1.  Contexto  SPICE/ ISO 15504 ◦ O que é ◦ Objetivos ◦ Benefícios  Histórico  Duas ISO 15504  SPICE:Propósito do Uso  SPICE - Hoje  Utilização.

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Transcrição da apresentação:

1

 Contexto  SPICE/ ISO ◦ O que é ◦ Objetivos ◦ Benefícios  Histórico  Duas ISO  SPICE:Propósito do Uso  SPICE - Hoje  Utilização da ISO/IEC

 Métodos e Modelos na visão ISO/IEC  Composição TR  Norma ISO/IEC  Combinação das partes TR  Processos  – Níveis de Capacidade  Uso desse modelo  Comparação com outros modelos  Conclusão  Referências 3

07/10/ O aumento da importância do Software “Software está em tudo: Elemento crítico na infra-estrutura do mundo ” Lima, Geovane Nogueira Sucessos e Fracassos de Software Conflitos entre Teoria e Prática

5 Acúmulo de trabalho Abandono de planos e procedimentos Sucesso depende muito do esforço heróico das pessoas Pouca repetibilidade Produto funciona, mas com defeitos; prazo e custo maiores; e menos funcionalidade Clientes e funcionários insatisfeitos adaptado do ESI, 1998

 Menos prazo, custos, defeitos, insatisfações  Mais qualidade dos produtos, produtividade, competitividade  E melhores resultados dos negócios 6

“Como as empresas de software podem obter a melhoria viável e necessária? Através dos Processos de Software baseados em modelos” Salviano,

8 ISO/IEC 15504

9

Projeto SPICE e ISO/IEC  Software Process Improvement and Capability dEtermination  Padrão Internacional para Avaliação de Processos de Software  Norma ISO/IEC (desenvolvida pela ISO e pelo IEC, com o apoio do projeto SPICE)  Tem como modelo de referência de Processo a Norma ISO/IEC

11

◦ Determinar a capacidade dos processos de uma empresa ◦ Orientar a empresa para uma melhoria contínua de seus processos 12

13

 Para Indústria de Software ◦ Fornecedores de software submetem-se a apenas um esquema de avaliação de software ◦ Organizações de desenvolvedores de software têm uma ferramenta para iniciar e manter um processo contínuo de melhoria ◦ Gerentes têm um meio de assegurar que seu software está de acordo com as necessidades da organização  Para os Compradores de Software ◦ Permite determinar a capacidade dos fornecedores de software e avaliar os riscos na seleção de um fornecedor sobre outro

15

◦ : Versão TR (Relatório Técnico) ◦ : Versão IS (Norma Internacional)  Na prática: ISO/IEC = SPICE 16

 Jan 92:estudo da ISO sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de Software;  : criação do projeto SPICE e elaboração da versão inicial; Realização de trials - Fase 1 (35 avaliações);  1996: Versão PDTR (Previous Draft Technical Report);  1997: Versão DTR (Draft Technical Report), Trials - Fase 2 (70 avaliações);  1998: Versão TR (Technical Report), denominada de ISO/IEC TR 15504: Information Technology - Software Process Assessment;  : Transformação em Norma ISO/IEC 15504;  2003: Inicia a publicação como Norma ISO/IEC 15504, denominada de ISO/IEC 15504: Information Technology - Process Assessment.

 Uma avaliação de processo para ser conforme com a 15504, tem que satisfazer três requisitos básicos: ◦ ser verificada por um avaliador competente ◦ ter como referência um modelo de avaliação de processo compatível (ex ) ◦ ser realizada seguindo um processo compatível 18

19

Na prática podemos dizer que existem duas 15504:  Framework ISO/IEC 15504: – Estrutura e requisitos para modelos de capacidade de processo e métodos de avaliação de processo – Para entidades desenvolvedoras de modelos e métodos  Modelo ISO/IEC : – Exemplo de um modelo, no caso para software – Para organizações intensivas em software Salviano, Clenio F.,

21

 Auto-compreensão do estado de processos de software  Auto-determinação de adequabilidade de processos para determinados (classe de) requisitos  Determinação da adequabilidade dos processos de uma organização (fornecedora) no atendimento a um (uma classe de) contrato particular 22

23

 “Ela cobre todos os aspectos da Qualidade do Processo de Software e está sendo elaborada num esforço de cinco centros técnicos espalhados pelo mundo (EUA, Canadá/América Latina, Europa, Pacífico Norte e Pacífico Sul)  Um grupo de estudos da ABNT está participando do processo de desenvolvimento, além de trabalhar nas versões da norma para o português” 24

