QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MASTER ANGLO DE ARARAQUARA (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS
Advertisements

Processos de Separação de Misturas
Métodos de Separação de Misturas.
Tipos de separação de misturas
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
Processo de Separação de Misturas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Substâncias e Métodos de Separação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Obtendo substâncias puras através de misturas
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Processos de separação de Misturas
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação de misturas.
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA PROF. CARLOS.
Aula: Processos de separação de misturas.
Processos de separação de Misturas
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Substâncias e Misturas
Análise Imediata Alvernes Cruz.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. João Batista de Castro.
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA MISTURAS HETEROGÊNEAS – 2 fases ou mais Catação: Separação de sólidos de diferentes tamanhos, cores, formas...
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
O que é mistura ➲ Mistura: associação de duas ou mais substâncias em porções arbitrárias, separáveis por meios mecânicos ou físicos e em cada um dos componentes.
Mudanças de Estado Físico Aulas 6ª e 7ª Ponto de Fusão O ponto de fusão é o ponto ao qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Substância.
Propriedade dos Materiais
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Fenômeno Físico: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos:
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Filtração comum
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Processos de Separação de Misturas
Separação de misturas:
Substâncias e Misturas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Professora: Ellen Lima
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Química Ensino Médio, 1º ano MISTURAS E PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
Sistemas, fases e misturas Massa molecular, quantidade de matéria.
Análise Imediata Aula 04 Fábio Costa.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS ANÁLISE IMEDIATA Prof. : Renê Machado.
DESTILAÇÃO SIMPLES COLÉGIO ESTADUAL BALDOMERO BARBARÁ Tema: Destilação Simples Ano: 2018.
Sistema Substância pura Mistura Homogênea Heterogênea Homogênea Heterogênea 1 estado físico + de 1 estado físico 1 fase + de 1 fase.
Processo de Separação de Misturas
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
Análise imediata PROF. Thamilis aguiar.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Conceitos iniciais Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário usarmos métodos de separação para obtermos determinada substância. Na separação dos componentes de uma mistura (obtenção separada de cada uma das substâncias puras que deram origem à mistura) usa- se um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam a mistura. Nem sempre apenas um método de separação é suficiente para separar todos os componentes de uma mistura (1).(1)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Conceitos iniciais A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar com areia, é útil sabermos que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, será necessário usar vários processos diferentes em uma sequência baseada nas propriedades das substâncias presentes na mistura (2).(2)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Conceitos iniciais Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação. Alguns exemplos: Escolha dos grãos de feijão para uma feijoada do domingo (catação); Remoção da casca do amendoim torrado por sopro (ventilação); Separação das moedas em função de seus tamanhos nas máquinas dos bancos (tamisação/peneiração). Vamos estudar agora alguns desses principais processos de separação (3).(3)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Métodos de separação de misturas heterogêneas SÓLIDO – SÓLIDO: – Catação – Ventilação – Levigação – Separação magnética – Dissolução fracionada – Peneiração – Fusão fracionada – Sublimação SÓLIDO – LÍQUIDO: – Decantação – Centrifugação – Filtração simples – Filtração à vácuo LÍQUIDO – LÍQUIDO: – Decantação GÁS – SÓLIDO: – Decantação – Filtração

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Métodos de separação de misturas homogêneas SÓLIDO – LÍQUIDO: – Evaporação – Destilação simples LÍQUIDO – LÍQUIDO: – Destilação fracionada GÁS – GÁS: – Liquefação fracionada – Adsorção

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Catação É um método de separação bastante rudimentar, usado para separação de sistemas sólido-sólido. Baseia-se na identificação visual dos componentes da mistura e na separação manual ou com o auxílio de uma pinça. É o método usado na limpeza do feijão antes do cozimento (4).(4)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Tamisação (peneiração) Usada para separar sólidos constituintes de partículas de dimensões diferentes através de peneiras. Industrialmente, usam-se conjuntos de peneiras superpostas que separam as diferentes granulações.

