A experiência do município de São Paulo no combate à Sífilis Congênita Comitê de Investigação da TV de HIV e Sífilis no município de São Paulo Programa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA DO GVE XIII Diante da falta do insumo, apresentamos a proposta do fluxo do PPD abaixo. PONTOS DE REFERENCIA PARA APLICAÇÃO PPD ASSIS - ESF VILA.
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE POLÍTICA DE INCENTIVO Á ASSISTÊNCIA HOSPITALAR POLÍTICA DE INCENTIVO Á ASSISTÊNCIA HOSPITALAR versão 2006.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul 04 de novembro de 2013 Comitê Estadual de Prevenção.
ª 04 de agosto de 2014 Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso do Sul – CEPMMI/MS 9ª Reunião 04 de agosto de 2014.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO DO CÂNCER 27/09/2016 BARREIRAS ENFRENTADAS NO ACESSO AO TRATAMENTO.
Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Marcelo Freitas Coordenação de Assistência e Tratamento Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
Situação da Notificação Compulsória do HIV e da Aids Coordenação de Informações Estratégicas Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (CIE/DDAHV/SVS/MS)
Projeto de promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico, e tratamento às IST, HIV/aids e hepatites virais para as populações chave e demais.
FRENTES DE TRABALHO COLETIVO SUL – Ação direta dos consultores
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR DE 0 A 6 ANOS
Plano de Projeto Imprimindo Vida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Paulo Ricardo O. da Silva
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões
Universidade Federal de Pelotas
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E ENFRENTAMENTO DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BRASÍLIA, 26 DE JANEIRO DE 2017.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Federal de Pelotas
O DESAFIO DE QUALIFICAR O CUIDADO
COORDENADORIA DE SAÚDE LESTE
Reunião Ordinária COSEMS/RN
E-SUS/AB.
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
REDE CEGONHA 1 1.
Cristiane Wottrich Orientadora: Gabriela silva dos santos
Projeto Interfederativo Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção
Fortalecendo a Rede Cegonha em São Francisco do Conde
INFORMAÇÕES LABORATORIAIS
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Políticas públicas no brasil
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
CARDIOLOGIA – CARDIOPATIA CONGÊNITA
HIV - ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA EXPOSTA
Saúde do Adolescente na Atenção Básica
FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA E ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Sífilis e HIV Dra. carla Marins.
Panorama da Sífilis Bahia Maria Aparecida Figueredo
Vigilância de óbitos de MIF e Maternos
Transcrição da apresentação:

A experiência do município de São Paulo no combate à Sífilis Congênita Comitê de Investigação da TV de HIV e Sífilis no município de São Paulo Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo SMS - Prefeitura Municipal de São Paulo

Imagens: e SMS Brasil – População estimada Estado de São Paulo - População estimada Município de São Paulo – População estimada 2015

6 CRS: 32 subprefeituras (Sp) UBS NV* Norte: 7 Sp NV Leste: 7 Sp NV Centro: 1 Sp NV Oeste: 3 Sp NV Sudeste: 8 Sp NV Sul: 6 Sp NV Fonte: *259 NV - endereço ignorado

Comitê Regional de Investigação de Casos de Sífilis Congênita Portaria 1549/2011 Recomenda a constituição dos Comitês Regionais de Prevenção da TV do HIV e da Sífilis, sob a coordenação das CRS Objetivo: controle da TV desses agravos e a promoção da saúde Coordenação de Atenção Básica Saúde da Mulher Saúde da Criança e Adolescente PM-DST/Aids Assistência Laboratorial Assistência Farmacêutica Vigilância em Saúde Vigilância Epidemiológica de DST/AIDS Apoio ao Desenvolvimento da Gerência Hospitalar Autarquia Hospitalar Municipal Rede de Proteção da Mãe Paulistana Programa Estadual de DST/Aids - SES-SP

Gestantes com sífilis, segundo ano e CRS de notificação. Município São Paulo, *. BR - 0,89% (1.540) SE - 0,73% (1.263) NV (SP) - 1,34% ( ) *Dados preliminares até 30/06/2014, sujeitos a revisão. Fontes: SINAN - CCD/COVISA, Fundação SEADE

SES. Proposta de metas para 2014 (12/1000nv) e 2015 (16/1000nv) Taxa de detecção (TD) gestante com sífilis (/1000nv), segundo ano e CRS. Município São Paulo, /1000NV

BR - 0,89% SE - 0,73% MSP - 1,34% Prevalência de gestantes com sífilis, segundo CRS. Município São Paulo, ,63% 1,51% 1,68% 1,20% 1,26% 1,21% Fonte: Boletim Epidemiológico de Aids, HIV e DST do Município de São Paulo Ano XVIII no. 17 Junho 2014.

