marcas na Economia AIP, Lisboa 30 de Novembro de 2005.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT 7º Programa-Quadro de I&DT – GPPQ – Plataforma da ConstruçãoCoimbra | 13 Dezembro º Programa-Quadro.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Visão Global do Projecto
Lei Orçamentária Anual - LOA
JCN 1.
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
GRANDES OPÇÕES DO PLANO, ORÇAMENTO E PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO DE 2009.
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Voluntariado Jurídico
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Informação, comunicação e marketing como recurso virtual do Litoral Norte Encontros do LITORAL : uma nova visão para o Litoral Norte Viana do Castelo,
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
Co-Financed by European Regional Development Fund Made possible by the INTERREG IVC Programme Co-Financed by European Regional Development Fund Made possible.
1 Tribunal de Contas Seminário de Alto Nível sobre Fiscalização Legislativa do Ciclo Orçamental & Controlo das Contas Públicas nos PALOP e em Timor-Leste.
Comunicação – VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Torres Vedras, 2006.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
O que é PLANO DIRETOR MUNICIPAL? É Plano porque estabelece: – Objetivos a serem atingidos; –O prazo em que estes devem ser alcançados; –As atividades.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Associa ç ão Portuguesa de Bibliotec á rios, Arquivistas e Documentalistas Sec ç ão de Arquivos Municipais 9 º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS MUNICIPAIS Novos Desafios da Gestão Documental É vora, 14 de Novembro de 2008 Audit ó rio da Funda ç ão Eug é nio de Almeida Arquivos Municipais: moderniza ç ão administrativa, participa ç ão c í vica e informa ç ão p ú blica Paulo Eduardo Guimarães N ú cleo de Investiga ç ão em Ciências Pol í ticas e Rela ç ões Internacionais Comissão de Curso de 2 º ciclo em Ciências da Informa ç ão e Documenta ç ão Universidade de É vora

Tópicos para uma reflexão 1.Os arquivistas na administração municipal em Portugal: uma presença… de hoje. 2.A emergência da sociedade da informação e o crescente fosso informacional: do entulho documental à modernização administrativa. 3.O governo electrónico nas autarquias – a função dos arquivos 4.O enfoque na arquivística documental. 5.A caminho da sociedade do conhecimento… e os caminhos da cidadania europeia.

“Uma autarquia moderna tem como prioridades potenciar o desenvolvimento das pessoas mas também afirmar-se na economia global através da capacidade de atracção de agentes económicos dinâmicos e inovadores, que coloquem o território municipal na rota da competitividade. Nenhuma autarquia alcançará estes objectivos se não modernizar e simplificar os seus processos de funcionamento, criando uma relação próxima, amigável e colaborativa com todos os agentes do território e, para isso, tem que melhorar os processos internos e incentivar o exercício de uma cidadania activa e responsável” Câmara Municipal de Lisboa (2008) - Simplis. Programa de Simplificação Administrativa de Lisboa. Um Novo Impulso para a Cidade. Programa 2008.

Citizen-centric eGovernmet services are designed to deliver increasingly cost effective, personalised and relevant services to citizens, but also serve to enhance the democratic relationship, and build better democratic dialogue, between citizens and their government, which then enhances the practice of citizenship within society. A Handbook for Citizen-centric eGovernment. Prepared for the eGovernment unit, DG Information Society and Media, European Commission

“O processo de reforma e modernização da Administração Pública em curso assenta num modelo de serviço público centrado nos cidadãos e nas empresas, com áreas de actuação transversal de simplificação legislativa e administrativa, normalização, promoção da administração em rede e racionalização do modelo de distribuição de serviços públicos, apoiadas pelo uso intensivo de tecnologias de informação. Pretende-se com este processo caminhar para uma Administração Pública mais eficiente e eficaz, com vantagens para os cidadãos e agentes económicos.” (QREN III EIXO PRIORITÁRIO IV – UMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EFICIENTE E DE QUALIDADE - OBJECTIVOS E PRIORIDADES)

“Em duas ideias simples, o Simplex pretende facilitar a vida aos cidadãos e diminuir os custos de contexto que sobrecarregam as actividades económicas. E pretende alcançar estes objectivos mediante a introdução de medidas de racionalização e eficiência da Administração Pública, através da partilha de meios e informação entre os serviços públicos, da colaboração nos processos que são transversais e da organização do trabalho em rede, recorrendo, em larga medida, a meios digitais”. Portugal. Câmara Municipal de Lisboa (2008) - Simplis. Programa de Simplificação Administrativa de Lisboa. Um Novo Impulso para a Cidade. Programa 2008.

A Constituição Política da Nação Portuguesa tem por objecto manter a liberdade, segurança e propriedade de todos os portugueses. A liberdade consiste em não serem obrigados a fazer o que a lei não manda, nem a deixar de fazer o que ela não proíbe. A conservação desta liberdade depende da exacta observância das leis. Constituição de 23 de Setembro de 1822, artigos 1º e 2º