A Ação da Polícia Militar Rodoviária na repressão aos delitos de Carga nas Rodovias Paulistas.

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Transcrição da apresentação:

A Ação da Polícia Militar Rodoviária na repressão aos delitos de Carga nas Rodovias Paulistas

 Criação 10 de Janeiro de 1948  Mais de km de rodovias  5 Batalhões  Efetivo de policiais militares  20 Concessionárias de Rodovias

4º BPRv 3º BPRv 5º BPRv 2º BPRv 1º BPRv Mapa do Estado divido por Batalhões

SP 348 Rodovia dos Bandeirantes:  158,5 quilômetros de extensão monitorados pelo 4º BPRv.  Melhor rodovia do país, segundo o Guia Quatro Rodas.  Possuí 03 Bases Operacionais.  Maior fluxo de veículos do Batalhão, atinge até veículos por hora no km 39 Norte em feriados prolongados. Cerca de 92 veículos por minuto.  Principal rota de chegada à São Paulo SP 340 Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros:  167,7 quilômetros de extensão monitorados pelo 4º BPRv.  Possuí 05 Bases Operacionais.  Atinge até veículos por hora no km 123, Sul em feriados prolongados. Cerca de 46 veículos por minuto.  Rota de chegada à Campinas SP 065 Rodovia Dom Pedro I:  109,5 quilômetros de extensão monitorados pelo 4º BPRv.  Possuí 01 Base Operacional.  Atinge até veículos por hora no km 79,9, Sul em feriados prolongados. Cerca de 43 veículos por minuto.  Principal rota de acesso do interior do estado ao litoral Norte. SP 330 Rodovia Anhanguera:  249,6 quilômetros de extensão monitorados pelo 4º BPRv.  8ª Melhor rodovia do país, segundo o Guia Quatro Rodas.  Possuí 05 Bases Operacionais.  Atinge até veículos por hora no km 25, Sul em feriados prolongados. Cerca de 45 veículos por minuto.  Segunda melhor rota de chegada à São Paulo

Roubo de Carga/Caminhões Pedras na Pista Tráfico de drogas Roubos Usuários/Pedágios ODS (Etilômetro) Evasões de Pedágios

Incremento das equipes TOR Treinamento do efetivo (Procedimentos Operacionais Padrão) Aumento do Potencial Bélico - EPI Entrevista com motoristas vítimas Mapeamento dos locais de cativeiro Direcionamento dos recursos (locais e horários) Operações Integradas (Policiamento Territorial) Uso do Videomonitoramento (Concessionárias) Integração com postos de abastecimento/restaurantes Inteligência Policial

 Monitoramento imediato por Câmeras.  Levantamento da dinâmica dos Roubos de Cargas  Apoio ao Policiais nas Rodovias e pronto atendimento ao comando com informações do andamento das ocorrências  Identificação dos Veículos envolvidos

Projeto Vencedor – Instituto Sou da Paz Combate aos Roubos de carga por meio de entrevistas e análises

Formas mais comuns de atuação No mínimo 2 criminosos, homens. Utilizando automóvel de passeio (47% dos casos).

Formas mais comuns de atuação Utilizando revólveres ou pistolas ; As vítimas são mantidas em cárcere no interior dos próprios veículos ou cativeiros, enquanto perdura a ação criminosa. 30% das armas apreendidas - pistolas

Algumas motivações Revenda de mercadoria em estabelecimentos comerciais localizados nas periferias das cidades ou diretamente aos receptadores (estimular cidadão a denunciar). Consumo direto das mercadorias. Alto valor agregado (combustível, gêneros alimentícios, smartphones, componentes eletrônicos, etc.).

Roubos de Carga nas rodovias do Estado de São Paulo Período de 2013 a 2015 Fonte: AR/CPRv (INFOCRIM/SICOPRv) - 46%

Locais e momentos em que os roubos mais ocorrem

Legislação mais rigorosa – Receptação – Caminhão Roubado - arbitrada fiança de R$ 780,00 Coibir receptador – essência do problema Seleção de profissionais Treinamento de Equipes Equipamentos de Rastreamento e Monitoramento Estruturas físicas (áreas de descanso - filiais) Planejamento das Viagens - evitar expor estrutura Seguranças, escoltas Evitar serviços de “CHAPAS”

Integração entre os órgãos Informação rápida para Forças de Segurança Estimular população à contribuir com informações, imediatas e de pessoas envolvidas (receptação/roubos em bairros e comunidades/atos de corrupção, etc...) Telefones Emergência 190 e Disque Denúncia 181