3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Brasileiro de Apoio às Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Micro e Pequenas Empresas 3ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Advertisements

Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
I MPLEMENTAÇÃO DA N OVA G OVERNANÇA DO C ONSED J UNHO | 2016.
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
Ações e Parcerias da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará Teresa Lenice N. G.Mota Secretária Adjunta Fortaleza, 03/12/2010.
Palmas - TO, novembro de 2014 Joaquim Carlos Parente Júnior Secretário da Fazenda Secretaria do Planejamento e Orçamento PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL.
CAMPINAS. Entidades de Apoio “Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar” Empresas e Empreendedores “Temos bons Projetos mas não conseguimos.
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - FUNCAP SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR - SECITECE.
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
Seminário Internacional Estratégias Legislativas para o Investimento Privado em Ciência, Tecnologia e Inovação Alocação dos Recursos do MCTI na Ciência,
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
2ª Encontro do Fórum de Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do RS
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Apresentação ao Pleno do CONIF Maceió/AL, 07 de dezembro de 2016
Linhas e mecanismos de financiamento do FNI
Lattes Extrator Maio/2017.
Coordenadoria do Núcleo de Pesquisa
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Orientação estratégica na governação do ES em Moçambique
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Figura 01: Determinantes dos sistemas de Inovação
Sistemas Integrados de Gestão
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Cursos Palestras TREINAMENTOS
Por sugestão do Cylon, convidado para Secretário-Geral da 3a. CNCTI.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial
A PESQUISA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
FONTES DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA EM BIOTECNOLOGIA:
Relatório de Autoavaliação Institucional
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
EXPERIÊNCIA DA INCUBADORA DE COOPERATIVAS – INCUBACOOP
GESTÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Financiamento de Projetos e Responsabilidade Socioambiental
Agosto 2012.
Eduardo Manuel de Freitas Jorge
17/09/2018.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
INOVAÇÃO EM BIBLIOTECAS E UNIDADES DE INFORMAÇÃO
Presidente Área Legenda: Estrutura não orgânica Direção de Serviços
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO
Política de Gestão de Riscos da UFCSPA
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Mauro Oliveira Parque Tecnológico Virtual e Inteligente,
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Desalinho entre Politica Industrial e Politica Educacional
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
PROPOSTA DE ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DA MUDANÇA1
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
Proposta de Gestão para a CPq Prof. Dr
Administração de Projetos;
I SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA
Mesa redonda Contribuições da Pesquisa Aplicada e da Inovação para o Desenvolvimento do País Eduardo Bemfica Chefe da Seção de Difusão Regional de PE INPI.
Novo Marco Legal de CT&I e os principais destaques para os ambientes de inovação SEMINÁRIO: IMPACTOS DO MARCO LEGAL DE CT&I PARA OS AMBIENTES DE INOVAÇÃO.
FORMAÇÃO PARA NOVOS GESTORES QUADRIÊNIO
Marco Legal da Inovação no Brasil
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Ministério das Relações Exteriores
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
Transcrição da apresentação:

3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário Executivo -ABIPTI Brasília 23/03/2005

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Conceituação Instituição de Pesquisa Instituições cuja missão é a busca do conhecimento e a prestação de serviço para a solução de problemas prioritários da sociedade. ( Jacques Marcovitch)

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Perfil do Sistema Nacional de CT&I Organizações e instrumentos de política de CT&I  Institutos de P&D Governamentais Estaduais  Institutos de P&D Governamentais Federais – Rede MCT (22 unidades)  Instituições de P&D cativos de empresas (ANPEI/ABIPTI e outros)  Sistema SENAI/CENTEC’S – Centros Nacionais de Tecnologia (49 unidades)  Sistema SEBRAE – Unidades e Centros de Design (100 unidades)  Entidades Tecnológicas cadastradas no SEBRAETEC (506 unidades)  Unidades descentralizadas da EMBRAPA (38 unidades)  Secretarias Estaduais de C&T (26 unidades)  Secretarias Municipais de C&T (58)  Fundações de Amparo à Pesquisa (21 unidades)

