Estudo da Teologia INICIAÇÃO E MÉTODO. Introdução ao Estudo da Teologia 1. Definição de Teologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECIMENTO Conceito e Tipos Conceito:
Advertisements

ESTAMOS TODOS CONGREGADOS
166-TENHO NO MEU CORAÇÃO CORO
DÊ E DEUS TE DEVOLVERÁ.
Em busca da mente de Cristo
Viva o melhor da sua vida
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
UM RAIO DE SOL FAZ NASCER EM MIM A CERTEZA DE VIDA
DO HORIZONTE UMA GRANDE LUZ, VIAJA NA HISTÓRIA E AO LONGO DOS ANOS
A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO DE QUEM JÁ CONHECE A JESUS A VERDADEIRA PAZ SÓ TEM AQUELE QUE JÁ CONHECE A JESUS.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Profa. Sylvia Constant Vergara. O que é ciência?
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
João JESUS É A VIDA. 1 “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos;
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL. Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç EUROPA A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Os castelos medievais representavam.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Nem olhos, viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Coríntios 2:09.
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
NATANAEL O APÓSTOLO SINCERO. NATANAEL O APÓSTOLO SINCERO.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
RAZÃO QUEM TE CRIOU FOI DEUS
ProlegÔmenos Prof. Márcio Ruben SIGA.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO”
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
Celebração de Abertura
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
Introdução ao estudo da Psicologia
Parte 1 O conhecimento científico
Filosofia patrística e medieval
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
Desejo-lhes a paz do Senhor Jesus
Pegue a sua Bíblia e diga:
Sócrates de Atenas – últimas considerações
Noção de filosofia..
A DOUTRINA DA TRINDADE.
Século XIX.
Século XIX.
Dons de Revelação.
Abre Senhor os Meus Olhos. Abre Senhor os Meus Olhos Abre Senhor os meus olhos Olhos do meu coração Quero Te ver Senhor Quero Te ver.
Século XIX.
Espiritismo: tesouro de alto valor. Diante de tantas religiões, filosofias e conceitos científicos ao longo da história humana, porque o espiritismo tem.
SOU DEVEDOR Romanos 1:14 “Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.”
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
11/10/20012 – 24/11/2013.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
O Coração de Jesus.
Agostinho de Hipona ( d.C.).
A relação pessoal com Deus
PEDRO PAULO e OS DOIS MAIORES APÓSTOLOS.
Viemos do Oriente adorar o Rei
Século XIX.
Século XIX.
“Não gostaria de crer se não pudesse perceber que é sensato crer”
No relato encontrado em Lucas 24:13-35, encontramos a história de dois discípulos que retornavam de Jerusalém após a morte de Jesus. Desconsolados.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

Estudo da Teologia INICIAÇÃO E MÉTODO

Introdução ao Estudo da Teologia 1. Definição de Teologia

Conceituação O que você entende por teologia? O que é TEOLOGIA = THEOS + LOGIA “Teologia é a explanação e explicação consciente e metodológica da Revelação divina, recebida e aprendida na fé. (Karl Rahner).

Conceituação Teologia é a fé de olhos abertos. É a fé lúcida, inteligente e crítica. Deus é o seu objeto. Um Deus que se revela e se faz conhecer na História. Um Deus que vem a nós. Um ser humano que se abre a manifestação de Deus.

Teologia e Fé Onde nasce a Teologia? Nasce da fé. O verdadeiro amor nasce da fé e deseja saber as razões “por que ama”. A fé busca intelecção.

Teologia e Fé Observe a frase: “Não pretendo, Senhor, penetrar a tua profundidade, porque de forma alguma a minha razão é comparável a ela. Desejo entender de certo modo a tua verdade, que o meu coração crê e ama. Não busco, com efeito, entender para crer, mas creio para entender.”

Teologia e Fé A Teologia de certo modo é a inteligência da fé. A Teologia é totalizante.

A Eclesialidade da Teologia Teologia se faz “dentro” da Igreja. A Teologia deve estar a serviço do povo de Deus (Igreja) A Teologia se faz dentro da Igreja e para a Igreja. É na Igreja que a Teologia nasce, cresce e se mantém.

A Eclesialidade da Teologia Igreja: É sujeito primário e espaço vital. A Teologia é uma atividade essencialmente eclesial. Qual é o objeto da teologia? É a fé revelada.

Teologia como Ciência Teologia é ciência pelo fato de ser conhecimento crítico, sistemático e auto-amplificante. Ela não aproxima do seu “objeto” como algo exterior.

Teologia como Ciência As ciências se ocupam com as “causas” do mundo. A filosofia com sua “essência” A Teologia com o “sentido último” do mundo. É o saber mais elevado. A um vínculo dialético entre a teologia e os outros conhecimentos.