NOVOS CATECISMOS. Novo contexto sócio-cultural e religioso a difusão e crescimento da indiferença religiosa e do fenómeno da descrença A crise do processo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
Advertisements

NOVOS CATECISMOS.
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã 3 a parte Itinerário conforme as idades Adultos.
BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA.
2a parte Orientações para uma ação pedagógico-pastoral no processo de Iniciação à Vida Cristã Itinerário Catequético.
PROGRAMA PASTORAL DIOCESE DO FUNCHAL 2016/2017. TEMA: VIVER EM IGREJA A ALEGRIA DE SER CRISTÃO.
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
O que é a missa ? Por que a missa foi instituída? Como participo da missa? Porque devemos participar da missa, enquanto família?
1.
bíblica da vida e da pastoral
LEMA DO SECRETARIADO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ |
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual
vida plena para todos Urgências na Evangelização
Acolher a Luz Vivência do Advento e Natal em Família
Santo Livro Sinagoga de Nazaré.
Pastoral Vocacional Congregação das Servas de Maria do Brasil.
PREPARAR A CATEQUESE.
INDICAÇÕES PARA DINAMIZAR
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Iniciação à vida cristã
O CONGRESSO DAS FLORES.
Encontro para catequistas do Batismo
Escola Paroquial de Pais
Uma Voz no deserto.
própria revelação do Pai e do seu amor, manifesta
Motivação.
EMRC E A FAMÍLIA.
Os 10 mandamentos do Missionário.
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Vigília Pascal.
Terceira Parte.
TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16 SALMO– Salmo 88 (89) II LEITURA – Rom 16,25-27 EVANGELHO – Lc 1,26-38.
2009 Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
Caminhada Pastoral e a Assembleia Diocesana de 2018
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
AMBIENTAÇÃO E ESQUEMAS Prefácio de Dom Mauro Montagnholi :
Implicações Práticas e Conclusões.
4º CATECISMO TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA
3º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Novos Casais e a Amoris Laetitia
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
Missão 2010 Catequese e Missão Edições Salesianas.
PREPARAR A CATEQUESE.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
PASTORAL VOCACIONAL PAROQUIAL PRIMEIRAS IDÉIAS.
Chamados a trabalhar na vinha do Senhor
Santas Missões Populares
A VOCAÇÃO.
Maria da Assunção.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Amou-nos até o fim.
A vida na comunidade A experiência cristã não é individualista. implica a integração numa comunidade seguidora de Jesus.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
A celebração de Pentecostes
EMRC.
Santidade e vida cristã
Transcrição da apresentação:

NOVOS CATECISMOS

Novo contexto sócio-cultural e religioso a difusão e crescimento da indiferença religiosa e do fenómeno da descrença A crise do processo de iniciação cristã

Novo contexto A crise de credibilidade da Igreja, sobretudo da sua dimensão institucional O divórcio entre a fé a vida e entre a fé e a cultura,

Novo contexto Parece verificar-se menos abertura à fé O modelo tradicional da comunicação da fé foi posto em causa no seio de uma sociedade pluralista, pluricultural, plurireligiosa racionalista e secularizada.

Novo contexto a sociedade tornou-se numa espécie de supermercado em que é oferecida uma pluralidade de estilos de vida e de modelos de valores que os incarnam, tantos deles estranhos ou opostos ao Evangelho. O cristianismo aparece como uma voz entre tantas outras.

Novo contexto Quebrou-se o pacto de comunicação entre as gerações que vivem em universos culturais diferentes mesmo dentro da própria família e que se repercute ao nível da fé. Assiste-se à perda da memória cristã e ao alastrar do analfabetismo religioso.

Novo contexto Ficou debilitada a transmissão da fé. O ambiente familiar social e cultural já não serve de suporte à fé. Esta é cada vez mais fruto de uma escolha pessoal.

O homem tem sede de Deus Criado por Deus e para Deus, procura a verdade, a beleza e o amor que só em Deus se encontram em plenitude. As gerações actuais continuam a mostrar abertura à transcendência e ao mistério.

Novas Orientações Catecismo da Igreja Católica (1992) Directório Geral da Catequese (1997) Para que acreditem e tenham a vida - Orientações para a catequese actual da Conferência Episcopal Portuguesa (2005)

Catequese evangelizadora Adoptar um carácter missionário procurando assegurar a adesão à fé. Para isso precisa de ir ao encontro da vida real dos catequizandos e de ter em conta as suas questões e experiências de modo a responder-lhes.

Catequese evangelizadora Convidar constantemente a uma atitude de conversão ao Senhor em ordem ao crescimento na santidade pessoal e ao compromisso com o testemunho do Evangelho no mundo.

Catequese evangelizadora Centrar-se no kerigma, ou seja, na pessoa de Jesus Cristo Ressuscitado e no Seu mistério de salvação. Jesus Cristo deve ser apresentado como Boa Nova, fonte de esperança e de sentido para a vida humana e para as questões das pessoas e da sociedade.

Tarefas fundamentais da catequese Favorecer o conhecimento da fé Educação litúrgica Formação moral Ensinar a rezar Educação para a comunidade e para a missão

Os novos Catecismos Introdução à “lectio divina” isto é, à leitura da Sagrada Escritura feita “segundo o Espírito” que habita na Igreja. As passagens bíblicas deverão, por isso, ser contextualizadas com uma breve introdução que as situe e uma breve conclusão que destaque a mensagem principal.