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Perfil do Sistema Nacional de CT&I Organizações e instrumentos de política de CT&I (recortes distintos)  Centros Vocacionais Tecnológicos – CVT (CE 79)  Centros Tecnológicos MCT - meta novos centros  Incubadoras tecnológicas incubadoras – (fonte ANPROTEC)  Parques Tecnológicos - 10 unidades – (fonte ANPROTEC)  Instituições de Ensino Superior – unidades de P&D  Telecentros - 22 unidades instaladas (fonte STI/MDIC)  Museus e Centros de Ciência - 35 unidades – (fonte IBICT)  Associações científicas - 96 unidades –(fonte IBICT)  Instituições de C&T instituições, cerca de unidades administrativas órgãos – (fonte PROSSIGA – IBICT).  Centros Especializados do IBAMA - CE`s (20 unidades – FONTE IBAMA)  Rede INPI - 39 unidades – representações, postos, divisões regionais – (fonte INPI)

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Perfil do Sistema Nacional de CT&I Organizações e instrumentos de política de CT&I (Fapesp)  Instituições de P&D – Centros Tecnológicos (84)  Órgãos de Coordenação e Gestão em C&T (126)  Agências de Fomento, órgãos Financiadores, Bancos de Desenvolvimento (32)  Agências Reguladoras e de Normalização (31)  Entidade de Ensino Superior e Técnico (241)  Instituições Estatísticas e de Informação Tecnológica (25)  Academia de Ciências, Associações de P&D e Entidades sem fins Lucrativos (25)  Programas Tecnológicos – Fundos de C&T (108)  Portais, Serviços e Sistemas de Informação em C&T – Brasil (108)

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Perfil do Sistema Nacional de CT&I Organizações e instrumentos de política de CT&I - Pesquisa em saúde  Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose - 47 unidades de P&D (fonte CNPq/MS)  Institutos de investigação em Imunologia - 10 unidades (fonte CNPq/MS)  Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual - 22 unidades (fonte CNPq/MS)  A pesquisa em saúde no Brasil é realizada por cerca de grupos de pesquisa, com pesquisadores ( doutores) e circunscreve entre 25% e 30% do esforço global de pesquisa no Brasil (fonte MS)

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Papéis dos Institutos de P&D  Pesquisa e desenvolvimento  pesquisa aplicada  pesquisa fundamental  Serviços Tecnológicos  metrologia  certificação – avaliação da conformidade  tecnologias de gestão  informação tecnológica  design  análises, testes/ensaios controle de qualidade, prototipagem  etc.  Treinamento - Ensino de engenharia  Produção de bens em plantas piloto  Aperfeiçoamento de processos e redução de custos  Aperfeiçoamento de produtos e análise de valor  Desenvolvimento de processos e produtos  Estudos econômicos  Estudos técnicos prospectivos

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Instrumentos de políticas em CT&I  PITCE  Lei da Inovação  ABDI  CGEE  Área de Institutos – FINEP  Fundos Setoriais

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Principais problemas  Falta de atualização dos planos e programas de desenvolvimento C&T;  Inexistência de planos de desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito regional e estadual;  Falta de definição de prioridades na alocação de recursos;  Falta de definição de competências entre órgãos do sistema governamental de C&T;  Falta de continuidade no apoio a programas prioritários;  Rigidez administrativa e política salarial inadequada para as instituições que dependem de subvenção do poder público;  Rivalidade entre as instituições pelo acesso a recursos;  Predominância de atividades de rotina. (JM – 1978)

Seminário Temático - Papel dos Institutos de Pesquisa Principais problemas (fonte: Projeto Excelência na Pesquisa Tecnológica – ABIPTI/FINEP)  Existência de pesquisadores/projetos isolados com falta de foco no cliente;  Poucos recursos direcionados para a função de marketing;  Falta de visão empresarial;  Inexistência de estratégia institucional;  Desconhecimento da demanda – ausência de “cultura” para a pesquisa de satisfação do cliente;  Pressão governamental pela busca de auto-sustentação financeira;  Ausência de práticas disseminadas de gestão organizacional;  Gestão das informações e conhecimentos ineficientes  Gestão de processos internos  Gestão econômica e financeira  Ausência de “cultura” de cooperação técnica internacional;  Modelos organizacionais ineficientes;

3º Conferência Nacional de CT&I Seminário Temático Geração de Riqueza – o Papel dos Institutos de Pesquisa Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque Secretário Executivo – ABIPTI