25

 : Conceitos e guia introdutório  : Um modelo de referência para processos e capacidade de processo  : Executando uma avaliação  : Guia para execução de uma avaliação  : Um modelo de avaliação e guia de indicadores  : Guia para competência dos avaliadores  : Guia para utilização em melhoria de processos  : Guia para utilização em determinar a capacidade de processo do fornecedor  : Vocabulário 26

27

: Conceitos e Vocabulário (Concepts and Vocabulary) Normativo - Publicação : Executando uma Avaliação (Performing an Assessment) Normativo - Publicação : Guia sobre Executando uma Avaliação (Guidance on performing an assessment) Informativo - Publicação : Guia sobre Utilização do Resultado de Avaliação (Guidance on using assessment results) Informativo - Publicação : Um Exemplo de Modelo de Avaliação de Processo (An exemplar process assessment model) Informativo - Publicação 2005

29

TRISPublicação 1,911: Conceitos e Vocabulários2005 2,322: Executando uma Avaliação10/2005 4,633: Guia Executando uma Avaliação02/2004 7,844: Guia Utilizando Resultado da Avaliação 07/ : Exemplo de Modelo de Avaliação de Processo /10/ ISO/IEC Tecnologia da Informação – Avaliação de Processo| Salviano, Clênio Figueiredo

 A arquitetura dos modelos é denominada de arquitetura contínua, com duas dimensões: ◦ dimensão de processo ◦ dimensão de capacidade de processo. A define um exemplo de um modelo compatível com a 15504: denominado de ISO/IEC , e representa um conjunto de melhores práticas para a engenharia de software. nível de capacidade de processos pa pb... pn processos 31

32

Relação de modelos para avaliação de processo e métodos de avaliação de processo. Salviano, Clênio Figueiredo

 A organiza estas em duas grandes categorias: ◦ aquelas relacionadas a “o que fazer”, organizadas em processos específicos; (“dimensão de processos”) (“dimensão de capacidade”) aquelas relacionadas ao “quão bem fazer qualquer coisa que seja feita”, organizadas em níveis de capacidade genéricos.

35

36 ] Fonte: César, Ana Cristina Freitas 48 processos que estão organizados em 3 categoria de processo e 10 grupos de processo

37

 Identificação: ACQ.1  Nome: Prepara para aquisição (Acquisition preparation )  Propósito: estabelecer as necessidades e objetivos da aquisição e comunicá- los aos potenciais fornecedores.  Resultados: ◦ R1 - o conceito ou a necessidade de aquisição, desenvolvimento ou melhoria é estabelecido; ◦ R2 - os requisitos de aquisição necessários, definindo as necessidades do projeto, são definidos e validados; ◦ R3 - os requisitos conhecidos do cliente são definidos e validados; ◦ R4 - uma estratégia de aquisição é desenvolvida; e ◦ R5 - os critérios de seleção do fornecedor são definidos.  Práticas Base: ◦ ACQ.1.BP1: Establish the need. Establish a need to acquire, develop, or enhance a system, software product or service. [Outcome: 1] ◦ ACQ.1.BP2: Define the requirements. Identify the customer/stakeholder requirements for a system and/or software product or service. [Outcomes: 2, 3] ◦ ACQ.1.BP3: Review requirements. Analyze and validate the defined requirements against the identified needs. Validate the requirements to reduce risk of misunderstanding by the potential suppliers. [Outcome: 3] ◦ ACQ.1.BP4: Develop acquisition strategy. Develop a strategy for the acquisition of the product according to the acquisition needs. [Outcome: 4] ◦ Note 1: The strategy may include reference to the life cycle model, schedule and selection criteria. ◦ ACQ Exemplo: Processo de Aquisição - The Acquisition Process Group (ACQ) 38

39

Nível 5 :Processo Otimizando Nível 4 :Processo Previsível Nível 3 :Processo Estabelecido Nível 2 :Processo Gerenciado Nível 1 :Processo Executado Nível 0 :Processo Incompleto 40

 Existe uma falha geral na satisfação do propósito do processo  Existem poucos ou difíceis de serem identificados produtos de trabalho ou resultados de processos 41

 O propósito do processo é geralmente alcançado ◦ talvez de uma forma não planejada e acompanhada  As pessoas da organização reconhecem que uma ação deve ser executada e quando isto deve ser feitos  Existem produtos de trabalho para o processo e eles evidenciam a satisfação do propósito do processo 42

 O processo produz produtos de trabalho de acordo com procedimentos específicos ◦ Processo planejado e acompanhado  Os produtos de trabalho são conforme os padrões e requisitos especificados  A execução do processo passa a construir produtos de trabalho que satisfazem os requisitos de qualidade especificados, dentro do cronograma de tempo e dos recursos necessários 43

 O processo é executado e gerenciado utilizando um processo definido  A implantação de um processo usa uma versão customizada e aprovada de um processo padrão  O processo utiliza um processo padrão que é capaz de atingir seus resultados definidos 44

