Poesia visual pretende ser um tipo de poesia em que, abolindo-se certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Advertisements

Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Conhecer o PowerPoint Aprender com a Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
POEMA Gênero discursivo. POEMA  O vídeo a seguir trata-se de uma adaptação para o audiovisual dos poemas concretos "Cinco" (de José Lino Grunewald, 1964),
O quê? Quando? Quem? Como? Onde? Porquê?. Uma Reportagem (notícia) Novidade Enfoque: O que se sabe? O que não se sabe?
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Prof. Ricardo Lima Filosofia
COMO FAZER UM TRABALHO ESCRITO. 1.PLANEAMENTO 2.ESTRUTURA 3.FORMATAÇÃO 4.IMPRESSÃO 5.ENCARDERNAÇÃO.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Salmos: Poesias Inspiradas
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI,
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Fotos: Cleber Reis Fotografia REGRA DOS TERÇOS Fotografia.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Portugal ainda é caracterizado por uma fraca utilização dos meios informáticos como recursos da actividade de ensino aprendizagem. Quando utilizados, são-no,
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Título da apresentação aqui Por / Nomes dos Oradores aqui inseridos, Nome Simulado, Outro Nome Simulado Aqui, Outro Nome, Nome Simulado, Outro Nome, Outro.
Trabalhando com produção textual
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
FUNÇÕES. Matemáticos importantes no desenvolvimento do estudo das Funções  Galileu ( )  Kepler ( )  Euler ( )  Leibniz ( )
CONCEITO DE MULTIMÍDIA MULTIMÍDIA É A COMBINAÇÃO DE MÍDIAS COMO TEXTO, SOM, IMAGEM, ANIMAÇÕES, GRÁFICOS E VÍDEOS A FIM DE TRANSMITIR UMA IDÉIA OU MENSAGENS.
EXERCÍCIOS DE COESÃO.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
Conceito e representação gráfica
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Desenho Arquitetônico
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Introdução a atividade acadêmica
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
TEXTO LITERÁRIO E SUBJETIVIDADE Construção do perfil dos interlocutores.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Transcrição da apresentação:

Poesia visual pretende ser um tipo de poesia em que, abolindo-se certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura e outros, o texto, as imagens e os símbolos estão distribuídos de forma que o elemento visual pode assumir a principal função organizacional da obra, não dependendo da existência de símbolos de escrita para sua caracterização como poesia, embora não os excluindo.

Sendo uma definição ainda polêmica da chamada "arte poética", o poeta Ferreira Gullar afastou-se do grupo de artistas neoconcretos por considerar que o conceito de poesia não deve se afastar do conceito de linguagem verbal.

O poema visual caracteriza-se por valorizar a imagem como entidade universal. A palavra, no caso, é um complemento muito bem explorado e colocado, compondo um todo harmônico capaz de permitir ao expectador, uma infinidade de leituras, de acordo com o nível do seu conhecimento, experiência, cultura e escolaridade.

A poesia visual transmite uma mensagem não só através da linguagem verbal, mas também utilizando recursos diferentes, como a construção de imagens, para chamar a atenção do leitor. Através desse tipo de poesia, é possível ter variados pontos de vista sobre uma mesma obra.

As poesias visuais são compostas por elementos visuais ou gráficos organizados artisticamente, que conseguem transmitir algum tipo de mensagem, reflexão.

Ernesto Manuel de Melo e Castro é nome consagrado na poesia visual e experimental, actuante em Portugal e no Brasil onde já publicou uma série considerável de títulos tanto de poemas como de teoria e crítica literárias. Os poemas deste livros foram compostos entre 2003 e 2010, em Lisboa, Porto, Algarve e São Paulo. Edição primorosa, caprichosa, inventiva. Pioneiro no uso do computador nas suas composições poéticas, em infopoemas, E. M. de Melo e Castro ainda consegue surpreender com sua inventividade.

Ronaldo Azeredo é o único poeta concreto que não escreveu versos. Muito jovem alinhou-se ao Concretismo e criou algumas de suas peças mais emblemáticas. Por sua simplicidade de construção, estes poemas tornaram-se dos mais conhecidos e serviram até como uma espécie de modelo para a identificação dos procedimentos concertistas de modo geral: o poema como mera representação gráfica de uma ideia abstracta (“velocidade”) ou de um fenómeno natural, etc.