  Liberalismo puro, defendido pelos economistas clássicos relegava ao Estado apenas o desempenho de suas funções.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Advertisements

Administração Financeira
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Mario RodarteFinanças Públicas 4. Financiamento dos gastos públicos.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Apostila 2 – Economia II Prof. Ms. Nilson Aguilar Slide 1 MOEDA Monetização e Desmonetização: - É a quantidade de moeda disponível na economia (Não confundir.
Entre Guerras Crise de 1929 NazismoFascismo.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA AULA 01 Economia vem do grego = oikos (casa) + nomos (norma, lei) = administração da casa, ou pode ser generalizada como ADMINISTRAÇÃO.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Aula Teórica nº 19 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9.3. Taxa de juro e procura agregada 9.4. Crescimento monetário.
NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA por Ana Paula Paes de Paula.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
A Adesão ao FMI e as “Décadas Perdidas”  Fernanda Pacheco de Souza  Greice Petri Machado.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Para entender o que é política pública Produção cultural
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Capitalista Socialista Misto
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Desempenho Exportador e Políticas Públicas Rio de Janeiro.
A ECONOMIA BRASILEIRA DE 1930 A 1945 : CRISE, MODERNIZAÇÃO E CRESCIMENTO INDUSTRIAL : PRINCIPAIS ASPECTOS DA POLÍTICA ECONOMICA PERIODOS:  GOVERNO PROVISÓRIODE.
O HIATO DO PRODUTO E A REGRA DE TAYLOR TEORIA, APLICAÇÕES E COMENTÁRIOS.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária FEA-PUC-SP OPERAÇÕES DE OPEN MARKET São Paulo,
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
1 TEORIA MICROECONÔMICA Professor MSc. Ricardo de Almeida Breves.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
CH. 60h Prof. ORIGENES A. MARTINS JUNIOR. O aluno irá participar de debates sobre a ciência econômica, desde a sua definição como ciência social, passando.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL YOSHIAKI NAKANO DIRETOR DA ESCOLA DE ECONOMIA DE SAO PAULO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Os Desafios da Inserção Internacional Brasileira no.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Causas e efeitos mundiais A CRISE ECONÔMICA DE 1929.
O setor externo Aula 11.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Instrumentos Econômicos e Política Ambiental Ronaldo Seroa da Motta Coordenador de Estudos de Regulação do IPEA
O Plano Cruzado Amaury Gremaud Economia Brasileira Contemporânea
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
AULA 2 REGULAÇÃO AMBIENTAL: TÉCNICAS OU INSTRUMENTOS.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Teoria das Finanças Públicas
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
Investimento – Modelo Acelerador Investimento mede a variação no estoque de capital ocorrida em determinado ponto do tempo. Def. A formação bruta de capital.
POLÍTICA CAMBIAL.  Mercado cambial são os mercados nos quais se compram e vendem as moedas dos diferentes países. A TROCA DA MOEDA NACIONAL PELAS MOEDAS.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
Transcrição da apresentação:

  Liberalismo puro, defendido pelos economistas clássicos relegava ao Estado apenas o desempenho de suas funções

  Críticas ao liberalismo com a Grande Depressão dos anos 1930  Falência de inúmeras empresas e desemprego  Aceitação do Estado na economia

  Crescimento espetacular da economia americana nas duas décadas do século XX

  Queda na Bolsa de New York 24/10/1929  Fonte:

  O keynesianismo é uma teoria econômica do começo do século XX, baseada nas ideias do economista inglês John Maynard Keynes, que defendia a ação do estado na economia com o objetivo atingir o pleno emprego. Economia Keynesiana

  Defesa da intervenção estatal na economia.  Defesa de ações políticas voltadas para o protecionismo econômico.  Contra o liberalismo econômico.  O Estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica. Principais características do Keynesianismo

  Defesa de medidas econômicas estatais que visem à garantia do pleno emprego.  A intervenção do Estado deve ser feita através do cumprimento de uma política fiscal para que não haja crescimento e descontrole da inflação.

  O keynesianismo foi usado na História, principalmente durante as crises que ocorreram no século XX.  Os países europeus, cujas economias estavam estraçalhadas no final da Segunda Guerra Mundial, também recorreram aos fundamentos do keynesianismo para tirar suas economias da crise. Principais momentos em que foi usado

  A doutrina econômica keynesiana enfraqueceu muito nas últimas décadas em função do avanço do neoliberalismo. O processo de globalização econômica mundial impôs, de certa forma, aos países a adoção de medidas voltadas para a abertura da economia e pouca interferência estatal. A maioria dos países do mundo segue o neoliberalismo, com suas especificidades, como forma de se manterem ativos neste mundo voltado para a globalização e para a economia de livre mercado. O keynesianismo na atualidade

  Com a crise dos anos de 1930 os economistas liberais passaram a se dividir em neoclássicos conservadores e neoclássicos liberais onde os liberais começaram a aceitar a participação do estado na vida econômica, para eles a concorrência não existe em sua forma pura e a liberdade sem restrição causa muita instabilidade e argumentam que o governo pode reduzir essa instabilidade mediante politicas monetárias e fiscais apropriadas Segunda síntese neoclassica

