OXIGÊNIO-OCORRÊNCIA OXIGÊNIO-OCORRÊNCIA n Cerca da metade do peso da crosta terrestre, incluindo os OCEANOS E ATMOSFERA é o OXIGÊNIO. n A maior parte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula IV Funções Inorgânicas Parte I: ácidos e bases Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 22 de Novembro de 2014.
Advertisements

Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 5: Introdução aos materiais.
Professora Cláudia Bacchi 6C6C. Química Orgânica Química Orgânica é um ramo da química que estuda os compostos que contém carbono, chamados de compostos.
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA. EstadoFormaVolumeArranjo das partículas AgregaçãoMovimen to SólidoPrópriaConstanteOrdenadas, muito próximas.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
História das células a combustível
Química Geral Química Geral Introdução: Matéria e Medida Prof. Armando Rodrigues.
REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO DE LIPÍDIOS
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
A Atmosfera e a Radiação Solar
Fotossíntese Aula Programada Biologia Tema: Fotossíntese.
Métodos para combate à Corrosão
Água: destilada, pura e da chuva
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
DESTILAÇÃO.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
Pilhas comerciais Pilha seca (pilha de Leclanché)
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 2: massa atómica, massa molar.
Equilíbrio Químico Profa. Karen.
Reações químicas.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
2) Dentre os equilíbrios abaixo, quais não podem ser deslocados por variação da pressão total? I) N 2 O 4(g) = 2 NO 2(g) II) 3Fe (s) + 4H 2 O (g) = Fe.
Deslocamento de equilíbrio (Princípio de Le Chatelier) Em uma reação reversível em equilíbrio: aA(g) + bB(g) cC(g) Uma perturbação externa faz O equlíbrio.
Rochas Sedimentares Formação.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
NIL Tabela Periódica.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
VOLUMETRIA DE OXI-REDUÇÃO
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos 1. Composição química de uma bactéria 2.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Aula 15 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Química e Indústrias: Equilíbrios e Desequilíbrios 1.
ESCURECIMENTO NÃO-ENZIMÁTICO
Criacionismo: Acredita que os seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do.
Professor; Albino nunes
QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.
CINÉTICA QUÍMICA ESTUDO DA VELOCIDADE DAS REAÇÕES E DOS FATORES QUE INTERFEREM NESSA VELOCIDADE.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5745 – PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS I CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO Prof.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Como se alimentam as plantas?
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Professora Cláudia Bacchi
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 03 B ALANCEMENTO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
Produção industrial dos principais
PH Conceito H 2 O  H + + OH - 2H 2 O  H 3 O + + OH - K eq = [H+].[OH-] / [H 2 O] K w = [H + ].[OH - ] K W (25 o C) = log K w = - log [H + ]
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
5-PROPRIEDADES QUÍMICAS
REAÇÕES DE COMBUSTÃO. COMBUSTÃO: Reação de uma substância (combustível) com oxigênio, acompanhada de liberação de energia, geralmente na forma de calor.
INTRODUÇÃO O Mn é produzido em quantidades muito grandes, e a maior parte encontra emprego na indústria do aço. São produzidas grandes quantidades de.
HIDROGÊNIO OBJETIVO: Este assunto tem como objetivo proporcionar ao acadêmico da engenharia química subsídios para o combustível do futuro.
Propriedades Periódicas
PROPRIEDADES QUÍMICAS Os metais do Grupo II são menos eletropositivos do que os do Grupo I mas ainda reagem com água, libertando H 2 e formando hidróxidos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
Química Ambiental Engenharia Ambiental Prof. Alonso Goes Guimarães.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Transcrição da apresentação:

OXIGÊNIO-OCORRÊNCIA OXIGÊNIO-OCORRÊNCIA n Cerca da metade do peso da crosta terrestre, incluindo os OCEANOS E ATMOSFERA é o OXIGÊNIO. n A maior parte do qual está combinado com outros elementos. n LIVRE : Ar (21 %), encontra-se livre, pois o ar é uma mistura de O 2, N Ar (21 %), encontra-se livre, pois o ar é uma mistura de O 2, N

OXIGÊNIO/OCORRÊNCIA n COMBINADO : Água : (88,89 %) de O 2 e 11,11 de H 2 Água : (88,89 %) de O 2 e 11,11 de H 2 Minerais sólidos : Minerais sólidos : Silicatos : quartzo, argila, calcários Silicatos : quartzo, argila, calcários Óxidos : Óxidos : Só estas ocorrências bastariam para ilustrar a importância do Só estas ocorrências bastariam para ilustrar a importância do oxigênio 50 % oxigênio 50 %

OCORRÊNCIA n LIVRE n LIVRE : Atmosfera Atmosfera : Em volumes - 20,95 % Em peso - 23,15 % Dissolvido Dissolvido : água salgada,água doce,neve Ocluído Ocluído : Massas de gelo

TEORIAS DE FORMAÇÃO n Formação n Formação do oxigênio a partir do gás carbônico através da fotossíntese pelas plantas verdes. n Dissociação n Dissociação térmica do vapor d’água. fotoquímica do vapor d’água mediante radiação solar.

