BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA. CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira 1724 - 1768 Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco ou seiscentismo
Advertisements

O QUINHENTISMO.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Barroco PUC Goiás Departamento de Letras Literatura Brasileira II
Barroco Projeto Literário.
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Barroco Século XVII.
Barroco.
Arte Barroca.
Prof essora Karen Neves Olivan
O BARROCO.
Você conhece essa imagem?
Barroco: a arte da indisciplina
Os períodos literários
Barroco Século XVI-Xvii
Barroco A ARTE DA INDISCIPLINA.
Barroco Final do século XVI e início do século XVIII.
Universidade Federal do Amapá
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
BARROCO.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
BARROCO Séculos XVII e XVIII.
BARROCO.
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
LITERATURA INFORMATIVA
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
BARROCO Contexto histórico
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
BARROCO.
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
O RENASCIMENTO. Renascimento Antropocentrismo Humanismo.
Prof. Teófilo Beviláqua
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
A REFORMA PROTESTANTE. A I GREJA C ATÓLICA EM CRISE As mudanças socioeconômicas e culturais na Europa chegam à Religião com a Reforma Protestante. Instituição.
 PERÍODO HETEROGÊNEO  CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL  LUTA E INSATISFAÇÃO  TRAÇO INDIVIDUAL, MAS...  MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS  Antecipa eventos da.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Correntes do Barroco.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
O BARROCO.
Formas, condutas religiosas, estilos de espiritualidade e condutas religiosas uniformes evidenciam a presença influente de um substrato religioso-cultural.
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Arte Barroca.
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
Profª Caroline Ferrari
Transcrição da apresentação:

BARROCO NO BRASIL 03/05/2016 ALPHA

CONTEXTO HISTÓRICO 1601 Prosopeia de Bento Teixeira Fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos; Fundação da Arcádia Ultramarina; Livro: Obras de Cláudio Manuel da Costa.

CARACTERÍSTICAS Crise de Valores Renascentistas Lutas Religiosas Estado de Tensão e Equilíbrio Falência do Comércio europeu com o Oriente Crise econômica Evasão Culto exagerado da forma Sobrecarga de figuras nas poesias (metáfora,...)

Características na Literatura Culto do Contraste - Dualismo Pessimismo – falta de perspectiva Literatura Moralista – Educar e Pregar

Refluxo – Dilema: Conflito Atormenta o homem do Séc. XVII Terreno x celestial Pecado x Perdão Religiosidade x paganismo renascentista Homem x Deus Material x Espiritual

ESTILOS Cultismo – imagem rebuscada, culta, extravagante. (influência do poeta espanhol Luís de Gôngora – Gongorismo). Nosso representante no Cultismo – Gregório de Matos Guerra. "O todo sem a parte não é o todo; A parte sem o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga que é parte, sendo o todo.“ Gregório de Matos Conceptismo – jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico racionalista (retórica aprimorada). Influência do espanhol Quevedo – Quevedismo). Nosso representante no Conceptismo – Padre Antônio Vieira. “Pregar com gesto e voz.” Padre Antônio Vieira