  Pigou (Aluno e sucessor de Alfred marshall (um dos mais influentes economistas do seu tempo onde procurou reunir num todo coerente as teorias de oferta e demanda)desafiou doutrinas econômicas vigentes e a tradição neoclássica em relação a substituição da ação industrial privada pelo estado, desenvolveu:  o conceito da taxa de Pigou q era uma medida do estado para influenciar o comportamento de agentes econômicos no mercado com o objetivo de corrigir externalidades negativas

  formulou também:  o efeito de pigou que explica o aumento da demanda para bens de consumo num período de deflação)  Segundo a linha de Pigou que reconhecem a existência de externalidades e recomendam a ação do governo, no caso de bens públicos( segurança,estradas,escolas,saúde publica)o governo deve participar da sua produção mediante a contratos de concessão de serviço publico dizendo assim que apenas a ajuda da “mão invisível” não seria suficiente para equilibrar a economia admitindo a ação complementar do estado

  O principal economista da corrente neoclássica liberal é o norte-americano Paul Samuelson onde 15 ideias passaram a dominar o mundo acadêmico depois da segunda guerra mundial, onde possui uma visão humanista econômica parecida com a de Stuart mil Autor que realizou em suas obras uma grande síntese do pensamento clássico, como mil e juntamente com o inglês John Hicks autor de valor e capital, Samuelson elaborou a segunda sintese neoclássica com a qual procurou integrar o pensamento Keynesiano dentro dos postulado neoclássicos

  Segundo essa síntese, havendo pleno emprego utilizam-se integralmente as proposições teóricas neoclássicas desde que o mercado funcione segundo os postulados neoclássicos para alocar recursos e distribuir a renda entretanto isso só é possível com o governo adotando politicas fiscais e monetárias regulando oligopólios e atuando na produção de bens públicos e em caso de desemprego a recomendação é a adoção das politicas keynesianas ou seja o aumento dos gatos públicos incentivo as exportações aos investimentos e ao consumo privado interno mediante redução das taxas de juro e expansão da oferta de crédito

  Provocada pela corrente neoclássica conservadora  Milton Friedman (1912)  Defende uma abordagem empírica para a Economia  exclusão de qualquer julgamento normativo, ou juízos de valor; enquanto os economistas da Escola Austríaca postulam uma abordagem racional Contra-revolução keynesiana

  Estes economistas da corrente conservadora não concordam com as objeções dos neoclássicos liberais em relação ao mau funcionamento da economia. A Grande Depressão resultou de falhas do Governo e não de falhas do mercado- ou seja, políticas econômicas erradas desviaram ainda mais a economia de sua trajetória de crescimento equilibrado, gerando falência de empresas e alto desemprego.

  Da mesma forma, consideram que a existência de grandes empresas não acarreta influências significativas sobre a fixação de preços no mercado e que, se isso existir, é porque os Governos criam facilidades para elas. Eles ignoram a questão das externalidades (vantagens ou desvantagens para as empresas vindas de fora delas mesmas), porque implicaria maior intervenção do Governo na economia.

  A crítica de Friedman aos neoclássicos liberais e keynesianos, em geral, relaciona-se com as estratégias e teorias relativas à demanda agregada.  A teoria keynesiana focaliza as determinantes da demanda agregada e atribui um papel menor à política monetária - Para Friedman e outros economistas da Escola de Chicago, políticas fiscais que levam ao aumento dos gastos públicos causam mais inflação do que efeitos positivos sobre a demanda agregada.  Os empréstimos efetuados pelo Governo para financiar seus gastos substituem a demanda privada, sem efeito real sobre o produto total, provocando maior inflação.

  Conclui Friedman que a política monetária não provoca efeitos reais sobre a produção e o emprego, apenas gera mais inflação.

 A CORRENTE ESTRUTURALISTA

  Os estruturalistas têm mantido uma posição crítica ao pensamento dos economistas neoclássicos conservadores e liberais.  Os estruturalistas entendiam que o desenvolvimento dos países latino-americanos tem sido bloqueado por causas estruturais, como estrutura agrária inadequada e improdutiva, baseada simultaneamente no latifúndio.

  No caso dos pequenos agricultores, a escassez de terras não lhes permite, da mesma forma, obter ganhos de produtividade. A produção obtida nem sempre é suficiente para o próprio consumo familiar.  Como resultado, há uma oferta insuficiente de alimentos e de matérias-primas para o abastecimento do mercado interno e para a exportação.

  A solução apontada pelos estruturalistas é a reforma agrária, atacando simultaneamente os latifúndios, de sorte a aumentar o tamanho médio das propriedades, para que a terra se torne mais produtiva. Desse modo, com a elevação do rendimento agrícola, haveria estímulo para que os agricultores investissem na modernização tecnológica da atividade agrícola, elevando ainda mais a produtividade da terra e do trabalho na agricultura.

  Os estruturalistas alegam que a inflação teria origem no interior das empresas, que repassam os custos para os preços de seus produtos, e não por emissões de moeda feitas compulsivamente pelo Banco Central.  Outras correntes do pensamento econômico tem se destacado, com relação a inflação, como: inflação de custos, inflação de demanda, pressões de custos (aumento de salários), maior volume de dinheiro em circulação, facilidade de crédito (juros)