Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAyrton Chaves Fialho Alterado mais de 5 anos atrás
2
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
3
O Programa Formare Estrutura um ambiente de aprendizagem dentro da empresa Utiliza os profissionais da empresa como educadores Atende público em situação de risco e gera transformação social Forma profissionais de alto potencial para a empresa Transforma a empresa numa organização de aprendizagem Promove desenvolvimento dos colaboradores da empresa
4
FORMARE SOCIAL FORMARE APRENDIZ
Responsabilidade social Empresa como agente de transformação. Ensino focado na formação profissional de jovens para o mercado de trabalho, incluindo a própria empresa Atendimento à Lei de Aprendizagem. Mantém a base do Formare Social, com ajustes de acordo com exigências da Lei.
5
ESTRUTURA CURRICULAR Base Instrumental Base Tecnológica
Formação geral para o mundo do trabalho. Desenvolve e aperfeiçoa competências necessárias a todo tipo de trabalho. Base Tecnológica Desenvolve competências específicas de funções demandadas pelo negócio da empresa e pelo segmento de mercado. Base Integradora Projeto integrador e prática profissional integrando o currículo, além de atividades flexíveis (artes, teatro, línguas, projetos comunitários, etc.)
6
NOSSO CONCEITO Base Instrumental
Organização Empresarial Matemática Aplicada e Lógica Relacionamento e Trabalho em equipe Comunicação Oral e Escrita Informática Aplicada Saúde, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
7
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
8
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
9
DOCUMENTOS DO CURSO MATRIZ CURRICULAR
10
DOCUMENTOS DO CURSO PERFIL PROFISSIONAL
11
DOCUMENTOS DO CURSO SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
12
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
13
Estamos adotando uma nova metodologia de desenvolvimento de competências.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
14
TRANSFORMAÇÕES NOSSO CONCEITO 2. Como funciona?
Integra teoria e prática Estruturada em situações de aprendizagem que exigem o exercício da competência Situações de aprendizagem descritas em planos de ensino Os planos de ensino apoiam a ação do educador Aluno como centro e protagonista de sua própria aprendizagem Educadores atuam como mediadores da aprendizagem seguindo o plano de ensino Avaliação de aprendizagem por competência NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
15
Competência Ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e valores e permite desenvolvimento contínuo.
16
Situação de aprendizagem: definição
Conjunto organizado e articulado de ações a serem realizadas pelos alunos, propostas e orientadas pelo docente, envolvendo pelo menos um ciclo de ação-reflexão-ação, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências.
17
Situação de aprendizagem: o ciclo ação-reflexão-ação
18
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
19
Manuais e planos de curso
Instrumentos e ações pedagógicas PARA COORDENADORES Manuais e planos de curso Atualização dos manuais de apoio; Consolidação dos documentos do curso: - Perfil profissional; - Matriz curricular; - Definição das competências por unidade curricular (disciplinas); - Lista de conteúdos e de atividades práticas; NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
20
PARA ALUNOS NOSSO CONCEITO Instrumentos e ações pedagógicas
Guia do Aluno Formare, estão sendo escritos para uso do aluno. NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
21
Formação de educadores
TRANSFORMAÇÕES Instrumentos e ações pedagógicas PARA EDUCADORES Plano de ensino Os planos facilitarão o trabalho do educador substituindo gradativamente os cadernos Formare. Serão organizados em situações de aprendizagem. A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem. Formação de educadores Novos cursos de formação pedagógica oferecidos pela Fundação Iochpe de forma presencial e também a distância. Comunidade de prática Ambiente virtual para registro e troca de melhores práticas de ensino em relação a cada uma das competências em desenvolvimento.
22
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
23
COMPETÊNCIAS ALVO PROMOVER O PROGRAMA FORMARE NA EMPRESA Representar o Programa Formare na empresa Disseminar o objetivo do Programa e propósito da formação dos jovens Estabelecer rede de relações com parceiros (internos e externos) Coordenar estratégia de marketing e comunicação junto à área responsável Captar e sensibilizar Educadores voluntários Compartilhar informações com grupo de coordenação Executar procedimentos de seleção de alunos Criar mecanismos de participação/interação
24
IMPLEMENTAR E DESENVOLVER CONTINUAMENTE O PROJETO PEDAGÓGICO DO FORMARE.
Acompanhar a desenvolvimento do Programa Formare Acompanhar a execução do plano de curso e da metodologia de desenvolvimento de competências Acompanhar e assessorar o desenvolvimento do trabalho do educador Orientar adaptações nos Planos de Ensino conforme necessidades da turma Estruturar e coordenador o plano semanal da turma Atualizar dados periodicamente nos sistemas de gestão Fiscalizar o cumprimento da legislação (Lista TIP, LDB, CMDCA) e do projeto pedagógico Formare Criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo Orientar alunos sobre direitos e deveres Valorizar a participação dos alunos no projeto pedagógico Planejar reuniões com equipes de trabalho Auxiliar na avaliação periódica dos alunos Coordenar a Prática Profissional dos alunos
25
OBRIGADO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.