O caso das Comunidades Virtuais de Software livre. Por Vicente Aguiar Fonte: Lucas Rocha O modelo “Bazar” de Produção de Softwares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Advertisements

FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS.
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROF.: MARCO ANTÔNIO Escola Estadual Professor Gonçalves Couto Grupo: Brenda n° 03 Francyane n° 08 Glicéria n° 11 Emanuel n° 07.
Everson Santos Araujo 1 Linux Descobrindo o Mundo Livre Everson Santos Araujo
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná.
GNOME: um “bazar” organizado? Vicente Aguiar IV Fórum GNOME - Aracaju/SE.
ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
CACIC Inventário de Hardware e Software para o Governo Federal.
Licenciamento em Software Livre Palestrante: Deivi Lopes Kuhn.
| software livre no ensino.
Projeto software livre B A H I A Antonio Terceiro III Semana de Software Livre da FACED/UFBA Maio de 2007 Software Livre: Política.
Projeto software livre B A H I A O que é Software Livre? Antonio Terceiro FLISOL 2007 Salvador/BA/Brasil Faculdades Jorge Amado.
“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Sobre essa apresentação CreativeCommons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compatilhamento pela mesma licença 2.0 Brasil
GNOME: um “bazar” organizado? Vicente Aguiar V Fórum GNOME – Latinoware 2008.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação O PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 10º Prêmio.
Trabalho De Tecnologia Nomes: Davi Régis, Paulo Vitor, João Victor Silva e Matheus Assis. Números: 04, 34, 15, 29. Turma: 1.1. Professor: Marcos.
Antonio S. de A. Terceiro Viabilidade Econômica do Software Livre E o caso da Colivre.
Negócios Eletrônicos Goiânia - Goiás Estácio – Neg. Eletrônicos Prof: Daniel Gomes de Oliveira
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
História da Ciência e Tecnologia SOFTWARE LIVRE Professor: Kleber Manrique Trevisani Alunos: João Pedro Kelvin Brancalhão Mônica Oliveira.
1 Da convivência entre Software Livre e software proprietário Antonio Terceiro Cooperativa de Tecnologias Livres
TRIBUTAÇÃO NO SÉCULO XXI- REFLEXÕES E DESAFIOS FERNANDO REZENDE
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
A Empresa A Empresa “...Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
especificação de requisitos do software
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
IFAC1 Hardware e software.
Curiosidades básicas sobre a Internet
Programação II Introdução.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
especificação de requisitos do software
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Mauro Oliveira
Prof. Arthur Albertin.
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
MATERIAL DIDÁTICO NA EAD E OS REAS
especificação de requisitos do software
aula 15 – Ciberativismo e cultura hacker
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Redes: Camada de Aplicação, pt. I Prof. Rafael Vieira
Informática Básica Prof. Raphael de Melo Galvão
Jornalismo e Software Livre
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Teoria da Contingência
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Um sistema nacional de distribuição de músicas
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Informática e Sociedade
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
EMPREENDEDORISMO 21/09/2018
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Linguagem de Programação
Engenharia de instalações
Licenças de Regularização Acadêmicas
Internet x Intranet x Extranet
LINUX!!!.
As Organizações Vistas como Culturas
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Joyce Larissa Samara Instrutora: Monica.
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
aula 06 – Ciberativismo e cultura hacker
Transcrição da apresentação:

O caso das Comunidades Virtuais de Software livre. Por Vicente Aguiar Fonte: Lucas Rocha O modelo “Bazar” de Produção de Softwares

Sobre esta apresentação © 2008 Vicente Aguiar O Conteúdo desta apresentação está licenciado sob a Licença Creative Atribuição-Uso Não-Comercial Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil Commons.

O que é software? ● Hardware X Software – Relação entre corpo e alma, cérebro e mente, o concreto e o abstrato – A linguagem digital que permite a interação entre seres humano e máquinas. ● Ditado Popular: – “Software é aquilo que você xinga e hardware é aquilo que você bate”.

