André Olivieri de Albuquerque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Advertisements

AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: MOTOR DE PARTIDA PARTE 02.
1. VERIFIQUE O FUSÍVEL DA PARADA DE EMERGÊNCIA.
O ELEVADOR NÃO LEVANTA - VERIFICAÇÃO ELÉTRICA. 1. COM O MOTOR DESLIGADO, LIGUE A CHAVE DE IGNIÇÃO. MANTENHA O INTERRUPTOR DO ELEVADOR NA POSIÇÃO DE SUBIDA.
O ELEVADOR NÃO ABAIXA - VERIFICAÇÃO ELÉTRICA. 1. COM O MOTOR DESLIGADO, LIGUE A CHAVE DE IGNIÇÃO. MANTENHA O INTERRUPTOR DO ELEVADOR NA POSIÇÃO DE DESCIDA.
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
André Olivieri de Albuquerque
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRANSFORMADOR.
Simulador de Processos Industriais
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
Sensor de detonação e VSS PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE.
AULA – Baterias Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação.
O LIMPADOR DO PÁRA-BRISA CENTRAL NÃO FUNCIONA. O LIMPADOR DO PÁRA-BRISA CENTRAL NÃO FUNCIONA. 1. VERIFIQUE O FUSÍVEL DO LIMPADOR / LAVADOR DE 20 AMP.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ALTO-FALANTE.
PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
AULA – Esquemas elétricos Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação.
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 2995.
RELÓGIO COMPARADOR. O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos.
PARTIDA DE MOTORES DE INDUÇÃO Na partida os motores de indução solicitam da rede elétrica uma corrente (I p ) da ordem de 6 a 10 vezes a corrente.
NOS TEMPOS ATUAIS, É CONSTANTE A EXIGÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO NOS MÉTODOS DE PRODUÇÃO, MEDIANTE A AUTOMAÇÃO E O CONTROLE DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS. SENDO.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos básicos à Correção da fator de potência; Específicos: Apresentar os conceitos de potência alternada e contínua;
TB 100%.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Relés Automotivos Definição Características
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
ELETRODINÂMICA BÁSICA
TRANSFORMADORES Fonte: itu.olx.com.br.
Professor Bruno Nascimento
Motores Monofásicos e de propósitos especiais
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
Ciências da Natureza e suas
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Estudo de curto-circuito e de seletividade
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Mancais de Deslizamentos. Tuma 1D3B Rogério n° 28 Altino n° 04 Vagner n° 32 Tiago n° 30 Felipe n° 36 Prof.: Roberto Santos.
Aula 11: Lei de Biot e Savart
DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
RELÉS.
Mancais e Lubrificação
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Procedimentos de Segurança
Verificação das instalações eléctricas
Iluminação de Emergência
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Eletricidade Prof: Witallo Souza.  RESISTOR Você sabe como? Ligar uma lâmpada de tensão 110V em uma rede de 220V sem que ela queime?
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
NR 18.
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Equipamentos de Transformação Prof. Vilmair E. Wirmond, M.Sc.
Indução Eletromagnética
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
ELEMENTOS DE FIXAÇÃO. Sumário: Introdução Tipos ELEMENTOS DE FIXAÇÃO Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças. Qualquer construção, por.
Animações GERAÇÃO DE CORRENTE ALTERNADA TRIFÁSICA TENSÃO LINHA E TENSÃO DE FASE – ESTRELA / TRIÂNGULO.
Métodos de Diagnósticos de Máquinas
Prof. Elmer Pablo Tito Cari
CRITÉRIO DE CAPACIDADE DE CORRENTE PARA ESCOLHA DE CONDUTORES
Transcrição da apresentação:

André Olivieri de Albuquerque Instrutor André Olivieri de Albuquerque Instrumentação AULA - Motor de partida

Sistemas de partida Estrutura básica do motor de partida Tipos de motores de partida Instalação do sistema de partida;

Sistemas de partida Vencer resistências de partida; Disponibilidade permanente de partida; Potência de partida em diferentes temperaturas; Longa durabilidade; Construção robusta Pouco peso; Operação livre de manutenção.

