Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Advertisements

SOLUÇÕES – CONCENTRAÇÃO II Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
ANÁLISE PROVA DE QUÍMICA UFRGS ENEM UNISC
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
Gás Natural Parte VI Fernando Borges AB-LO/OL/MD Julho/2012.
Modelos Atômicos e o Átomo
Calorimetria Estudando para o ENEM de forma Invertida
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Processos de separação
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
CINÉTICA QUÍMICA.
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Professor: Janilson Cordeiro
Estudo das Dispersões.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
AULA - 15 QUÍMICA ORGÂNICA ARISTIDES CIPRIANO.
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
TERMODINÂMICA.
Estudo das unidades de medida Massa
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Professor: Guilherme Vieira
CALORIMETRIA Página 118.
ESTADOS DA MATÉRIA Página 94.
Apresentação dos seminários
Calorimetria.
1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura.
Prof. Klecius Celestino
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento.
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
CALORIMETRIA AULA Nº 4 – 1º/2017 CURSO: Engenharia Civil Semestre: 3º
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Professora: Ellen Lima
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
O Estudo da Matéria.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Propriedades dos materiais e critérios de pureza
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
MRP e MRP II Planejamento das Necessidades de Material
Prof. Ms. Geilton Xavier de Matos
Introdução à Termologia Calor Sensível Trocas de Calor.
TERMOLOGIA.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA
Fundamentos da termodinâmica
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
 Representação do átomo de cada
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
SOLUÇÕES.
QUÍMICA Prof. Alonso.
Características físicas do estado gasoso
Experiência Nº 1 Nesta experiência medimos a temperatura de uma solução aquosa de 50 ml de água e 10 g de Tang e uma segunda solução aquosa de 50 ml de.
Procedimento analítico
Substâncias e Misturas
ANÁLISE INSTRUMENTAL 1 AIN 1
Propriedades Coligativas
Entalpias de transformação
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
O que é temperatura? TEMPERATURA E DILATAÇÃO
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D Revisão + exercícios Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D

Revisando... Energia!! (calor) Simples Substâncias puras Matéria Átomos Compostos Compostas Homogêneas Massa e volume Densidade Misturas Heterogêneas Estados físicos Energia!! (calor)

ARRASOU!

(Unicamp 2014) Na readequação de alguns estádios de futebol, por conta de uma atitude ecológica coerente, milhares de assentos serão produzidos a partir de garrafas PET. Para cada assento serão necessárias cerca de 100 garrafas PET de capacidade de 600 mL e massa de 18 g cada uma. Pode-se afirmar que a redução de volume do material reaproveitado para a fabricação dos assentos será, aproximadamente, igual a: (Dados: Densidade do PET = 1,3 g.cm-3. Considere que no reaproveitamento do PET não ocorre perda de massa, e que o volume externo da garrafa é de 600 mL.) a) 2,3 % b) 33,3 % c) 66,6 % d) 97,7 % Resposta: D

(Fuvest 2014) Uma usina de reciclagem de plástico recebeu um lote de raspas de 2 tipos de plásticos, um deles com densidade 1,10 kg/L e outro com densidade 1,14 kg/L. Para efetuar a separação dos dois tipos de plásticos, foi necessário preparar 1000 L de uma solução de densidade apropriada, misturando-se volumes adequados de água (densidade = 1,00 kg/L) e de uma solução aquosa de NaCl disponível no almoxarifado da usina, de densidade 1,25 kg/L. Esses volumes, em litros, podem ser, respectivamente: a) 900 e 100. b) 800 e 200. c) 500 e 500. d) 200 e 800. e) 100 e 900. Resposta: C

Solubilidade em água (g/100g de água) Um químico precisava de uma substância X pura. Porém, com os poucos recursos destinados a pesquisas, só foi possível adquiri-la contaminada com Y. As propriedades físicas de X e Y são dadas na tabela a seguir: Substância Ponto de fusão (OC) Ponto de ebulição (OC) Densidade (g/mL) Solubilidade em água (g/100g de água) X 20 120 1,1 Insolúvel Y 20,8 121 0,6 Solúvel a) Identifique o método que, à temperatura do laboratório (25oC), o pesquisador deveria utilizar para obter X puro. b) Justifique sua resposta com base nos dados fornecidos pela tabela.

Fase líquida (líquido B) Um estudante de química recebeu em seu laboratório um frasco contendo uma mistura heterogênea constituída de uma fase sólida e uma fase líquida. Esse estudante realizou os seguintes processos de separação: Fase sólida (sólido A) Mistura heterogênea Líquido D Fase líquida (líquido B) Sólido C Identifique e nomeie os processos de separação realizados pelo aluno. Desenhe um gráfico que represente a variação de temperatura com o passar do tempo para B, C e D, durante a mudança de estado. Quantos sólidos e quantos líquidos a mistura possui?