Ferramentas da Confiabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gestão da manutenção industrial
Advertisements

CAUSAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO
Engenharia de Software
Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
11. Gerenciamento de riscos do projeto
ANÁLISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS (AMFE)
ANÁLISE DE ÁRVORE DE FALHAS – AAF
FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RISCO
CONCEITOS INICIAIS DE CONFIABILIDADE
ÁRVORE DE FALHAS (Fault Tree Analysis – FTA)
Manutenção Produtiva Total - TPM -
A Melhor Solução em Confiabilidade
Professor Carlos Henrique Mariano Projeto Integrador II
(Reliability) UFRGS-GUARITA-FINEP Desenvolvido por: Pablo Diego Didoné
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Aulas 13 Mantenabilidade ou Manutenabilidade
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
FMEA – Failure Mode and Effect Analysis
5 –Confiabilidade e Mantenabilidade
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS
FMEA 3ª Edição Análise do Modo e Efeito de Falha Potencial ou
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Evento Sentinela e “ Root Cause Analysis”
11 - Gerenciamento de Riscos
MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO
MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE MCC
Planejamento de estratégias:
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Treinamentos Técnicos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia
Avaliação das Práticas da Manutenção
Manutenção Centrada na Confiabilidade
Manutenção Centrada na Confiabilidade
Gerenciamento de Riscos Ambientais Aula 3
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia 5´S Base para a Manutenção Produtiva.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Árvore de Falhas.
Alexandre Brito; Pedro Neiva; Rafael Pereira
Qualidade de software Fabiano Gonçalves dos Santos Aula 10.
Manutenção Baseada na Confiabilidade (MBC).
GERENCIAMENTO DE RISCO
Estruturado e Pró-ativo
FMEA (Failure Mode and Effects Analysis)
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia GAV Gestão de Ativos Orientada.
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia Nivelamento de Conceitos de Manutenção.
Manutenção “Enxuta” (Lean Maintenance).
CONFIABILIDADE.
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia Planejamento e Programação “O grande.
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
TÓPICOS DE ENGENHARIA DE QUALIDADE
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
6 - ANÁLISE SISTÊMICA DE FALHAS.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PERÍCIA, AUDITORIA E GESTÃO AMBIENTAL.
Aula 4.
FMEA Prof. Jocélio VALENTE
7 NOVAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
4.4 Implementação e Operação
METODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 6ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção.
Análise da Árvore de Eventos
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção 23 de Março de 2016 Clariant.
GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
GRUPO DE BENCHMARKING – MELHORES PRÁTICAS NA MANUTENÇÃO 7ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção.
7ª Reunião do Grupo de Benchmarking na Manutenção – Clariant – Suzano – JWB Engenharia - Julho Grupo de Benchmarking na Manutenção Melhores Práticas.
Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade
A Aplicação da Metodologia Confiabilidade
Transcrição da apresentação:

Ferramentas da Confiabilidade RCFA Análise da Causa Raiz WEIBULL Análise Estatística de Falhas FMEA Análise de Modos e Efeito das Falhas FERRAMENTAS DA CONFIABILIDADE RBD Diagrama de Blocos de Confiabilidade FMECA Análise de Modos de Falhas,Efeitos e Criticidade MCC Manutenção Centrada na Confiabilidade FTA Análise de Árvore de Falhas

FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) Ferramentas da Confiabilidade FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) A análise dos modos e efeitos das falhas é uma técnica qualitativa, indutiva, estruturada e lógica para identificar e/ou antecipar a(s) causa(s) e efeitos de cada modo de falha de um sistema, como segue: Determinar os componentes/fases do processo Análise da função Análise dos modos de falhas e efeitos Priorização das falhas Plano de ação (5W2H) Documentação do trabalho (datas, arquivos, nomes, etc.)

FMECA (Failure Mode, Effects and Criticality Analysis) Ferramentas da Confiabilidade FMECA (Failure Mode, Effects and Criticality Analysis) A análise da criticidade de efeitos e modos de falhas é uma técnica qualitativa ou quantitativa para identificar os modos de falha de componentes, e os impactos sobre os componentes vizinhos e no sistema. Determinar os componentes/fases do processo Análise da função Análise dos modos de falhas e efeitos Análise da probabilidade de ocorrência do modo de falha com base no histórico de ocorrência da mesma (criticidade) Priorização das falhas Plano de ação (5W2H) Documentação do trabalho (datas, arquivos, nomes, etc.)

FTA (Fault Tree Analysis) Ferramentas da Confiabilidade FTA (Fault Tree Analysis) A análise de árvore de falha é uma ferramenta de análise de confiabilidade em que a técnica de análise de falhas pode ser do tipo qualitativa ou quantitativa. Na análise qualitativa, o objetivo reside na determinação das causas básicas que levaram um equipamento qualquer a falhar. Para a análise quantitativa, o objetivo é determinar a probabilidade de ocorrência de falhas para o evento estudado.

MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade) Ferramentas da Confiabilidade MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade) A técnica da manutenção centrada em confiabilidade é baseada em 7 perguntas realizadas a cada item estudado, como segue: Quais são as funções e padrões de desempenho de um ativo no seu contexto presente de operação? De que forma o ativo falha no cumprimento das suas funções? O que causa a falha funcional? O que acontece quando ocorre cada falha? De que forma cada falha importa? O que pode ser feito para predizer ou prevenir cada falha? O que deve ser feito se não for encontrada uma tarefa pró-ativa apropriada? Lembrando que uma análise MCC é essencialmente utilizada para a revisão, atualização e criação de planos de manutenção

RBD (Reliability Block Diagram) Ferramentas da Confiabilidade RBD (Reliability Block Diagram) Uma análise de diagrama de blocos de confiabilidade tem como objetivo determinar a confiabilidade, disponibilidade e o comportamento de falha de um sistema, ativo e componente ao longo do tempo; propiciar a otimização de preventivas (periodicidade e custo) e definir dentro de um sistema, qual é o ativo e componente mais crítico para a confiabilidade e disponibilidade (realiza uma análise quantitativa). Sem um histórico confiável dos eventos de manutenção, não há como realizar uma análise RBD

Ferramentas da Confiabilidade Weibull (Estatística) É uma análise estatística de falha que tem como objetivo determinar a confiabilidade e o comportamento da falha de um ativo ao longo do tempo (realiza uma análise quantitativa). Utiliza como base de dados para a análise os tempos entre as falhas e os tempos de reparo. Sem um histórico confiável dos eventos de manutenção, não há como realizar uma análise Weibull

RCFA (Root Cause Failure Analysis) Ferramentas da Confiabilidade RCFA (Root Cause Failure Analysis) A análise da causa raiz da falha tem como objetivo identificar as Causas Raiz da Falha para tomar ações pró-ativas no sentido de eliminá-las. Entre as ferramentas apropriadas para o desenvolvimento da técnica da causa raiz estão: Brainstorming Diagrama de causa e efeito (6M)

“A visão da empresa deve estar centrada em como Prevenir a Manutenção, Conceito central da “Confiabilidade” “A visão da empresa deve estar centrada em como Prevenir a Manutenção, e não somente como realizar a Manutenção de uma forma eficaz“ 9

“Quase todos sabem começar, o difícil é chegar até o fim“ (Bernard Shaw) (Dramaturgo Irlandês) (1856 – 1950) Wagner Braidotti JWB Engenharia e Consultoria (11) 8411-4444 / 8429-9333 wagner@jwb.com.br 10