ESTUDO DO MOVIMENTO O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física.
Advertisements

1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio
Mecânica Clássica Caps. 2 e 3: Vetores e Movimento Retilíneo
CINEMÁTICA VETORIAL Análise vetorial,ou seja, completa(direção, sentido e módulo) das grandezas: Deslocamento Velocidade Aceleração.
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Cinemática Principais Fórmulas Movimento Uniforme (MU)
OS MOVIMENTOS.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Gráficos.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Movimento Uniformemente Variado Prof. Paulo Costa
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
1.O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel durante 15 s de movimento. Com base no gráfico é correto afirmar que: a) o móvel está.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimentos.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Tipos de movimentos Gráficos
Cinematica Prof° Ale Esta é uma parte da física clássica, onde caracterizamos e classificamos um possível estado de movimento ou repouso de um objeto observado,
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
MOVIMENTOS E LANÇAMENTOS
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
2.1. Tipos de Movimentos M4 M18.
1.4 Velocidade e movimentos
uniformemente variado
1.5 Aceleração média. 1.5 Aceleração média Observa com atenção o movimento do automóvel. 0 m/s 6 m/s 10 m/s 12 m/s Escala 6 m/s v v v tempo 0 s tempo.
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Um automobilista, após ter tido um acidente ao atravessar uma povoação, disse ao juiz que estava inocente pois a sua velocidade média foi de 50 km/h,
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
GRANDEZAS CINEMÁTICAS Professor: Célio Normando.
Movimento Características Uniforme Rectilíneo Uniformemente Variado.
Professora: Paula Melo Silva
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Trajectória (Elaborado por Prof. Jorge Barata) -É a linha definida pelas sucessivas posições ocupadas por uma partícula no decorrer do tempo, num determinado.
FÍSICA SUMÁRIO: Relação entre a variação da energia mecânica e o trabalho realizado por forças não conservativas. Resolução de exercícios e problemas.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Ciências Biologia Química Física. Biologia Química.
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Grandezas Vetoriais e as Leis de Newton Imagine um carro à 80 km/h? Quais as cenas que vieram à sua cabeça?
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Força e Movimento O que é o movimento? Escola Secundária de Alcácer do sal.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
CINEMÁTICA John Física Disciplina Professor. Movimento.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
FÍSICA Profº JAISON. FÍSICA Profº JAISON MRUV.
Uma bicicleta movimenta-se sobre uma trajetória retilínea segundo a função horária s = 10+2t (no SI). Pede-se: a) sua posição inicial; b) sua velocidade.
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
ACELERAÇAO E OMOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DO MOVIMENTO

O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. O movimento é retilíneo uniforme quando o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante Cinemática - Parte da física que estuda o movimento;

Movimento retilíneo uniforme: progressivo e retrógrado: Movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa. movimento progressivo: v > 0 movimento retrógrado: v < 0

MOVIMENTO COM VELOCIDADE ESCALAR VARIÁVEL MOVIMENTO UNIFORME: que possuem velocidade escalar constante; MOVIMENTO VARIADOS: cuja velocidade escalar varia com o tempo. MOVIMENTO UNIFORME: que possuem velocidade escalar constante; MOVIMENTO VARIADOS: cuja velocidade escalar varia com o tempo. Particularmente o MUV é um movimento particular de velocidade escalar variável e sua aceleração escalar é constante com o tempo.

MOVIMENTO ACELERAÇÃO E RETARDADO Movimento Acelerado Movimento Acelerado: ocorre com o aumento da velocidade; Movimento Retardado: ocorre com a diminuição da velocidade 0 m/s 10 m/s 20 m/s 50 m/s 120 m/s 80 m/s 40m/s 10 m/s

 Quando um móvel variou sua velocidade (  V) por um intervalo de tempo (  t), dizemos que este sofreu uma: A aceleração também é uma grandeza física mista, podendo ser instantânea (a) ou média (Am)(feita por média ponderada). -Por motivos da atual grade curricular do novo ensino médio, apenas trabalhamos com movimentos uniformes variados, logo o modulo da aceleração instantânea e média, são “sempre” idênticos. a = Am =  V  t Para uma mesma desaceleração, um veiculo leva espaços maiores para parar quando a velocidade é maior.

Exemplo: Qual a aceleração média de um movimento uniforme variado, de acordo com a tabela de valores abaixo: m/s s0246 A m =  V :  t = (12 – 24):( 6 – 0)= -12 : 6= -2(m/s 2 ) Obs: Para normas internacionais de sistemas métricos, exige-se o uso de m/s para velocidade e m/s 2 para aceleração

Movimento Retilíneo é o movimento cuja direção é uma linha reta. Ex. Bola de boliche, a queda de um corpo a partir do repouso, etc.

Movimento Curvilíneo é o movimento cuja direção muda a cada instante. Ex. Roda gigante, carrossel, ponteiro de um relógio, movimento de translação da Terra, etc. CircularElíptico