Funcionamento 1° Estágio - Posição de repouso - Motor de partida sem corrente - A mola da chave magnética mantém a ponte de contato na posição de repouso

Funcionamento 2° Estágio Estágio de ligação 1: Chave de partida é acionada. A bobina de atracamento, a bobina de retenção da chave magnética, a bobina de campo e o induzido recebem corrente elétrica - O induzido começa a girar lentamente e o pinhão engrena na cremalheira

Funcionamento 2° Estágio A Estágio de ligação 2: - A ponte de contato da chave magnética liga imediatamente a bobina de campo e o induzido. - O pinhão procura engrenar-se.

Funcionamento 3° Estágio - Estágio de ligação 3: alavanca de comando na posição final. Pinhão engrenado. - A ponte de contato liga imediatamente a bobina de campo principal. - O motor de partida tem torque total e o motor do veículo é acionado.

Instalação Dependendo do tipo, podem ser instalados : no volante, ao lado do bloco do motor atrás do volante, com flange ou em cavalete. Os modelos pequenos e médios são fixados, geralmente, por flange de dois furos.

Motores de partida maiores possuem flange SAE Motores de partida maiores possuem flange SAE. Em vários tipos de veículos, foi previsto um apoio adicional para diminuição da vibração.

Na fixação por cavalete são usadas abraçadeira reforçadas.

Desmontagem Primeiro procedimento é detectar se o problema está no motor de arranque. Para isso, escute atentamente as reclamações do cliente. Depois, faça um teste de bateria, para checar se está funcionando corretamente.

Dê a partida, e fique atento ao barulho Dê a partida, e fique atento ao barulho. Utilize o interruptor de simulador de partida, conectado à bateria, e meça a queda de tensão da partida, que deve ser de aproximadamente 9 Volts.

Antes de desmontar o motor de partida, verifique o acessórios, que podem ser comprometidos sem a bateria. Somente depois desligue-a. Desconecte o polo positivo da bateria para evitar um curto circuito no carro. Desconecte a parte elétrica e solte os parafusos. Em seguida, leve o motor de partida para uma bancada para abrir a peça.

Manutenção Por sua concepção e funcionamento, o motor de arranque não apresenta danos, principalmente em veículos novos. É um componente que funciona somente na hora da partida e depois não trabalha mais, em compensação é o maior consumidor de bateria, já que trabalha sem a ajuda do alternador”.

Avaliação a)  Teste a tensão da bateria e verifique se os cabos e os terminais estão limpos, em bom estado e não apresentam mau contato. b)  Se escutar um estalo ao virar a chave e o motor não girar, é sinal de que a chave magnética recua e empurra o pinhão corretamente, fazendo com que entre em contato com o volante.

c)  Barulhos do metal do pinhão batendo no volante significam que o primeiro estágio foi cumprido e o próximo estágio é que não está funcionando, nesse caso, o induzido pode estar com defeito, devido à falta de rotação ou de contato da chave magnética. Meça as espirais do induzido, conforme a indicação do fabricante, e faça um teste para ver se estão em curto-circuito e/ou curto-circuito na carcaça, o mesmo se aplica com as escovas do induzido.

d)  Os fios de cobre são isolados por uma camada especial (verniz) e quando enrolados não podem dar curto-circuito. e)  Desgaste nos dentes do pinhão acontecem quando a chave na ignição é mantida por muito tempo depois que o motor funciona. Nesse caso, é necessário trocar o pinhão e às vezes, até o volante, dependendo do estrago.

f)  Desgaste natural das escovas, que ficam em contato com o induzido, é a avaria mais comum. Fique atento quando girar a chave de ignição e não ouvir barulho no atracamento do pinhão. g)  Relés de comando no painel de fusíveis também devem ser verificados.

