PAVAS – Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual -SBC Município de São Bernardo do Campo Secretaria de Saúde / Programa DST/Aids Maria Auxiliadora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção às Pessoas em Situação de Violência Secretaria Municipal de Saúde Blumenau.
Advertisements

Rede de SVO – Santa Catarina SVORegião de SaúdePopulação Total Pop/Regiã o R$ mensal Portaria 183/GM Içara Carbonífera (Criciúma) R$ ,00.
FUNÇÕES E DESAFIOS DO CONSELHO TUTELAR Tereza Teixeira Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social Michel Roberto P. de Oliveira.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Orientadora: Erica Almeida Coelho
Apresentam.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora Lenise Cecilio
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
Juan Carlos Esquivel Guerra
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação.
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Modalidade a Distância
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Luís Daniel Cechella Vieira Orientadora: Simone Gomes Dias Oliveira
Silvete Maria Brandão Schneider
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
É Possível avaliar se a Saúde de Assis vem melhorando, a partir da análise do Orçamento e do Planejamento?
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
SUPERANDO BARREIRAS PARA O ATENDIMENTO DAS MULHERES QUE SOFREM VIOLÊNCIA SEXUAL Veronica Alencar XVIII FÓRUM INTERPROFISSIONAL SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Transcrição da apresentação:

PAVAS – Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual -SBC Município de São Bernardo do Campo Secretaria de Saúde / Programa DST/Aids Maria Auxiliadora Figueredo Vertamatti

Estupro Atendimento hospitalar (Ministério da Saúde-1998/2005) Atendimento nas primeiras 72 horas após o estupro: 1. Acolhimento adequado e anamnese; 2. Exame físico e ginecológico; 3. Coleta de material para identificação do agressor 4. Suturas e/ou cirurgia; 5. Exames: Sorologia para sífilis, HIV e Hepatite B e C, Teste de gravidez 6. Prescrição: HIV, sífilis, gravidez e outras DSTs

Em julho de 2000 – início dos trabalhos do PAVAS-SBC Identificação da equipe no CAISM : médico, enfermagem, serviço social e psicólogo Identificação da equipe do HMU: enfermeira responsável, e serviço social, coordenação maternidade Capacitação da equipe do CAISM e HMU Capacitação e habilitação para uso de antiretrovirais Parceria com SEDESC, Delegacias e IML Divulgação na rede de identificação dos casos

Resultados do 1o ano do PAVAS: 45% dos casos eram menores de 18 anos Mobilização da equipe médica para capacitação Suporte psicológico para equipe de enfermagem Necessidade de serviço especializado no atendimento às crianças Inclusão de psicólogas e treinamento Interação com Conselho Tutelar, CRAMI e Fundação Criança, Poder judiciário

PAVAS – São Bernardo do Campo Fluxo de Atendimento HMU Paciente encaminhada da delegacia, ou conselho tutelar, ou UBS, PS ou UPA, ou serviços privados Acolhimento da paciente e familiares pela equipe Coleta de exames Fornecimento de medicamentos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS Orientação sobre denúncia policial, e direitos da pacientes

PAVAS – São Bernardo do Campo Fluxo de Atendimento CAISM: –Atendimento multidisciplinar após HMU –Atendimento multidisciplinar para os casos de abuso intra familiar e exploração sexual infantil –Acolhimento de familiares pela equipe –Seguimento psicológico para a paciente e familiares

PAVAS – São Bernardo do Campo Pacientes em Seguimento Pacientes atendidos de julho 2000 a março 2010: casos agudos: 614 (196 menores de 18 anos) casos abuso contra menor : 670 Aumento ano a ano: 2008 = 94 casos 2009 = 139 casos 2010 = 160 casos estimados

Faixa Etária - Violência Aguda

Período decorrido até o 1º atendimento 62% dos pacientes procuraram o serviço nas primeiras 24 horas após a ocorrência, o que permite maior eficácia nas profilaxias de DST e gravidez. Cerca de 15% chegaram após 72 horas.

Principais bairros das ocorrências relativos a 30% dos casos agudos

–Situação Atual: –Discussão para novo plano de ação: capacitação, descentralização, e maior integração