8/7/2016 8/7/2016 Visualização 3D.

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8/7/2016

8/7/2016 Visualização 3D

8/7/2016 Visualização 3D Fases do Processo: Coordenadas do Objeto Transf. de Visualização Coordenadas do dispositivo Tipos: Fio de ArameRendering

8/7/2016 Visualização 3D Visualização fio de Arame (WIREFRAME)  Calcular as coordenadas do dispositivo para cada vértice utilizando uma transformação de visualização.  Desenhar um segmento de reta para cada aresta

8/7/2016 Visualização 3D WIREFRAME O uso apropriado de técnicas de projeção, de eliminação de superfícies não visíveis e de controle adequado das fontes de luz e seus efeitos nos objetos pode criar resultados surpreendentemente realistas como ilustrado na abaixo.

8/7/2016 Visualização 3D " uma primeira opção é a representação por um subconjunto de curvas, extraído dos contornos do objeto, de maneira a representá-lo. A descrição matemática destas curvas é normalmente usada para gerar a exibição. A abaixo ilustra esta técnica de representação Representação de uma objeto pelo uso de linhas e curvas representando o contorno do objeto

8/7/2016 Visualização 3D Uma segunda solução propõe a representação do sólido através de uma série de faces conectadas apropriadamente. Uma aproximação matemática simples pode ser utilizada para descrever cada face, e a exibição do objeto é produzida como o agregado destas faces. A abaixo ilustra esta técnica de representação. Representação de uma objeto pelo preenchimento de faces representando o contorno do objeto

Visualização 3D Freqüentemente utiliza-se uma face triangular porque a triangulação de uma superfície qualquer é um processo relativamente simples. A principal desvantagem desta representação é a necessidade de um grande número de triângulos para produzir na visualização a impressão de uma superfície suave. Faces Triangulares

8/7/2016 Visualização 3D A abaixo à esquerda ilustra uma esfera representada por 400 faces coplanares de 4 pontos, a abaixo à direita ilustra o resultado obtido pelo sombreamento destas faces, nota-se ainda que levemente as imperfeições produzidas por esta técnica. Esfera definida por 400 faces coplanares de 4 pontos Sombreamento por Gouraud da à esquerda Faces Triangulares

Visualização 3D Existem diversas maneiras de se resolver o problema de superfícies ocultas. Algumas são simples mas requerem grande quantidade de memória. Outras usam menos memória mas demandam maior tempo de computação. Outros métodos são rápidos, demandam pouca memória e são simples, porém sua utilidade é limitada a alguns casos especiais. Superfícies Ocultas

8/7/2016 Visualização 3D O avanço tecnológico na confecção de chips de memória disponibilizou o armazenamento de quantidades enormes de informação a baixo custo. Assim, as técnicas de determinação de superfícies ocultas baseadas no uso intensivo de memória estão ganhando popularidade. Superfícies Ocultas

8/7/2016 Atividade Prática 01 - Quais são as fases do Processo de Visualização 3D ? 02 – Que é Wireframe? 03 – O que é Renderização? 04 – Que soluções são utilizadas para exibir-se objetos complexos ? 05 – Por que se utiliza faces triangulares? 06 - Qual a principal desvantagem do método de faces triangulares?

8/7/2016 Atividade Prática 07 – Explique o que são Superficies Ocultas ? 08 – O Que é Visibilidade por Prioridade ? 09 – O que é Hardware Grafico? 10 – Cite 06 Dispositivos de Entrada 11 – Cite 06 Dispositivos de Saída 12 - A qualidade depende de que fatores nos Dispositivos de Saída?