SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Advertisements

Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
CURSO TÉCNICO EM HEMOTERAPIA CURSO TÉCNICO EM CITOPATOLOGIA
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Programa Especial de Formação Pedagógica de
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Curso Técnico em Meio Ambiente
Objetivos do núcleo multidisciplinar do CEFAI
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Coordenação: Prof. Dra. Kelly Faria Simões Psicóloga(CRP: ),
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Portfólio de Estágio Supervisionado
Universidade Federal do Amapá
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
OBJETIVOS Objetivo Geral
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
EJUNIFEV: TEM OS MELHORES TALENTOS PARA O FUTURO DE SUA EMPRESA
ESTÁGIO NO BRASIL UM NOVO CENÁRIO
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Universidade Federal de Uberlândia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Reconhecimento do curso de Psicologia
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
ESTÁGIOS.
Prática como Componente Curricular
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
Universidade Federal de Itajubá
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INLUSIVA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O PROGRAMA Objetivo Desenvolver e capacitar estudantes de cursos profissionalizantes e de graduação para a realidade do mercado de trabalho, com o apoio.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA ESTÁGIO PSICOLOGIA

OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno a integração e articulação do conhecimento científico da Psicologia com a prática do Psicólogo no Cedeba, identificando as especificidades da Psicologia e da Psicoterapia nesta Instituição de Saúde.

Critérios de Admissão Seleção de Estágio Será admitido em atividade de estágio curricular ou extra curricular estudante de graduação do curso de Psicologia, de universidade pública ou privada que possua convênio firmado com a SESAB, matriculados a partir do 8º período. Seleção de Estágio A seleção ocorrerá com parceria da Escola de Saúde Pública e deverá constar prova elaborada pelo Serviço de Psicologia e posterior entrevista realizada por um técnico do Serviço. Nº de vagas: 5

Atividades de Estágio O Serviço de Psicologia considerando a capacitação e interesse do estagiário bem como os interesses e disponibilidade do Serviço, indicará o estagiário para as atividades abaixo relacionadas, mediante supervisão. Entrevistas de Triagem; Psicoterapia Individual (apenas estudantes de 9º e 10º períodos); Observação e co-facilitação de Grupo Terapêutico de Apoio ao tratamento de Obesidade; Observação e co-facilitação de Grupo Terapêutico de Apoio ao tratamento de Diabetes;

Atividades de Estágio Observação de Grupo Educativo em Ambulatório Multiprofissional de Ajuste Glicêmico; Acompanhamento da atividade de Sala de Espera com crianças e adolescentes com diabetes e familiares no Ambulatório de Infanto juvenil; Aplicação de Testes Psicológicos em Avaliações para Cirurgia Bariátrica; Participação em sessões clínicas do Serviço de Psicologia e do Cedeba;

Atividades de Estágio Realização de pesquisa bibliográfica virtual, com o apoio da bibliotecária do CEDEBA, para fins de estudo ou elaboração de artigo; Apoio em Seminários e outras atividades promovidas pelo serviço de Psicologia.

Atividades de Estágio A carga horária de estágio será de 20h semanais, podendo ser assim distribuídas: Atendimentos individuais e registros: 8h Acompanhamento de Grupo de Apoio ou Sala de Espera: 2h (máximo de 2 grupos por estagiário)‏ Atividades Científicas e administrativas: 6h Supervisão de Estágio: -2h para os atendimentos individuais (em grupo)‏ -2h para atendimentos em grupo (avaliação das sessões e preparação das subsequentes)‏

Programa Teórico Aspectos relevantes das políticas de saúde: Princípios e Diretrizes do SUS; Especificidades da Clínica na Instituição de Saúde; Aspectos éticos da relação com o paciente, a equipe multiprofissional e a Instituição; Aspectos psíquicos do processo de adoecimento; Aspectos conceituais e técnicos da adesão ao tratamento; As manifestações psicossomáticas; A formação do vínculo terapêutico; As diversas modalidades da abordagem ao familiar;

Programa Teórico Modalidades de atendimento em grupo – aspectos técnicos e teóricos; Obesidade - Aspectos clínicos, abordagem multiprofissional e tratamento psicológico; Diabetes Mellitus – Aspectos clínicos e abordagem multiprofissional.

Avaliação do Estágio Ao longo de todo o estágio os estudantes serão avaliados nos seguintes aspectos: a) valores éticos: postura frente aos pacientes, ao grupo de estagiários e aos técnicos da Instituição. b) valores técnicos: formação de uma escuta e um pensamento clínico; domínio conceitual;aquisição de habilidades de manejo técnico c) aspectos gerais:assiduidade; participação nas supervisões; participação nas discussões técnicas e teóricas do Serviço de Psicologia produção de relatório final de estágio

Supervisão de Estágio No Estágio Curricular, a Supervisão dos atendimentos individuais em psicoterapia (9º e 10º períodos) serão realizadas por professor orientador da Instituição de Ensino, enquanto que os atendimentos individuais nas modalidades de Entrevista ou Triagem serão supervisionados por preceptor do Serviço de Psicologia, bem como as atividades de Grupo, que deverão ser supervisionadas pelo Técnico responsável pela condução do grupo. No estágio Extra curricular, a Supervisão dos atendimentos, em todas as modalidades, ficará sob a responsabilidade dos preceptores do Serviço de Psicologia.

Supervisão de Estágio Preceptores do Serviço de Psicologia Todos os profissionais do Serviço estarão envolvidos nas atividades de supervisão de estágio que serão distribuídas a partir da atividade que o profissional exerce na Instituição, da sua capacitação e áreas de interesse. Fazem parte do Serviço os seguintes profissionais: Aline Fonseca Gueudeville Penna Letícia Maria Texeira Rocha (coordenadora)‏ Cláudia Guarisco Costa Kécia Lílian de Sá Barreto Lima Marília da Silva Miranda Rosário Von Flach Viviane Ferreira de Souza

Obrigada!