CICLO DO OXIGÊNIO

PROPRIEDADES FÍSICAS n Caracteres organolépticos : Sem cor, sem cheiro, sem gosto. Sem cor, sem cheiro, sem gosto. n Densidade : Levemente mais denso que o Ar. Levemente mais denso que o Ar. O 2 : 1,429 g/ml O 2 : 1,429 g/ml Ar : 1,293 g/ml Ar : 1,293 g/ml

PROPRIEDADES FÍSICAS n Mudanças de estado : Liquefação : o C Liquefação : o C Congelação : - 218,8 O C Congelação : - 218,8 O C Temperatura crítica : - 118,86 a 49,7 at Temperatura crítica : - 118,86 a 49,7 at n Solubilidade : O oxigênio é ligeiramente solúvel em água. O oxigênio é ligeiramente solúvel em água. 100 L de água se dissolvem em 5 L O L de água se dissolvem em 5 L O 2

PROPRIEDADES QUÍMICAS n METAIS : Ferro : Exposto ao ar Ferro : Exposto ao ar - sofre modificações gradativas, dando óxido, sem desprendimento aparente de calor. - sofre modificações gradativas, dando óxido, sem desprendimento aparente de calor. Ferro : Aquecido Ferro : Aquecido - grande desprendimento de calor, transformação rápida do ferro em óxido - grande desprendimento de calor, transformação rápida do ferro em óxido

PROPRIEDADES QUÍMICAS n NÃO - METAIS : Fósforo, carbono, enxofre, halogênios. Fósforo, carbono, enxofre, halogênios. n Em compostos oxigenados é muito importante a LIGAÇÃO POR PONTES DE HIDROGÊNIO

PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO n O H 2 O 2 puro é um líquido incolor, inodoro, viscoso. n P.F. : -0,41 o C P.E. : 152,1 o C n Em muitas propriedades é parecido com a água. n É 40 % MAIS DENSO QUE A ÁGUA n Apresenta a natureza oxidante e redutora muito forte.

PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO n Decomposição : 2 H 2 O 2 2 H 2 O + O KJ/mol 2 H 2 O 2 2 H 2 O + O KJ/mol n A molécula do peróxido é reversa com uma estrutura em cadeia. H H 1,49 Å 1,49 Å O O O O 0,97 Å 0,97 Å H H

OBTENÇÃO n Industrial : - auto-oxidação antraquinol - auto-oxidação antraquinol - hidrólise do ácido persulfúrico. - hidrólise do ácido persulfúrico. n Laboratório : - ação dos ácidos mineriais sobre peróxidos metálicos- Na e Ba. - ação dos ácidos mineriais sobre peróxidos metálicos- Na e Ba. - fazendo-se dissolver peróxido de bário - fazendo-se dissolver peróxido de bário em água gelada e passando sobre corrente de CO 2 em água gelada e passando sobre corrente de CO 2

PROPRIEDADES n Decompõem-se com grande facilidade quando aquecido ou em presença de HIDRÓXIDOS ou exposto à luz. n A presença de pequenas quantidades de pirofosfato de sódio, ácido sulfúrico conservam as soluções de peróxido de hidrogênio. São os estabilizadores.

PROPRIEDADES OXIDANTES n PbS + 4 H 2 O 2 PbSO H 2 O n 2 KI + H 2 O 2 2 KOH + I 2

PROPRIEDADES REDUTORAS n Ag 2 O + H 2 O 2 2 Ag + H 2 O + O 2 n 2 KMnO H 2 SO H 2 O 2 K 2 SO MnSO H 2 O + 5 O 2 K 2 SO MnSO H 2 O + 5 O 2

QUÍMICA DO OXIGÊNIO n Ganho de elétron, para formar O = n Formação de dois laços covalentes simples ou uma ligação dupla O = O n Formação de uma ligação simples com o recebimento de um elétron como na oxidrila [ OH - ] n Formação de três ligações covalentes como no hidrônio

OBTENÇÃO DO OXIGÊNIO n Laboratório : O KClO 3 aquecido a 350 o C sofre uma série de transformações. O KClO 3 aquecido a 350 o C sofre uma série de transformações. 2 KClO 3 2 KCl + O 2 2 KClO 3 2 KCl + O 2 Aceleração do processo : MnO 2 (catálise de transmissão a 250 o C ). Aceleração do processo : MnO 2 (catálise de transmissão a 250 o C ).

