Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.

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Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental

PIP – ORIENTAÇÕES TÉCNICO-PEDAGÓGICAS: 1.Metas PROALFA e PROEB / PIP x Acordo de Resultados 2011 a 2014; 2.Metas PROALFA e PROEB rede municipal x alterações / Ofício 264/11; 3.Monitoramento matrícula X freqüência X organização de turmas das escolas estaduais: ensino regular, PROETI, PAV, FIT, EJA, etc; 4.Distribuição de turmas e aulas aos professores X interesse do aluno e conveniência pedagógica; 5. Funcionamento de “turno intermediário” x Projetos da SB/SEE

6. Progressão continuada / Progressão parcial: Resolução CNE/CEB 07/2010 Resolução SEE 1086/2008, 521/2004 Ofícios circulares 398/08, 52/10, 302/10, 66/10 Ofícios 1273/10, 242/11, dentre outros; 7. Ensino Médio X turno diurno X EJA; 8. Dados do Censo Escolar/SIMADE: necessidade da fidedignidade; 9. Liberação de pessoal para Férias-prêmio e Mestrado. PIP – ORIENTAÇÕES TÉCNICO-PEDAGÓGICAS:

INFORMAÇÕES GERAIS

Além disso, os Professores da Família devem colaborar com a escola na articulação de ações sociais, educacionais, esportivas e comunitárias. Público atendido pelos Professores da Família Serão atendidos os estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais e seus familiares. Ações desenvolvidas O Projeto Professores da Família consistirá em um acompanhamento a alunos do Ensino Médio e suas famílias, por meio de visitas domiciliares, encontros com os pais e/ou responsáveis, realização de atividades coletivas e a articulação com as demais políticas públicas, como Assistência Social, Saúde,Empregabilidade e habitação.

A partir da aproximação dos pais e /ou responsáveis com as escolas pretende-se que os mesmos obtenham um maior conhecimento sobre a rotina educacional dos alunos. Além disso, saber como a atuação da escola interfere de forma concreta na possibilidade dos alunos lidarem com os conteúdos trabalhados e criar possibilidades de participação das famílias em colegiados e associações de pais e/ou responsáveis.

ESCOLAS ESTADUAIS DE SETE LAGOAS PARTICIPANTES DO PROJETO PROFESSORES DA FAMÍLIA CAPIM BRANCO EE FRANCISCO SALES CAPIM BRANCO EE MESTRE CORNÉLIO (Critério para escolha da escola: baixo IDH- Índice de Desenvolvimento Humano) PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS A equipe contará com 86 (oitenta e seis) professores com carga horária de 28 horas semanais e13 (treze) assistentes de educação com carga horária de 40 horas semanais, a serem divididos entre as escolas estaduais, de acordo com o n º de alunos.

AGENDA DE ATIVIDADES AÇÃO/ PERÍODO Seleção e capacitação dos 86 (oitenta e seis) Professores da Família e dos 13 (treze) Assistentes Educacionais, dentre os próprios moradores dos municípios - 01/02/2011 a 15/04/2011 Elaboração do Plano de Ação Estudantil - 01/03/2011 a 31/05/2011 Articulação e viabilização da participação das famílias nas escolas no período - 01/03/2011 a 28/02/2012 Elaboração de relatórios de acompanhamento dos alunos e seus Familiares - 31/04/2011 a 28/02/2012 Monitoramento da frequência escolar, do percentual de alunos que concluíram o terceiro ano do ensino médio e de pais/e ou responsáveis que iniciaram ou retomaram os estudos - 31/04/11 a 28/02/12