Os novos Catecismos As catequeses serão relacionadas com a celebração da liturgia e com os tempos litúrgicos fortes de modo a levar a viver na celebração o que se aprende na catequese. A liturgia deve ocupar um lugar de relevo no catecismo.

Os novos Catecismos Os catecismos procuram apresentar e interpretar os sinais e testemunhos visíveis de vida cristã, como: vidas de santos; símbolos litúrgicos; património religioso; manifestações culturais da fé cristã; expressões da piedade e da religiosidade popular.

Os novos Catecismos A linguagem deve ser viva, narrativa, fiel à linguagem da Igreja e ligada à cultura actual, com um fio condutor linear e acessível.

Os novos Catecismos A oração deve também fazer parte de cada acto catequético e ser proposta, nesse sentido, pelos catecismos.

Os novos Catecismos Cada encontro integra uma breve síntese doutrinal que permita o acesso à memória da Igreja, colhida do Catecismo da Igreja Católica ou do Magistério.

Os novos Catecismos Cada acto catequético deverá conduzir ao encontro com Cristo e ao compromisso de aplicação na vida quotidiana. Nesse sentido, deverá ser continuado por actividades concretas.

Os novos Catecismos Na catequese de infância e adolescência, os catecismos deverão fazer algumas propostas para chamar a família a colaborar na transmissão da fé.

Os novos Catecismos Um itinerário com fases que correspondam a níveis de crescimento, celebradas com ritos próprios. É necessário que a passagem das fases corresponda à aquisição de capacidades e competências, à aprendizagem de gestos e à assimilação de conhecimentos.

Os novos Catecismos Uma relação mais forte da catequese com a liturgia. Na liturgia os catequizandos experimentam o que ouvem na catequese e descobrem os sinais visíveis da presença e acção de Deus; por isso, a catequese deve iniciar aos espaços, gestos, comportamentos, símbolos, ritos celebrativos.

Uma ligação mais forte da catequese à comunidade cristã, sua origem, ambiente e meta. A comunidade cristã é chamada a acolher e a acompanhar o itinerário de crescimento na fé.

Objectivos Gerais - Proporcionar um conhecimento cada vez mais profundo da Mensagem de Cristo (CT, 20);

Objectivos Gerais Favorecer a adesão global a Jesus Cristo e ao plano salvífico de Deus n’Éle revelado (CT, 5 e 19);

Objectivos Gerais Suscitar a conversão aos valores do Reino – a moral cristã (DGC, 85)

Objectivos Gerais Fazer amadurecer as atitudes próprias da vida cristã – a fé, a esperança, a caridade;

Objectivos Gerais Iniciar à vida cristã em comunidade: o serviço, a abertura e o diálogo, a liturgia e a oração (DGC, 85), a opção vocacional, a missão (DGC, 86).

INFÂNCIA I ETAPA - Inserção na comunidade 1° AnoJESUS GOSTA DE MIMFesta do Acolhimento 2° AnoENSINA-NOS A REZARFesta do Pai-Nosso 3° AnoEM TI, VIVEMOSFesta da Eucaristia II ETAPA - A vida da fé 4° AnoAO ENCONTRO... de JESUS Entrega da Bíblia 5° AnoÀ DESCOBERTA... do PAIEntrega do Credo 6° AnoNA FORÇA... do ESPÍRITO Festa da Fé ADOLESCÊNCIA III ETAPA - Sentido cristão da vida 7° Ano PROJECTO MAISBem-aventuranças 8° AnoSOMOS MAISFesta da Vida IV ETAPA - Compromisso cristão 9° Ano O DESAFIO DE VIVERCelebração de Compromisso 10° AnoA ALEGRIA DE CRERFesta do Envio

1ª Etapa - Inserção na Comunidade É uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja.

2a Etapa - A vida da fé Esta etapa é dedicada à primeira síntese da fé cristã. Ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária

3ª Etapa - O sentido cristão da vida É uma fase de descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida e para a resolução das grandes questões existenciais.

4ª Etapa - O Compromisso cristão Esta última etapa do itinerário de dez anos quer ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial. Tem ainda em conta a uma nova síntese da fé, agora no horizonte adolescente e juvenil

Conteúdos

Profissão de fé O homem é capaz de Deus Deus ao encontro do homem A resposta do homem a Deus Creio em Deus Pai Creio em Jesus Cristo, Filho Único de Deus Creio no Espírito Santo Creio na Igreja – Povo de Deus e Corpo de Cristo – una, santa, católica, apostólica; Creio na vida eterna Maria, mãe da Igreja

A vida em Cristo A vocação do Homem – a vida no Espírito A dignidade da pessoa humana A comunhão humana A salvação de Deus: a lei e a graça Os dez mandamentos As bem-aventuranças O seguimento de Cristo Ser cristão hoje

A Celebração do Mistério Cristão Os sete sacramentos da Igreja, encontros com Deus Os sacramentos da Iniciação Cristã Os sacramentos de cura Os sacramentos do Serviço da Comunhão

A oração cristã A oração na vida cristã A oração na Bíblia A Igreja, comunidade orante A oração do Pai Nosso

Conteúdos antropológicos O homem novo revelado em Jesus Cristo O ser humano – ser em relação A liberdade humana O sentido da existência humana O mistério da vida e da morte

novidades O diálogo inter-religioso e ecumenismo (DGC, ) A ecologia A globalização Multiculturalidade (DGC, 193)

novidades Refugiados e migrações Nova abordagem da sexualidade Novas espiritualidades (DGC, 201) Novos movimentos sociais A religiosidade popular (DGC, 195)