INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A formação do território brasileiro
Advertisements

A formação e a expansão do território brasileiro
Expansão Territorial do Brasil
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
Formação do Território Brasileiro
Educação Ambiental Estado do Meio Ambiente I e II
Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA.
Ano lectivo de O I Milénio a. C. no território português – Idade do ferro e presença romana.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia
Território era chamado de Santa Cruz; Exploração do Pau-Brasil da Mata Atlântica; O Brasil foi atacado pelos holandeses, ingleses e franceses. Imagem.
A TECTÔNICA DE PLACA NO CONTINENTE AMERICANO E O RELEVO
Tráfico negreiro e escravidão
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
A mineração no Brasil Colonial (p. 18 a 45) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as missões jesuíticas [2][2] Compreender as ações realizadas pelos.
O POVOAMENTO DA AMÉRICA
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
Hidrografia - Características
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
Ensino Fundamental , 7º ano
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII) O Bandeirantismo Aulas 52 a 54.
As origens da bandeira do Brasil
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Centro-Oeste Professor Wilson forti Alessandra Hanna mine N.1
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
Movimento bandeirante (séc XVII):
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
O OURO NO BRASIL.
Brasil Colônia: a expansão territorial (séculos XVII e XVIII)
Motivos da ocupação de maiores porções de territórios:
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
República Oligárquica (1894 – 1930):
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
O SISTEMA COLONIAL Aristocracia Rural Rei Matéria Prima ; Ouro e Prata Exclusivismo Colonial $ Colônia Metrópole Monopólio $ Produtos Manufaturados ;
A gênese geoeconômica do território brasileiro
América Espanhola Independência do Haiti
Expansão Territorial do Brasil
BULA INTER COETERA Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas:
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A gênese geoeconômica do território brasileiro
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM

TRATADO DE TORDESILHAS As Grandes Navegações geraram diversas tensões e conflitos entre Portugal e Espanha que, na tentativa de evitar uma guerra, em 7 de junho de 1494 assinaram o Tratado de Tordesilhas, na Espanha. Linha Imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África). Os limites do território português se estendiam do atual Estado do Pará até o atual Estado de Santa Catarina.

Vídeo LAGUNA - SC Imagens: Arquivo Pessoal

TRATADO DE MADRI Assinado em 1750 praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil. Anulou o Tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pertenceriam a quem de fato as ocupasse. A Espanha reconhece os direitos portugueses sobre as áreas correspondentes aos atuais estados do MS, GO, TO, RS, SC, AM, RO, PA, AP, entre outras.

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO BRASIL COLÔNIA A economia colonial girava em torno da produção de gêneros primários voltados para exportação e para as necessidades da metrópole portuguesa. Daí o caráter litorâneo e periférico da ocupação do território. PAU-BRASIL Primeira riqueza explorada. Espécie florestal da Mata Atlântica. Muito utilizada na época para a fabricação de corante. CANA-DE-AÇÚCAR Transformou o litoral nordestino na mais importante região econômica até o início do século XVIII. O Brasil tornar-se colônia do açúcar.

PECUÁRIA Foi a responsável pelo povoamento do sertão nordestino e fundamental para o povoamento de SP, PR, RS e áreas mineradoras. Fornecia carne para alimentação e animais de tração. MINERAÇÃO Várias vilas e cidades foram fundadas em função da atividade mineradora, ampliando as posses territoriais portuguesa. Toneladas de ouro e pedras preciosas deixaram a colônia.

BANDEIRAS BANDEIRANTISMO APRESADOR Objetivo de escravizar indígenas. BANDEIRANTISMO PROSPECTOR Visavam descobrir ouro e pedras preciosas. MISSÕES Catequizavam indígenas. Estiveram presentes no Sul e no Norte do território brasileiro. DROGAS DO SERTÃO Foram responsáveis pela incorporação de grande parte da Amazônia ao domínio português.

EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS IMPÉRIO E REPÚBLICA Depois da Independência em 1822, mais algumas áreas foram incorporadas ao território brasileiro. Anexadas de países vizinhos por meio de tratados bilaterais ou por arbitragem