Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

Objetivo Educação para Prevenção Exames periódicos para detecção precoce dos cânceres de pele, mama próstata e colo de útero. Oficinas e palestras de.
Síndrome de Guillain-Barré. É uma doença rara na qual os nervos periféricos se deterioram. Fraqueza muscular (paralisia total), e pode causar anormalidades.
Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.
União de Ensino Superior de Campina Grande FAC-CG Disciplina:Fisioterapia em oncologia Docente:Sheila Bezerra Costa Discente: Eliane maria Ismenia Gabriel.
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Câncer de Mama Dra. Elisa Fontes Ramos Oncologia Clínica.
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
DIABETES MELLITUS – TIPO II Jailda Vasconcelos Juan Borges Poliana Zanoni Shamara Taylor.
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 24 de abril de 2016 Alunas: Letícia Theodoro 3°Ano A Diretor: Marcos Reichel Professor: Adriano.
Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
05/12/2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Informação sobre o Câncer em Homens: Colo-retal
Capacitação para ações integradas em enchentes e alagamentos
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
HOSPITAL “PROF. DR. JOÃO SAMPAIO GÓES JÚNIOR” - IBCC
REALIDADE DO BRASIL NOS DIAS DE HOJE
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Artesanato Nossa Senhora Aparecida
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
Urologia O n l i n e O câncer de próstata é uma enfermidade que pode surgir com o envelhecimento do homem. Quanto mais tarde se fizer o diagnóstico,
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
Doença Sexualmente Transmissível Aluna: Karina dos Santos TST - 25
O Projeto “O exército do Rei Corpo contra a Bruxa Sida” é um livro com trilha sonora que pode ser lido como uma aventura para crianças ou como um instrumento.
– Belo Horizonte, Setembro de 2008
Treinamento 1.
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
A Medicina e a Condição Feminina
História Natural da Doença
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Febre Amarela #fiqueinformado SMS/SA – jan/2018.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
Objetivos e etapas do psicodiagnóstico (enfoque clínico)
PRATICANDO PARA APRESENTAR
PROGRAMA DE TELEDIAGNÓSTICO EM DERMATOLOGIA PARA O ESTADO DA BAHIA:
NOVOS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA Eu quero compartilhar esta mensagem com você, porque na última segunda-feira Claudia morreu  por causa desta doença.
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
CÓDIGO de ÉTICA dos ÍNDIOS Norte-Americanos
Transcrição da apresentação:

Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção de autocuidado em saúde, qualidade de vida, cidadania e direitos dos pacientes com câncer. Nossa Visão: Por um mundo sem preconceito, sem sofrimento e sem mortes causadas pelo câncer.

Autocuidado das Mamas

Por que? Gravidade do tema Somos mulheres: Importância de nos cuidarmos Homens: Cuidarmos de quem amamos Profissionais de saúde Multiplicadores de informação de qualidade Compromisso: Salvar Vidas!!

1. Conheça seu risco Converse com seus para conhecer o histórico de doenças em sua família, especialmente sobre casos de câncer; Converse com seu sobre a história de doenças e pergunte sobre o seu risco pessoal de ter câncer de mama. familiares médico

2. Faça exames de rotina Ginecologista anualmente Se você tem risco aumentado, pergunte ao seu médico quais são os exames de rotina indicados para o seu caso e com que freqüência devem ser realizados. Faça uma a partir dos anos caso seu risco esteja dentro da média; Faça um com médico (ou enfermeira capacitada) a partir dos anos (*) (*)Consenso SBM 2008 Exame clínico anual 20 Mamografia anualmente 40

3. Conheça as suas mamas e Saiba o que é normal para você. Atenção aos 8 sinais de alerta!!!! Fale rapidamente com seu médico. Região mais quente, inchada ou escura na mama; Caroço, endurecimento ou engrossamento; Mudança na forma ou tamanho da mama; Inversão do mamilo (quando o bico volta-se para dentro), caso você não tivesse isto anteriormente; Covinha ou enrugamento da pele; Dor contínua em alguma parte da mama, que não cede naturalmente; Vermelhão, coceira ou descamação no mamilo. Secreção que inicia de repente no mamilo

Como conhecer as Mamas? Por meio do toque (sentir) e visualização (olhar). Lembre-se ! A maior parte das alterações NÃO são sinais de câncer, mas só o seu médico pode fazer o diagnóstico preciso.

4. Escolha hábitos saudáveis Mantenha seu peso dentro da faixa aceitável; Pratique exercícios com frequência Diminua o consumo de bebidas com álcool. Isto também é importante para sua saúde: Não fume; Encontre formas para recuperar-se do estresse.

Lembre-se: Quanto mais precoce for a detecção: Podemos falar em cura Maiores são as chances de sobrevivência Menores são os traumas, tanto físicos como psicológicos. Os tratamentos são menos agressivos. Diante do câncer de mama: Tenha calma... Todos os tipos tem tratamento!! Converse com quem esta passando pelo câncer Junte-se a causa!

Como estou me cuidando? Para pensar! Cuide-se de forma amorosa: Priorize-se! De forma atenciosa: atente-se aos sinais e sintomas do seu corpo, da sua mente e dos seus sentimentos Melhore o seu estilo de vida Evite hábitos nocivos Mantenha-se informada e dissemine a informação A saúde requer frequência e disciplina Mantenha uma postura ativa e responsável por você!

Obrigada!