Média SET 965,3 Média AGO 1389,4 Variação -30,5% Consumo de PB no MSP, antes a após NT

Avanços 100% UBS com aplicação de PB Casos investigados: 2011 (90,5%), 2012 (96,5%), 2013 (94,8%) Adequação do fluxo laboratorial Vigilância laboratorial da gestante com sífilis Reunião com maternidades Capacitação dos profissionais para o manejo da Sífilis adquirida, em gestantes e congênita Parceria com HC para dessensibilização de pac. alérgicas Instituição de 7 referências para teste de sensibilidade Elaboração de fluxograma e regulação para pac. alérgicas Reuniões regionais para discussão da situação, prioridade para regiões com piores indicadores DBA CnaRua Sorologia aos 18 meses

Agendar SIGA AAA Alergia à PENICILINA Informada ou suspeita MÉDICO / ENFERMEIRO CONSULTANTE -> Aplicar questionário de ALERGIA PERSISTE SUSPEITA? TRATAR COM PENICILINA SIM NÃO. Agenda Regulada.Perfil da Agenda: Profissional..Tipo de Vaga: 1ª vez.. Especialidade: Enfermeira.Procedimento: > Teste intradérmico à Penicilina ORIENTAR! A GESTANTE PARA LEVAR AO HOSPITAL DE REFERÊNCIA O QUESTION Á RIO SOBRE O DIAGN Ó STICO DE SUSPEITA DE ALERGIA À PENICILINA EM GESTANTES E O COMPROVANTE DE AGENDAMENTO DO TESTE ID DE SENSIBILIDADE À PENICILINA GESTANTE COM SÍFILIS Encaminhar para Hospital de referência para TESTE ID de SENSIBILIDADE À PENICILINA Utilizando o agendamento SIGA 1-UNIDADE DE PR É -NATAL Fluxograma de acompanhamento da dessensibilização 1-UNIDADE DE PR É -NATAL

TESTE ID DE SENSIBILIDADE À PENICILINA - POSITIVO? Aplica a 1ª. dose de Benzetacil e contrarreferencia a gestante para a Unidade de Saúde de origem para completar tratamento. (ver item 3) NÃO O Hospital de Referência contrarreferencia a paciente para a Unidade de origem para agendamento de dessensibilização no HC. SIM REALIZA O TESTE ID DE SENSIBILIDADE À PENICILINA 2-REFERÊNCIA PARA O TESTE ID Hospitais/Servi ç os de Sa ú de referenciados pela SMS-SP

A UBS (Unidade) de origem agenda a dessensibilização no HC -> (às 2as feiras telefone: , falar com Dra. Marisa, Dr. Marcelo ou Dr. Abílio). A UNIDADE comunica: Mãe Paulistana e Rede Cegonha, sobre o diagnóstico de alergia à penicilina da GESTANTE e a data agendada da dessensibilização. ATEN Ç ÃO! A GESTANTE DEVER Á LEVAR PARA O HC O QUESTION Á RIO PREENCHIDO E O RESULTADO DO TESTE DO HOSPITAL DE REFERÊNCIA GESTANTE RETORNOU À UNIDADE DE SA Ú DE RETORNOU TESTE ID DE SENSIBILIDADE À PENICILINA NEGATIVO Unidade de Sa ú de de origem REALIZA o TRATAMENTO NÃO RETORNOU Realiza busca da gestante (VD e ou telefonar) RETORNOU TESTE ID DE SENSIBILIDADE À PENICILINA POSITIVO 3-RETORNO À ORIGEM -> UNIDADE DE PR É -NATAL

REALIZA A DESSENSIBILIZAÇÃO À PENICILINA CONTRARREFERENCIA A GESTANTE PARA A UNIDADE DE SAÚDE DE ORIGEM APÓS A DESSENSIBILIZAÇÃO 4-HOSPITAL TERCI Á RIO - DESSENSIBILIZA Ç ÃO

Obrigado!! Valdir Monteiro Pinto Fones: +(55)