 O processo definido é executado consistentemente na prática, dentro de limites de controle definidos  Medições detalhadas de desempenho são coletadas e analisadas  A qualidade dos produtos é conhecida de forma quantitativa  O processo passa a ser executado consistentemente dentro de limites definidos para atingir seus resultados 45

 O desempenho do processo é continuamente melhorados  O processo atinge repetibilidade em atingir suas metas de negócio definidas  Otimização contínua do processo envolve experiências de idéias e tecnologia inovativas  O processo definido e padrão a ser alterado e adaptado para atingir de forma efetiva os objetivos correntes e futuros do negócio 46

 A define os requisitos para uma avaliação compatível com a inclui os principais elementos de um processo de avaliação de processo. 47

48

49

 Um valor tem que ser atribuído a cada atributo de processo, baseado nos dados validados.  composta pelos seguintes quatro valores: ◦ “N”: o atributo não foi atingido pelo processo; ◦ “P”: o atributo foi atingindo apenas parcialmente pelo processo; ◦ “L”: o atributo foi atingido largamente pelo processo; e ◦ “F”: o atributo foi atingido completamente (em inglês, fully) pelo processo. Para estar em um nível de capacidade, um processo tem que ter notas “L” ou “F” nos atributos do nível e “F” em todos os atributos dos níveis anteriores. 50

51

 A ISO/IEC descreve um guia para orientação da melhoria de processo, tendo como referência um modelo de processo e como uma das etapas a realização de uma avaliação de processo 52

1 - Examinar necessidades da organização 2 - Inicia processo de melhoria 3 - Avalia Processo 4 - Planeja Melhoria 5 -Implementa melhoria 6 - Confirmar melhoria 7 - Matem melhoria 8 - Monitorar desempenho 53

54

55 QuemPorqueComoQuando Organizações de software O que fazer para melhorar o processo de software Guia para Gerenciar o processo e práticas Guia de referência Documentos de treinamento Durante o desenvolvimento ou revisão do processo de software Avaliadores do Processo Determinar como as organizações gerenciam processos de software e seus resultados Lista de Verificação Antes e durante a avaliação do processo de software

57

58 Fonte: César, Ana Cristina Freitas ASPECTOS ABORDADOS ISO ISO/IEC CMMSPICE /ISO OBJETIVOS Certificar a empresa de acordo com o contrato de fornecimento do software. Estabelece um entendimento para todos os processos envolvidos com software. Motivar a capacitação da organização de acordo com níveis estabelecidos. Motivar a capacitação, promover melhoria e ter o conhecimento e avaliar os processos. NORMAsim nãosim ABORDAGEM Verificação de acordo de processos a padrões documentados È dado o conceito dos processos para aquisição, fornecimento, operação e manutenção de software. Avaliação dos processos e enquadramento da empresa em um dos níveis de maturidade. Avaliação dos processos da empresa em relação a níveis de capacitação. ORGANIZAÇÃO ALVO Empresa que precisa de uma certificação Empresa em geral Empresa que necessita da comprovação formal de sua capacidade. Empresa em geral ÓRGÃO DE DESENVOLVIMENTO ISO SEI – Software Engineering Institute ISO/IEC

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60  Não pressupõe modelos de ciclo de vida de software, tecnologias de software ou metodologias de desenvolvimento  Na prática, uma avaliação de processos de software é conduzida utilizando o Modelo de Avaliação de Processos e não o Modelo de Referência de Processos  Modelo para definir modelos de avaliação

61

 Software Process Improvement and Capability dEtermination ◦  Melhoria e Avaliação de Processo com ISO/IEC (SPICE) e CMMI ◦ Texto acadêmico – UFLA  César, Ana Cristina Freitas César. Aplicando Padrões de Qualidade no Sistema de Referência Bibliográfica ◦ Texto acadêmico – FIP  /Page4.html /Page4.html 62

  t_is15504/ t_is15504/  Lima,Geovane Nogueira. SPICE/ ISO ◦ Apresentação  Costa, Keilla. SPICE ◦ Apresentação  Salviano, Clenio F MPE - Desenvolvendo um Método para Avaliação de Processos de Software em MPEs Utilizando a ISO/IEC 15504,  Salviano, Clenio F. Novidades dos modelos do CMMI, SPICE/ISO e MPS-BR,

 Salviano, Clênio Figueiredo. Livro: Melhoria e Avaliação de Processo de Software com o Modelo ISO/IEC : 2006  Fernandes, Jorge H.C. SPICE e ISO 15504, 2004  Cortês, Mário L. Modelo de Qualidade de SW,

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 Lembrem-se: “Conhecimento não se transfere, conhecimento se constrói” Paulo Freire 66

Aluna: Ana Cristina Freitas César Recife,