OBTENÇÃO DO OXIGÊNIO n Indústria : O processo do clorato de potássio é muito comodo, mas muito dispendioso. O processo do clorato de potássio é muito comodo, mas muito dispendioso. Em princípio todo o composto oxigenado decomponível pelo calor pode ser usado para a obtenção do oxigênio. Em princípio todo o composto oxigenado decomponível pelo calor pode ser usado para a obtenção do oxigênio. 2 KNO 3 2 KNO 2 + O 2 2 KNO 3 2 KNO 2 + O 2

EXTRAÇÃO DO AR n Processos químicos : Obsoletos - altamente desvantajosos sob o ponto de vista econômico. n Processos físicos : destilação do ar. Ü Separação do vapor d’água e do CO 2 Ü Liquefação do ar Ü Circulação e aquecimento do ar líquido

LIQUEFAÇÃO DO AR n A temperatura do ar líquido é -140 o C, o ar deve ser esfriado em temperatura inferior a esta para que possa ser liquefeito pela pressão (que deve ser grande). n O esfriamento é conseguido, fazendo com que o ar fortemente comprimido realize um trabalho.

CLAUDE n O ar expandido realiza um trabalho, movendo um pistão de uma máquina lubrificada com ar líquido. n Os outros lubrificantes se congelam nas temperaturas baixas que se alcançam.

LINDE n Quando o ar se esfria a -80 o C (temperatura de inversão), suas moléculas se atraem fortemente entre si. n Para separá-las deve gastar-se uma quantidade considerável de energia, o ar comprimido e esfriado se expande n Gasto enorme de energia para vencer a atração das moléculas.

LINDE n A temperatura desce abaixo do ponto crítico, uma parte do Ar se liquefaz. n Surge as frações do ar. n Nitrogênio : o C n Argônio : o C n Oxigênio : o C

O oxigênio difere dos demais do grupo -por ser muito eletronegativo portanto muito iônico em seus compostos

DIFERENÇAS  Em compostos oxigenados é muito importante a LIGAÇÃO POR PONTES DE H  Inexistência de número de oxidação superior.  Número de oxidação 4

CONSUMO n Indústria Siderúrgica [ferro-gusa] em aço n Oxidação do NH 3 n Fabricação do ácido nítrico. n Fabricação do óxido de etileno. n Soldas

OXIGÊNIO nÉnÉnÉnÉ estável como molécula diatômica, o que explica sua natureza gasosa. nAnAnAnApresenta cor azulada fraca [ pálida ]. nAnAnAnA ligação na molécula não é tão simples como pode parecer a princípio, se a molécula tivesse duas ligações covalentes todos os elétrons estariam pareados e a molécula seria DIAMAGNÉTICA. Mas o oxigênio é PARAMAGNÉTICO.

ISÓTOPOS DO OXIGÊNIO nOnOnOnOXIGÊNIO ,759 % nOnOnOnOXIGÊNIO ,0374 % nOnOnOnOXIGÊNIO ,2039 % nOnOnOnO O18 é utilizado como traçador na investigação dos mecanismos de reação de compostos de oxigênio

ALÓTROPOS nOnOnOnO oxigênio tem duas formas alotrópicas : nOnOnOnO2 DIOXIGÊNIO nOnOnOnO3 TRIOXIGÊNIO nOnOnOnO2 é paramagnético nOnOnOnO3 é diamagnético

OZÔNIO O3O3O3O3

OBTENÇÃO nAnAnAnA ação de uma descarga silenciosa sobre O2 produz O3, até concentração de 10 %. *O*O*O*Obtido puro pela liquefação fracionada de misturas O2/ O3. *A*A*A*As descargas elétricas na atmosfera também produz ozônio.

CARACTERÍSTICAS n É um gás perceptivelmente azul e é diamagnético. n Explosivo em temperaturas baixas. n Apresenta o fenômeno da ressonância. n Agente oxidante muito forte (poderoso), a matéria orgânica é rapidamente corróida por ele.

RECONHECIMENTO n Reconhece-se o ozônio quando o mesmo reage com permanganato de potássio, não havendo descoramento enquanto que com H 2 O 2, o permanganato de potássio sofre descoramento.

USOS nEnEnEnEm casos especiais, usa-se o O3 para a purificação da água, porém é um tanto dispendioso. nSnSnSnSua função é OXIDAR, a matéria orgânica e esterilizar a água.

QUESTIONÁRIO ORGANIZAR 30 QUESTÕES SOBRE O OXIGÊNIO, OZÔNIO E CHUVA ÁCIDA