K4 Riscos e proteção das populações CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil
Advertisements

Sismos.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Câmara Municipal de Felgueiras
S i s m o s.
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
Escola Básica 2.3 de São Gonçalo Plano de Prevenção e Emergência
CONHECER PARA PREVENIR
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
Programa Escola Segura Polícia de Segurança Pública 1ª Divisão.
Catástrofes Naturais.
Segurança na Escola.
Tremores em Montes Claros
SISMOS Saiba como actuar.
Sismos O que podes fazer Sismos O que podes fazer.
Durante um sismo pode ocorrer:
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
O que são sismos? Os sismos são movimentos bruscos da superfície terrestre resultantes da libertação súbita de energia numa zona de rutura na litosfera.
PREVENÇÃO DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS
Faz para ver o que já sabes
Prof. Erika Meirelles de Castro
Acidentes de trabalho com electricidade
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Guião de Procedimentos para Exercício de Evacuação total ou parcial (GPEE_ESVN) Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Escola Secundária José Loureiro Botas
O dia 13 de outubro, Dia Internacional das Catástrofes, costuma ser assinalado com a realização do exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA.
CHOQUES ELÉTRICOS. Não deixe que ninguém se aproxime da vítima, nem tente ajudá-la antes de a corrente elétrica ser desligada (a distância mínima a ser.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 C OMO AVALIAR A INFORMAÇÃO.
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
NR 10 Instalações e serviços em eletricidade
Análise Combinatória Princípio Fundamental da Contagem Profª Juliana Schivani
Seminário Custos da Habitação Autogestionária em São Paulo Tema – CUSTO E QUALIDADE.
6º GBM - Nova Friburgo - Setembro 2011
Procedimentos em caso de emergência Apresentação ao pessoal não docente da Escola sede, em
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Ciências Naturais – 8.º ano
QUESTIONÁRIO.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba S.P.D.A. – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Prof. Vilmair E. Wirmond 2011.
VIDA DO APÓSTOLO SÃO PAULO
Alojamento Local Trabalho elaborado por: Ana Luísa Ângela Alexandre
 Estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento mediante remuneração;  Podem ocupar parte de um edifício ou a totalidade de um ou.
Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE Workshop Internacional ISO/CASCO/DEVCO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE ALFREDO LOBO Diretor.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
2 O que andas a fazer na Internet? 3 Qual o 1.º passo quando ligas o Computador? Escrever a = 4.
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
Energia elétrica sem risco
K2 Registo e avaliação dos sismos CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - RELEVOASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - RELEVO 14/5/2009http://turmadofrancisco.ccems.pt 14/5/2009.
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação.
P2 Cidadãos e problemas ambientais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
POPULAÇÃO 2,5 Bilhões em ,2 Bilhões em 2002 (U.S. Census Bureau, 2004a) 74 Milhões de pessoas são adicionados aos números acima por ano 74 Milhões.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Programa do Décimo terceiro Sábado Divisão do Sul do Pacífico
N3 Impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Os dez mandamentos da segurança em energia elétrica Dicas de Segurança.
Ciências Naturais – 7.º ano
OS DEZ SISMOS MAIS MORTÍFEROS DE SEMPRE.
Transcrição da apresentação:

K4 Riscos e proteção das populações CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano Os sismos são fenómenos naturais que muitas vezes acarretam a perda de vidas humanas e de bens materiais em larga escala. 2/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano DataLocalMagnitude Ningxia-Kansu, China8, Sanriku, Japão8, Bilhar, Índia8, Ilhas Shumagin, Alasca8, Tonankai, Japão8, Ilha Quenn Charlotte, Canadá8, Tibete8, Ilha Andreanof, Alasca9, Gobi-Altai, Mongólia8, Chile9, Prince William Sound, Alasca9, Ilha Rat, Alasca8, Bolívia8, Peru8, Hokkaido, Japão8, Concepción, Chile8, Sendai, Japão8,9 Sismos de maior magnitude verificados nos últimos 100 anos 3/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano DataLocalMortos (*) 1290Chihli, China Shensi, China Shemakha, Azerbaijão Calcutá, Índia Lisboa, Portugal Messina, Itália Ningxia-Kansu, China Kwanto, Japão Tsinghai, China Yungay, Peru Tangshan, China Samatra, Indonésia Sichuan, China Porto Prince, Haiti Alguns dos sismos mais mortíferos da história (*) número aproximado 4/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano Muitas populações humanas vivem em zonas de grande risco sísmico. Grandes cidades foram construídas próximo dos limites de placas litosféricas. 5/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano A melhor arma das populações contra os efeitos dos sismos é a prevenção. 6/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano Antes de ocorrer um sismo Verifica onde se desliga a água, o gás e a eletricidade. Coloca os objetos mais pesados nas prateleiras mais baixas das estantes. Não deixes os objetos espalhados nos corredores. Cuidado com os vidros ! Não coloques a cama junto de janelas. Em casa tem sempre à mão um rádio e uma lanterna, com pilhas de reserva, e uma caixa de primeiros socorros. Diz aos teus familiares para terem em casa: - um extintor ; - os medicamentos mais necessários; - reservas de água e comida (enlatada e embalada). 7/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano Durante o sismo Vai rapidamente para um lugar seguro. Protege-te debaixo de uma mesa pesada ou da cama. Também podes proteger-te nos cantos das salas ou nos vãos das portas. Ajoelha-te e cobre a cara e a cabeça com as mãos. Afasta-te de vidros, de janelas, de objetos que possam cair, de elevadores, de escadas e dos centro das salas. Caso estejas num rés-do-chão, e se a rua for larga (mais larga do que a altura dos prédios), sai rapidamente e vai para o meio da rua. Na rua, vai para um local aberto e afasta-te de postes de eletricidade, candeeiros, edifícios e muros. Se estiveres num local com muitas pessoas (como a escola ou um centro comercial) não corras para a saída. Contar até 50 em voz alta pode ajudar a manter a calma. 8/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano Depois do sismo Corta imediatamente o gás, a eletricidade e água porque pode haver fugas. Utiliza a lanterna a pilhas. Não acendas velas, fósforos ou isqueiros. Não ligues nem desligues interrutores. Fica afastado de fios elétricos soltos e não toques nos objetos metálicos que estejam em contacto com eles. Fica atento à queda de objetos e protege a cabeça e a cara. Nunca uses os elevadores. Afasta-te da praia, margens do rio ou do mar. Pode haver um tsunami. Cumpre as recomendações das autoridades ou dos responsáveis por eventuais planos de evacuação. Não ocupes o telefone, exceto em caso de emergência. 9/10

Riscos e proteção das populações K4 CienTIC 7 Ciências Naturais - 7. o ano Intensidade V Intensidade VI Intensidade VII Intensidade VIII Intensidade IX Intensidade X Carta de intensidades máximas O estudo dos dados sismológicos de diferentes estações ajudam na elaboração de cartas de perigosidade sísmica. Estas cartas permitem decidir o tipo e qualidade das construções a edificar em cada região. 10/10