h) Outros defeitos específicos: LINHA PALIO :HÁ UMA INCIDÊNCIA DE FALHA INTERMITENTE NA PARTIDA DE VEÍCULOS DA FAMÍLIA FIAT PALIO (STRADA-WEEKEND-SIENA). NESTE CASO A FALHA OCORRE NA PARTIDA TRAVADA E PRESA, GERALMENTE COM O MOTOR AQUECIDO, OU SEJA NA PARTIDA COM O MOTOR QUENTE. 34

ASSIM QUE O MOTOR ESFRIA, CERCA DE 10 A 15 MINUTOS, A PARTIDA FICA NORMALIZADA, O QUE DIFICULTA MUITO O DIAGNÓSTICO, E MUITAS VEZES É TROCADA A BATERIA E/OU O MOTOR DE PARTIDA DANDO OU NÃO A SOLUÇÃO DO PROBLEMA. A IGNIÇÃO É ESTÁTICA (SEM DISTRIBUIDOR) PORTANTO O PROBLEMA NÃO PODE SER NA IGNIÇÃO. 35

SOLUÇÃO 1: NA TROCA DO MOTOR DE PARTIDA, O PROBLEMA CESSOU. NA VERDADE APENAS UM COMPONENTE ESTAVA DEFEITUOSO E ESTE ERA O INDUZIDO. HÁ UM PROBLEMA DE EMPENAMENTO DO INDUZIDO EM 0,5 MM DESTA LINHA, VISUALIZÁVEL APENAS COM RELÓGIO COMPARADOR. 36

SOLUÇÃO 2: NA TROCA DE MOTOR DE PARTIDA O DEFEITO NÃO CESSOU. VERIFICAR CABOS DA BATERIA, REALIZANDO DOIS TESTES DURANTE A PARTIDA: ATERRAMENTO DO MOTOR TENSÃO NO POSITIVO DA CHAVE MAGNÉTICA. O CABO QUE APRESENTAR DEFEITO DEVERÁ SER TROCADO. 37

VEÍCULOS ANTIGOS QUE POSSUEM CABO POSITIVO MUITO LONGO (OPALA, POR EXEMPLO): DEVIDO AO CABO LONGO, PERDE-SE CORRENTE DE PARTIDA E O PROBLEMA SE AGRAVA AO LONGO DO TEMPO, PODENDO FAZER COM QUE O ARRANQUE NÃO ENGRENE. SOLUÇÃO: INSTALAÇÃO DE UM RELÉ AUXILIAR ENTRE O CABO DA BATERIA E A CHAVE MAGNÉTICA. 38

QUESTÕES 1) Onde o pinhão do motor de partida se engrena? O que ocorre se um dente desta engrenagem estiver quebrado? 2) Quando o motor de partida mantém-se engrenado de forma direta, quais são os componentes do circuito de carga e partida que podem apresentar defeito? 3) Qual a diferença construtiva em um motor de partida para veículos à álcool em relação a um veículo à gasolina? 39

QUESTÕES 4) Em veículos antigos, a bateria era longe do motor de partida e a fiação não tinha o diâmetro adequado para sanar esta distância. Que defeito o motor de partida apresentava? Qual é a solução técnica de menor custo para este defeito? 5) Qual defeito apresenta o motor de partida da família Palio? Como podemos solucioná-lo? 6) Uma partida pesada somente com o veículo quente pode indicar que defeito? 40

GABARITO 1) Volante do motor. O motor de partida gira em falso e pega na próxima partida. 2) - Chave magnética (Pistão mantém-se na posição de engrenamento) - Chave de ignição (quebra do contato mecânico- linha 50 constantemente ativada). 3) Número de enrolamentos do induzido e bobina de campo. 41

GABARITO 4) Tinha pouco torque na partida. Colocava-se um relé no circuito de alimentação do motor de partida (linha 30). 5) Apresenta falha intermitente na partida com o veículo quente. Soluções: Verificar a tensão nos cabos positivo e negativo da bateria, na ausência de defeito, medir empenamento no induzido, em caso de empenamento, trocá-lo. 6) De corrente nos cabos da bateria ou de junta do cabeçote queimada. 42