Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fig.1.: Comparação de vários tipos de centrais termoelétricas.
Advertisements

Aplicações da Radioatividade
RADIOATIVIDADE.
Ciências. Aula 02 Energia nuclear: vantagens e desvantagens Energia nuclear: vantagem ou desvantagem?
A evolução dos modelos atômicos Demócrito: Demócrito: no século IV a.C. afirmava que a matéria era composta de partículas indivisíveis, o átomo.
Acidentes Nucleares Nome: Rosimeire Nantes. A descoberta da energia atômica em nosso século deveria ter sido uma bênção para a humanidade. E teria sido.
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Outubro de 2011  A formação estelar de elementos químicos
É um elemento metálico, radioativo de aspecto prateado. Devido a sua intensa radioatividade brilha na escuridão com uma luz azulada.metálicoradioativo.
Energia Luminosa A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos é uma gama de comprimento de onda que o olho humano pode ver, trata- se de uma radiação.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Laboratório de Física Corpuscular - aula expositiva IF - UFRJ1 Fontes de radiação Prof. Marcelo Sant’Anna Sala A-310 (LaCAM)
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
É o fenômeno em que um núcleo instável emite espontaneamente entidades (partículas, ondas), transformando-se em outro núcleo mais estável.
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
Detectores de partículas: alguns modelos
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Importância fundamental: estarmos expostos a radiações o tempo todo;
TRABALHO DE MATERIAIS CONSTRUTIVOS CONCRETO PARA BLINDAGEM DE RADIAÇÃO
Fontes alternativas de energia
RADIOATIVIDADE.
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Ciências da Natureza e suas
Unidades do Sistema Internacional (SI)
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Radioatividade, o espectro eletromagnético e a radiação não ionizante
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Aula 5 – Física Nuclear.
Ciências da Natureza e suas
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Radioatividade e Física Nuclear 1) Conceituar Radiação; 2) Aplicar Radiação; 3) Explicar os efeitos da Radiação; 4) Definir Átomo; 5) Descrever algumas.
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
ESTUDO DO ÁTOMO Próton Nêutron Elétron.
Acidente Nuclear Fukushima
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
Energia eólica.
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
Física Moderna - Aula: 5 – Radioatividade
Radiações ionizantes Raios X,  (eletromagnéticos)
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FONTE PRIMÁRIA NUCLEAR
ESCOLA TÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Fusão e Fissão.
RADIOATIVIDADE.
Física Das Radiações Prof. Ilan Rodrigues.
Cap. 42 Física Nuclear.
ESTUDO DAS RADIAÇÕES Prof. Marcos.
Energia Nuclear Maio/2018 Valter Sales. ESTRUTURA DO NÚCLEO E ENERGIA NUCLEAR O núcleo do átomo é constituído de partículas de carga positiva, chamadas.
O que é Radioatividade? É a propriedade que os núcleos instáveis possuem de emitir partículas e radiações eletromagnéticas, para se tornarem estáveis.
Energia nuclear e hidrelétrica
RADIOATIVIDADE.
Professora Andréa Martins
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
HISTÓRICO HANNAH MAMEDE. BECQUEREL, 1896 As substancias radioativas utilizadas na Medicina Nuclear são chamadas de traçador e, porque sua passagem pelo.
ENERGIA NUCLEAR.
Objetivos Compreender o significado do termo propriedades periódicas; Compreender a utilidade da Tabela Periódica; Compreender a causa de irregularidades.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
Prof. Marcelo Sant’Anna Sala A-310 (LaCAM)
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO COM ÊNFASE NO USO, PREPARO E MANUSEIO DE FONTES RADIOATIVAS NÃO SELADAS.
AULA DE BIOSEGURANÇA EM RADIOLOGIA PROFESSOR JEOMILSON MORAES.
Partículas e decaímentos
INTRODUÇÃO À RADIOATIVIDADE Radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos,
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Efeitos da Radiação Gama na matéria durante a esterilização
Cronologia histórica dos modelos atômicos
ASPECTOS GERAIS DA MORTE CELULAR
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre FÍSICA DAS RADIAÇÕES, RADIOPROTEÇÃO E EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO Rio de Janeiro, 06 de maio de 2016.
Professora Andréa Martins
Transcrição da apresentação:

