DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

Linguagem Corporal.
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
Letramento: um tema em três gêneros
Anderson Valadares Lívia Tofani Paula Guimarães Rafael Arruda.
Empreendedorismo AULA 2
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Dados / Informação
Fundamentação teórica e o Estado-da-Arte em Gestão do Conhecimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
Sociedade e Gestão do conhecimento:conceitos e aplicações
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Definições operacionais das variáveis do estudo
DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
Argumentação e Comunicação
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Organizações de Aprendizagem
empresas baseadas no conhecimento
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Lições Aprendidas.
Tema Gestão do Conhecimento:.
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)
Tema Gestão do Conhecimento:.
I - Capacitação para o Conhecimento e Aprendizado Organizacional. 16/9/2014Silvia Maria de Oliveira 1.
Métodos e Ferramentas para a Gestão do Conhecimento Professor Professor Edson Emílio Scalabrin telefone: 0xx
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
HERMENÊUTICA JURÍDICA
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
O papel e o valor da informação
GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATUALIDADE
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
Inovação Tecnológica Aula 1
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Gestão do Conhecimento e da Informação
Gestão do Conhecimento Fernando Pinho Cernach nº
Departamento de Biblioteconomia GERENCIA DE RECURSOS INFORMACIONAIS Prof.ª Ana Claudia Borges Campos Wenceslau 2013/1 – aula 1 – Conceituações elementares.
Dados, informação, e conhecimento
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
Cascading Style Sheets (css). Cascading Style Sheets  Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de.
Administração da informação - Introdução. Dados são a coleção de evidências relevantes sobre um fato observado. Um conjunto de dados constata um fato.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Escola Municipal João XXIII
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Gestão tecnológica de cadeias produtivas
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Gestão do Conhecimento
O NÓ DO AMOR.
Biografia Institucional
AUDITORIA E LEGISLAÇÃO FISCAL
Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
A importância da comunicação na enfermagem
Estratégico e Visionário
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Sistemas de Informação SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010 Aula 02.
Gestão de Pessoas no Setor Público
Gestão da Informação e do Conhecimento
O NÓ DO AFETO Em uma reunião de pais, numa escola da periferia, a diretora incentivava o apoio que os pais devem dar aos filhos. Pedia-lhes, também,
Gestão Estratégica do Conhecimento
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Transcrição da apresentação:

DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CONVERSÃO DO CONHECIMENTO SOCIALIZAÇÃO EXTERNALIZAÇÃOEXTERNALIZAÇÃO COMBINAÇÃOCOMBINAÇÃO INTERNALIZAÇÃOINTERNALIZAÇÃO

DADOS Conjunto de fatos distintos e objetivos relativos a eventos. São registros estruturados de transações que, por si só, têm pouca relevância e propósito. Os dados são matéria-prima do processo decisório mas não dizem o que fazer. Os dados são importantes porque são matéria- prima para a criação da informação.

INFORMAÇÃO São dados com valor agregado de diversas maneiras, ou seja, são dados com significado. São mensagens na forma de um documento ou uma comunicação visível ou audível. O significado da palavra “informar” é “dar forma”. Informação são dados dotados de relevância e propósito.

CONHECIMENTO É uma mistura de experiência, valores e informação. O conhecimento proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências. O conhecimento vem da informação do mesmo jeito que a informação vem de dados.

CONHECIMENTO EXPLÍCITO É aquele facilmente expressado e sistematizado em linguagem formal e é de fácil transmissão.

CONHECIMENTO TÁCITO É pessoal, está baseado na experiência e, por isso, é difícil de ser formulado, documentado e transmitido.

CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO Ocorre por meio da interação social entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Essa interação tem o nome de conversão do conhecimento.

CONVERSÃO DO CONHECIMENTO PODE ACONTECER DE QUATRO MODOS: => Socialização => Externalização => Combinação => Internalização

SOCIALIZAÇÃO Corresponde à conversão de conhecimento tácito em novos conhecimentos tácitos; ocorre principalmente por meio de compartilhamento de experiências.

EXTERNALIZAÇÃO Ocorre quando o conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

COMBINAÇÃO É o resultado da classificação, do acréscimo, da categorização e da combinação de conjuntos de conhecimentos explícitos entre si. Conhecimentos combinados e reconfigurados podem gerar novos conhecimentos.

INTERNALIZAÇÃO Corresponde à incorporação do conhecimento explícito pelo indivíduo, tornando-o tácito.