ASSINATURA DIGITAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alex Coletta Rafael Curi
Advertisements

A TARGET.IT surgiu da iniciativa de profissionais da área com a finalidade de prover soluções e softwares para WEB e integrações entre sistemas. Atuando.
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
Trabalho 6 Ferramentas para garantir a segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
O que é o modelo de certificação digital da ICP-Brasil?
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Trabalho 6 Fernando Baliani da Silva. Certificação digital Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança.
Professor: Alex Avellar
Certificação Digital na CAIXA
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Certificação Eletrônica e Assinatura Digital ANVISA
Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
Segurança em documentos eletrônicos Softplan/Poligraph
Segurança de dados william.
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Aplicações de Certificados Digitais
Certificação Digital.
Certificação Digital ICP-Brasil
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública de Atos de Pessoal
Certificação Digital Assinatura Digital.
Autoridades de Certificação
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Benefícios.
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
Documentos Digitais Aula 9.
Dr. Walter Galhardo Tarcha
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
LUCAS DE ANDRADE VINICIUS BERNARDINO DA SILVA
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
CERTIFICADO DE ATRIBUTOS
Documentos Digitais Aula 8.
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
SPED e Certificação Digital
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Gestão e Automação de Documentos
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
6 Certificados Digitais
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
Sistemas de Informação Segurança e Auditoria de Sistemas SI19 – Criptografia – Parte E Prof. Edson Yassuo
GESTÃO DE T.I. E DIREITO Patentes de software Contratos Digitais Assinatura Digital Privacidade e Direitos do Consumidor Responsabilidade Civil na Informática.
Segurança da Informação
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
Aluno: Fillipe Oliveira Lima
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Segurança de Redes de Computadores Prof. Paulo Fernando da Silva.
APRESENTAÇÃO organizarfacilitar controlar O CARPOS CONDOMÍNIO é uma ferramenta desenvolvida para organizar, facilitar e controlar as rotinas diárias de.
Conceituação de Assinatura e Certificação Digital
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
GED e Assinatura Digital
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
CERTIFICADO DIGITAL FÁBIO DE MORAIS SILVANA TAKEDA MISAKI WILLIAM TZI WEI FERREIRA LEE.
+110 mil Clientes +40 milhões de Usuários +de 40 mil novos Usuários/dia 188 Países, 43 Línguas
Certificação Digital e Assinatura Digital. A Certisign *Ponto de Atendimentos Fonte: Revista Exame Melhores e Maiores Escritórios Porto Alegre.
Transcrição da apresentação:

ASSINATURA DIGITAL

Sumário Introdução Definição de Assinatura Digital Certificação digital – O que é? Mecanismos de Assinatura Digital Aspectos Legais Certificadoras do Brasil Autorizadas de Registro no Brasil Exemplos de Empresas Conclusão Referências

Introdução No “mundo eletrônico” em que vivemos, cuja principal influência é a internet, cria-se a necessidade de meios para comprovar a autenticidade de um documento e atribuí-lo um valor, assim como acontece em documentos impressos. É aí que "entra em cena" dois conceitos muito importantes: o de assinatura digital e o de certificação digital.

Assinatura Digital Definição A assinatura digital é uma assinatura que comprova que a pessoa criou ou concorda com o documento eletrônico assinado, utilizando técnicas de criptografia com procedimentos matemáticos, permitindo a comprovação da autoria de um determinado conjunto de dados de computador (um e-mail; arquivo; Transação; etc...).

Certificação Digital – o que é? Conjunto de técnicas e processos para aumentar a segurança nas transmissões via Internet e na guarda de documentos. Logo, Certificados Digitais são documentos de identificação eletrônicos que associam o titular do certificado à sua chave pública, apresentando criptografia escrita em códigos, de forma a esconder a informação na forma de um texto incompreensível.

Mecanismos de Assinatura Digital Para se obter uma assinatura digital são necessários dois elementos: Documento eletrônico A chave pública do destinatário

Mecanismos de Assinatura Digital Posteriormente: Procura-se uma Autoridade Certificadora (AC) que verifica a identidade do usuário e associa uma chave a essa identidade. Tais informações são inseridas em um documento conhecido como certificado digital, contendo a chave pública do usuário e os dados necessários para informar sua identidade, ou então procura uma AR (Autoridade de Registro) que tem a função de solicitar certificados a uma AC.

Figura 1. ICP (Infra-estrutura de Chaves Públicas)

Mecanismos de Assinatura Digital O documento é, então, criptografado, de acordo com a chave pública, por meio de programas apropriados. O receptor usa sua chave privada correspondente para descriptografar o arquivo. ATENÇÃO: Se qualquer bit do documento for alterado, a assinatura será deformada, invalidando o arquivo.  

Mecanismos da Assinatura Digital A codificação é executada por programa de computador que realiza operações matemáticas e transforma um texto claro em texto cifrado, além de inserir uma chave secreta na mensagem.