Aplicações da Radioatividade Professor:Bruno Santana Ensino Médio

Fissão Nuclear Controlada Num reator nuclear é possível controlar o processo de fissão nuclear. A energia liberada durante esse processo é usada para transformar água em vapor, o que faz movimentar uma turbina, gerando energia elétrica. O reator da usina nuclear de Angra I, cujo o combustível é urânio enriquecido, refrigerado com água leve pressurizada (PWR) mais utilizado internacionalmente.

Bomba Atômica Em 6 de agosto de 1945 uma bomba atômica, baseada na fissão do U – 235, foi detonada sobre a cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, uma bomba atômica, baseada na fissão do Pu – 239, explodiria sobre Nagasaki

Efeitos Biológicos das Radiações Proteção Requerida para as radiações , β e ɣ RadiaçãoPoder de Relativo de Penetração Proteção Requerida Alfa 1Papel, Pele Beta 1003mm de Alumínio Gama Concreto, Chumbo

A maioria das partículas  é absorvida pela superfície da camada da pele morta. Porém, se as partículas  são inaladas ou ingeridas, podem ser extremamente perigosas. A energia de seu impacto pode arrancar átomos de moléculas, os quais podem dar origem a sérias doenças e causar a morte.

A radiação β é a segunda em poder de penetração. Estes elétrons rápidos podem penetrar por volta de 1 cm no corpo antes que as interações eletrostáticas com os elétrons e o núcleo de moléculas as levem ao repouso.

A radiação ɣ é a mais penetrante podendo atravessar edifícios e corpos, e causar danos pela ionização de moléculas em sua trajetória. As moléculas de proteínas e DNA têm sido danificadas dessa forma e perdem sua função, e o resultado pode ser o câncer e outras doenças.

Medicina Nuclear O radioisótopo tem aplicação no diagnóstico e no tratamento de doenças. Um exemplo é o uso do 131 I, que emite partícula beta e radiação gama, para o diagnóstico do funcionamento da tireóide. O paciente ingere uma solução de 131 I, que vai ser absorvida pela glândula. Passando um detector pelo pescoço do paciente, pode-se observar se o iodo foi muito ou pouco absorvido.

Na radioterapia do tratamento do câncer, utiliza-se uma dose controlada da radiação que incide sobre o local do tumor, matando apenas as células cancerosas, que são mais fracas que as células normais. São usados os raios ɣ provenientes da desintegração do 60 Co ou 137 Cs.

Aplicações na Agricultura A radiação é utilizada principalmente para a conservação de produtos agrícolas como batata, cebola, alho e feijão. Batatas irradiadas podem ser estocadas por mais de um ano sem murchar ou brotar. A eliminação de pragas de insetos é conseguida por esterilização com radiação gama.

A caixa de figos da esquerda foi irradiada com raios gama

Raios X Os raios X são ondas eletromagnéticas da mesma forma que as radiações gama, com características idênticas. Os raios X se diferem da radiação gama pela origem, ou seja, os raios X não saem do núcleo do átomo, são originados na eletrosfera. Os raios X são produzidos quando um feixe de elétrons acelerados bombardeia um anteparo metálico.

Acidente de Goiânia Em 13 de setembro de 1987 uma bomba de césio 137 foi aberta em um ferro-velho e 19,26g de cloreto de césio 137 ( 137 CsCl), pó branco que brilha no escuro, foi exposta ao ambiente. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), quatro pessoas morreram e 129 apresentaram contaminação corporal interna e externa.

Leide das Neves Ferreira tinha 6 anos. Passou o 137 CsCl pelo corpo e comeu um sanduíche com as mãos contaminadas pelo material