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Ventilação Método de separação para sistemas sólido-sólido, no qual o sólido menos denso é arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação das cascas de grãos de arroz, amendoim torrado, etc. (5)(5)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Levigação A água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente. É usada, por exemplo, para separar areia e ouro: a areia é menos densa e, por isso, é arrastada pela água corrente; o ouro, por ser mais denso, permanece no fundo da bateia (6).(6)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Decantação Permite a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou de um sólido precipitado num líquido. A fase mais densa deposita-se no fundo do recipiente. Pode ser feita de duas formas: – Verte-se lentamente a mistura em outro frasco; – Com o auxílio de um sifão, transfere-se a fase menos densa para outro frasco (sifonação) (7).(7)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Decantação No laboratório, para misturas de líquidos imiscíveis, usa-se o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação ou funil de separação). Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se a torneira de modo controlado. Pode-se ainda usar-se do princípio da decantação para a separação de misturas sólido-gás (câmara de poeira). A mistura sólido-gás atravessa um sistema em ziguezague. O pó, por ser mais denso, deposita-se durante o trajeto (8).(8)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Filtração É um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulado fica retido. A preparação do café, o uso de o aspirador de pó são exemplos de filtração (9).(9)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Evaporação Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente, permite-se que o solvente evapore, deixando-se o sólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através desse processo (10).(10)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Centrifugação Usado para separação de mistura de sólidos e líquidos quando a dimensão das partículas sólidas é tão pequenas que provoca obstrução dos poros do filtro e faz com que sejam retidas pelo líquido. Tubos de ensaio contendo a mistura são colocados em uma centrífuga, que os faz girar em posição quase horizontal à grande velocidade, aumentando assim a rapidez de depósito do sólido no fundo do tubo. Estado InicialEstado Final Centrifugação Líquido Portador Líquido Flutuante Base Constituinte (líquido ou sólido) Esquema do Princípio da Centrifugação

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Sublimação Usado quando apenas um dos sólidos sublima (passa para o estado gasoso) quando aquecido. São substâncias que podem ser separadas por sublimação: iodo, enxofre e naftaleno (naftalina). Mais recentemente, tal propriedade passou a ser usada na impressão de camisetas. Com uma impressora especial é preparado um desenho em uma folha de papel e, através de uma prensa térmica, a tinta sublima e se transfere para o tecido. Tem a vantagem de não desbotar, mantendo a tonalidade original (11).(11)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Destilação Simples Método usado quando se deseja separar a substância sólida dissolvida do solvente e não se deseja perder este último (como ocorre no processo de evaporação). Desta forma, o solvente é resfriado (condensado), sendo recolhido em outro frasco. Aquece-se a mistura até atingir o ponto de ebulição do solvente. Não existe necessidade de controle de temperatura, pois o ponto de ebulição do sólido é muito mais elevado que o do solvente (12).(12)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Destilação Fracionada Método usado para separação de mistura de líquidos. Quanto mais distantes os pontos de ebulição dos componentes, mais eficiente será o processo de destilação. A aparelhagem usada é a mesma de uma destilação simples, com o acréscimo de uma coluna de fracionamento, destilação ou retificação. A separação ocorre na ordem crescente dos pontos de ebulição (PE).

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Destilação Fracionada Esse processo é muito usado, principalmente em indústrias petroquímicas, para separação dos diferentes derivados do petróleo. Neste caso, as colunas de fracionamento são divididas em bandejas ou pratos. Esse processo também é muito usado no processo de obtenção de bebidas alcoólicas (alambique) (13).(13) Imagem: Psarianos, Theresa knott/ GNU Free Documentation License. (Tradução Nossa). Petróleo Bruto Gás (Butano e Propano) Essência Leve (nafta) Essência Pesada (grande) Querosene Combustível Diesel Óleo para aquecimento Forno de Destilação Óleo Pesado

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Separação Magnética Também chamado de Imantação, nesse método de separação, um dos sólidos é atraído por um ímã. Esse processo é usado em larga escala para separar alguns minérios de ferro de suas impurezas, como, por exemplo, separar do lixo objetos de metal que serão reciclados. Outro exemplo simples é a separação de linha e agulha através de um imã (14).(14)

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Dissolução Fracionada Também é conhecido como extração por solvente, é usada quando apenas um dos componentes apresenta solubilidade num dado solvente. A mistura areia + sal é um bom exemplo de aplicação para este método. Adicionando-se água, obtém-se a solubilização do sal. Após uma filtração, a areia é separada, bastando realizar uma destilação simples ou evaporação para se separar o sal da água (15).(15) sal + areia Adição de água Filtração Vaporização areia água + sal sal

QUÍMICA - 1° Ano Processos de separação de misturas Só Alegria! Até a próxima aula!