Figura 2. Assinatura Digital Simples

Figura 3. Assinatura Digital Segura

Aspectos Legais Existem legislações sobre o efeito e validade de assinaturas digitais. Vejamos: No Brasil Medida provisória 2.200-2 - A lei brasileira determina que qualquer documento digital tem validade legal se for certificado pela ICP*-Brasil (a ICP official brasileira) ou se for certificado por outra ICP e as partes interressadas concordem com a validade do documento. *ICP - Infra-estrutura de Chaves Públicas

Aspectos Legais Nos Estados Unidos da América Uniform Electronic Transactions Act (UETA) e Electronic Signatures in Global and National Commerce Act (E-SIGN).

Certificadoras do Brasil Presidência da República Receita Federal Caixa Econômica Federal Serasa Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) Empresa Certisign

Autorizadas de Registro no Brasil Banco do Brasil Itautec Philco

Exemplos de Empresas Banco do Brasil Assumiu condição de Autoridade Registradora. Utiliza a certificação digital em contratos de câmbio Oferece o cadastro de assinatura digital para seus clientes.

Vantagens a) redução de custo com mão-de-obra, arquivamento e transporte de contratos; b) redução do risco de extravio de contratos; c) mais agilidade na comunicação com o Banco.

Exemplos de Empresas Petrobras - Implantou 140 mil certificados para garantir que seus funcionários e fornecedores tenham mais segurança e rapidez no acesso aos dados corporativos Foi credenciada pelo ICP-Brasil para operar como Autoridade Certificadora. Por manter um dos maiores sistemas de GED do mundo, exige que seus funcionários e parceiros a tais documentos com sua assinatura digital.

Caso: Exército Americano e IBM Reengenharia completa de seus processos de negócios baseados em formulários com uma solução de gerenciamento de formulários integrada utilizando o IBM Workplace Forms juntamente com middleware e hardware da IBM e software da Silanis Technology.

Caso: Exército Americano e IBM Muitos dos formulários foram convertidos em um processo de e-forms que permite assinatura digital, assim como transmissão e aprovação de formulários pela Internet.

Benefícios O novo programa de formulários economizou US$ 1,3 bilhões anualmente somente nos custos de processamento administrativo, em função da automatização do sistema. Melhora projetada da eficiência do Exército no campo, assim como exposição reduzida do transporte de formulários de papel ao fogo inimigo. Projeta-se que os usuários do sistema economizem um terço de seu tempo para preencher formulários quando o sistema é completamente automatizado.

Conclusão O uso de Assinaturas de Certificados Digitais é muito importante, na medida que a internet evolui e que as informações estão crescendo numa velocidade absurda. Em resumo, seu propósito é garantir o sigilo, integridade e autenticidade dos documentos eletrônicos e documentos envolvidos em transações eletrônicas via INTERNET.

Referências ALECRIM, Emerson. Assinatura digital e Certificação digital. Infowester. [S.L.], set. 2005. Disponível em: < http://www.infowester.com/assincertdigital.php >. Acesso em: 26 abr. 2007. ASSINATURA digital. [S.L.], [ 200-]. Disponível em: < http://www.stbrasil.com.br/principal.asp?pag=materia&mat=assi_dig >. Acesso em: 26 abr. 2007.   BRASIL, Ângela Bittencourt. Assinatura Digital não é assinatura formal. Rio de Janeiro, [ 200-]. Disponível em: < http://www.e-commerce.org.br/Artigos/assinatura_digital.htm >. Acesso em: 17 abr. 2007. CERTIFICADO digital. [S.L.], [ 200-]. Disponível em: < http://sis.funasa.gov.br/infcertificado/assinaturadigital.htm >.  Acesso em: 02 mai. 2007. CERTISIGN. Petrobras implanta 140 mil certificados digitais. [S.l.], 2006. Disponível em: < http://www.certisign.com.br/certinews/banco_noticias/2006/08/petrobras-implanta-140-mil-certificados-digitais>. Acesso em: 28 abr. 2007.

E-SEC TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DE DADOS E-SEC TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DE DADOS. Princípios de assinatura digital. Brasília: E-SEC, 2001. Disponível em: http://www.digitrust.com.br/AssinaturaDigital.doc. Acesso em: 29 abr. 2007. SERPRO. Rede bancária começa a oferecer assinatura digital. Brasília, 2004. Disponível em: < http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20040603_07>. Acesso em: 29 abr. 2007. THAWTE: it’s a trust thing. Personal email certificate. California, 2007. Disponível em: <www.thawte.com>. Acesso em: 10 maio 2007. YOUD, David. What is a digital signature?. [S.L.], 1996. Disponível em: < http://www.youdzone.com/signature.html >. Acesso em: 02 mai. 2007.   1º SEMINÁRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO JURÍDICA EM ESPAÇOS DIGITAIS, 2007, Brasília. Certificados Digitais. Brasília: Instituto Nacional de Tecnologoa da Informação, 2007. Disponível em: < http://www.stf.gov.br/sijed/palestras/23.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2007.