Natureza da Pesquisa em Ensino de Física. Pesquisa em Ensino de Física xPesquisa em Física Características das pesquisas na Área de Ensino de Física.

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Natureza da Pesquisa em Ensino de Física

Pesquisa em Ensino de Física xPesquisa em Física Características das pesquisas na Área de Ensino de Física

Primeiro problema: o que se pesquisa? Segundo problema: como se pesquisa? Terceiro problema: para quê se pesquisa?

Produtos de pesquisa Física Introdução (questão e resultados anteriores) Suporte teórico (princípios básicos) Materiais e métodos Dados, análise e Resultados Discussão e Conclusões Ensino de Física Natureza da pesquisa

Produtos de pesquisa Física Introdução (questão e resultados anteriores) Delimitações e referências teóricas Definição abordagem e procedimentos Dados, análise e Resultados Discussão e Conclusões Introdução (questão e resultados anteriores) Suporte teórico (princípios básicos) Materiais e métodos Dados, análise e Resultados Discussão e Conclusões Ensino de Física

Características das pesquisas experimentais Física ??? Natureza dos objetos Natureza das variáveis Reprodutibilidade Precisão Natureza da previsão Validade Natureza dos resultados Ensino de Física

Características das pesquisas experimentais Física Natureza dos resultados Natureza dos objetos Natureza das variáveis Reprodutibilidade Precisão Natureza da previsão Validade Natureza dos resultados Ensino de Física

Características das pesquisas experimentais em Física Natureza dos objetos Identificação e controle de variáveis (análise de variáveis independentes) Reprodutibilidade dos métodos Precisão e erro. Validade quase universal Natureza da previsão, potencial de generalização Natureza dos resultados

Características das pesquisas em Ensino de Física Natureza dos objetos: variedade maior (ainda que a questão dos níveis de organização seja equivalente) Variáveis múltiplas, interdependentes, não sempre passíveis de serem identificadas a priori. Impossível a demarcação de uma variável isolada das demais Reprodutibilidade dos procedimentos propostos, mas não dos encaminhamentos, o que compromete a reprodutibilidade da experiência Análises qualitativas e quantitativas com pouca precisão: a questão do erro não se coloca Conclusões locais, sem potencial de generalização imediata Resultados provisórios e limitados

Características das pesquisas teóricas Física Natureza dos objetos Natureza das referências teóricas Procedimentos de desenvolvimento Validade dos resultados Natureza dos resultados Ensino de Física ???

Vale a pena pesquisar? O que garante ou valida os resultados de pesquisas qualitativas? Para quem se pesquisa? A quem interessam os resultados da pesquisa? Sem generalizações, de que valem resultados apenas locais? Por que se insiste em fazer pesquisas em ensino?