Realizado por: Mayuri Panchá, nº15 Escola Secundária D.Dinis Ano letivo 2014/15 Disciplina: Educação Física Curso Profissional de Técnico de Multimédia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
Transtornos Alimentares
Atividade Física e Qualidade de Vida
Aptidão Física.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
O Papel do Exercício no Controle de Peso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Os benefícios do exercício físico
OBESIDADE, RISCO CARDIOVASCULAR E EXERCÍCIO.
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Saúde e Exercício Físico
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA
A influência da tecnologia no sedentarismo
Atividade física.
DIABETES HIPERTENSÃO.
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Doenças Cardiovasculares
Visão do Educador Físico na Promoção de Saúde
Benefícios do Exercício
Nutrição do Trabalhador
Obesidade.
Trabalho realizado por : Maria Nº9 Miriam Nº12 9ºD
Benefício de dentro para fora
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Escola Secundária Ferreira Dias Agualva
Projecto "Educar para a Saúde"
Programa Educação para um peso saudável
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
João valente 9ºC Nº14.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças crônico-degenerativas
Doenças Cardiovasculares
Trabalho realizado por : Miriam Cunha Nº12 9ºD
Obesidade.
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
OBESIDADE.
O QUE É METABOLISMO? Toda e qualquer reação química no organismo que gaste energia para produzir ou modificar moléculas. O metabolismo energético, que.
Aptidão Física Educação Física II.
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
PROJETO SONHO MEU SAÚDE
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Prevenir as DOENÇAS CRÓNICAS UM INVESTIMENTO VITAL.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Atividade Física e Qualidade de Vida
C URSO DE A PRENDIZAGEM T ÉCNICO DE I NFORMÁTICA - S ISTEMAS MÓDULO 6670 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL E PESSOAL F ORMADORA : L URDES S EGURADO COMPONENTE –
Transcrição da apresentação:

Realizado por: Mayuri Panchá, nº15 Escola Secundária D.Dinis Ano letivo 2014/15 Disciplina: Educação Física Curso Profissional de Técnico de Multimédia Turma 12ºM

Neste trabalho irei falar de atividade física em contextos de saúde, ou seja, falarei dos seus benefícios na saúde pública. Falarei também de um dos problemas mais comuns, que é a obesidade.

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal, como por exemplo, desportos, trabalhar, transporte ativo, tarefas domésticas e atividades recreativas.

Físicos: Melhoria da aptidão cardíaca e pulmonar; Melhoria da força muscular; Melhoria da densidade óssea; Redução da gordura corporal; Redução das dores crónicas; Prevenção de doenças; Prevenção de AVCs; Prevenção de vários tipos de Câncer. Mais saúde em geral.

Psicológicos e Sociais: Diminuição do stress mental; Prevenção e alívio da depressão; Aumento da auto-estima; Redução de hábitos não saudáveis; Diminuição do isolamento social; Melhoria da qualidade do sono; Prevenção do ganho de peso; Redução da ansiedade; Melhoria do humor.

O que é? A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

O que causa: A principal causa da Obesidade são os sucessivos balanços energéticos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia despendida. Os factores que levam a este desequilíbrio podem ter origem genética, ambiental, metabólica e comportamental.

Factores de risco: Vida sedentária: muitas horas de televisão, jogos, etc; Zona de residência urbana: facilidade de acesso às lojas de fastfood, etc; Grau de informação dos pais: pouca informação dos pais; Factores genéticos: presença de genes que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de Obesidade; Gravidez e menopausa: podem contribuir para o aumento de armazenamento da gordura na mulher.

Tipos: Obesidade andróide, abdominal ou visceral – este tipo de obesidade dá-se quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. Obesidade ginóide – este tipo de obesidade dá-se quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região dos glúteos e coxas.

Diagnóstico de Obesidade A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) = peso (Kg) / Altura 2 (m) O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando excesso de peso ou obesidade.

Diagnóstico de Obesidade Classificação do IMC: Menor que 18,5 - Abaixo do peso Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal Entre 25 e 29,9 – Excesso de peso 30-34,9 - Obesidade de Grau 1 (Moderado) 35-39,9 - Obesidade de Grau 2 (Grave) >= 40 - Obesidade de Grau 3 (Muito Grave)

Consequências para a saúde: Problemas no aparelho cardiovascular: hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca, angina de peito; Complicações metabólicas: alterações de tolerância à glicose, diabetes tipo 2, gota; Problemas no sistema pulmonar: dispneia e fadiga, insuficiência respiratória, apneia de sono, embolismo pulmonar; Problemas no aparelho gastrintestinal: esteatose hepática, litíase vesicular, carcinoma do cólon; Problemas no aparelho genito-urinário e reprodutor: infertilidade, incontinência urinária, hiperplasia, carcinoma do endométrio, da mama e da próstata, hirsutismo; Outras alterações: osteartroses, insuficiência venosa crónica, risco anestésico, hérnias, propensão a quedas.

A Obesidade provoca alterações socio- económicas e psico-sociais: Discriminação educativa, laboral e social; Isolamento social; Depressão e perda de auto-estima.

Tratamento com atividade física: Caminhar todos os dias; Trocar o elevador pelas escadas; Encontrar uma atividade física que seja conveniente e adequada e que se encaixe ao seu estilo de vida; Ir a um spa, uma academia ou aulas de ginástica; Encontrar um amigo, colega de trabalho ou familiar para acompanhá-lo durante os exercícios; Fazer exercícios no mesmo horário todos os dias; Adoptar um estilo de vida saudável. Nota: Usar uma tabela que mostre quantas calorias são queimadas em diferentes atividades físicas para que possa ter uma ideia dos tipos de exercícios de que necessita mais.

Com a realização deste trabalho aprendi bastante sobre a atividade física em contextos de saúde, principalmente a obesidade. É relevante salientar que o papel de quem vigia ou coordena a atividade física do indivíduo, não se interesse apenas pela parte física, mas também pela parte psicossocial, de forma a que o indivíduo não seja posto à margem da sociedade pelas limitações que apresenta. Achei também que o mundo deve abrir os olhos a uma realidade que pode vir a presenciar dentro do seu próprio lar, mas, principalmente, que devem ajudar estes indivíduos a serem integrados de forma plena na nossa comunidade. Por fim, concluí que este trabalho foi bastante gratificante, pois pude aprofundar os meus conhecimentos acerca do tema abordado e levou-me a ter mais consciência da nossa saúde.

bio/trab2004/2ano/obesidade/atividade.htm bio/trab2004/2ano/obesidade/atividade.htm corporal.cfm corporal.cfm