O Processo de Produção de Softwares Idéias 1 Código-fonte 3 se (x = 10) então faça um cálculo senão mostre uma mensagem Instruções de Máquina Processo de tradução de idéias em “algo” que será executado pela máquina, através da utilização de técnicas de Engenharia de Software Modelos 2

Modelo Fechado - Piramidal ● Softwares são produzidos e vendidos por empresas de tecnologia que só entregam ao cliente/usuário o código de máquina (código compilado) ● Os clientes ficam impossibilitados de alterar o comportamento do software ficando dependentes dessas empresas ● Em geral, estes softwares têm restrições em número de cópias e nas formas de utilização

● Isto é feito através do uso do copyright e da aplicação de licenças de uso do software que restringem a liberdade do usuário – Copyright ● Dá ao proprietário direitos exclusivos sobre a distribuição da sua propriedade. – Licenças de uso ● Documento que autoriza, geralmente com restrições, a utilização de uma propriedade intelectual Modelo Fechado - Piramidal

Empresa de Software Idéias Modelos Código-fonte Instruções de Máquina Cliente ? ? ? ? $ $ $ $ Usuário “compra”, na verdade, o direito de uso (licenças) e não o software Impactos do Modelo Fechado

● Brasil: 52% do software é ilegal – Indústria de informática move U$3.2 Bi (2001) ● U$1 Bi (1/3) são enviados para o exterior como pagamento de licenças – Curiosidades ● Orçamento do MCT: R$ 1 Bi (2003) ● Orçamento do Fome Zero:R$ 580 Mi (2003) Impactos do Modelo Fechado

Questão: O processo de produção e distribuição de softwares sempre aconteceu dessa forma “fechada” e utilitária ??

A Sociedade em Rede ● História do novo Paradigma Tecnológico: Informacinonalismo. ● Pilares tecnológicos – Internet ● TCP/IP – >ARPANET ● DNS –> Berkeley ● www (hipermídia e http) – CERN (?) – O PC ● Apple I -> Homebrew Computer Club – Sistemas Operacionais (Softwares) ● UNIX -> Bells/ UNIX BSD -> Berkeley

Questão 02: Qual o campus universitário se tornou em um dos ícones do movimento de contra-cultura nos EUAs ??

A Sociedade em Rede ● Mudança Cultural: não – - Não existem revoluções de natureza tecnológica sem transformações culturais... ● Cultura Hacker – conjunto de valores e crenças que emergiu das redes de programadores de softwares que interagiam mediados por computadores, em torno de projetos abertos e colaborativos de desenvolvimento tecnológico.

O Movimento Software Livre ● A reação contra a lógica (Ideologia) proprietária e utilitária do “mercado”. ● Projeto GNU (1984) Free Software Foudation ● GPL (Licença Pública Geral): Inversão da lógica de propriedade - “Copyleft”.

Surge outro Modelo... ● A solução colaborativa iniciada por um hacker finlandês e universitário de nome Linus Torvalds ● Em 1991 nasce o Linux ● Modelo de produção acadêmico aberto ou simplismente “Bazar”.

Com outra forma de organização..

Um outro nodelo: “Bazar” Idéias Modelos Código-fonte Instruções de Máquina Desenvolvedores Empresas de Software Cliente $ $ $ $ $ $ $

Resultados do Modelo do Software Livre ● Softwares são produzidos em projetos na Internet de forma aberta e colaborativa, onde todas/os podem ter acesso ao software de forma integral. ● Qualquer usuário pode se tornar um desenvolvedor. Assim, quanto mais pessoas usam, mais o software é desenvolvido, se tornando seguro e inovador. ● As empresas de TI deixam de vender softwares "fechados" e passam a prestar serviços com softwares livres e, assim, acabam também contribuindo para o aprimoramento dessas tecnologias.

Resultados do Modelo do Software Livre Mudança de um mercado monopolista para um mercado mais democrático e criativo. Geração de oportunidades de negócios em TI para regiões em desenvolvimento do Brasil.

Resultados do Modelo do Software Livre Democratização do acesso às Tecnologias da Informação (Tis). Autonomia do usuário (consumidor) em relação ao fornecedor (comunidade ou empresa). Atualização colaborativa de softwares e documentação.

Metareciclagem Resultado do Modelo de Software Livre