S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Advertisements

Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos GRUPO DE TRABALHO INTERFEDERATIVO.
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos HOTSITE MEC Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações Públicas A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
Prefeitura Municipal de Sete Lagoas Secretaria Municipal de Sete Lagoas Dilma Luiza Jorge Schwenck Secretária Municipal de Assistência Social.
DENGUE. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA ANO DE 2016.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Brasília –DF, agosto de 2016.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Prevenção de câncer do colo uterino e mama na Estratégia de Saúde da Família do município de Tupanci do Sul-RS Especializanda: Leila Janete Barbosa de.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Ação Emergencial de Controle do Aedes aegypti
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Prática da LDB nas instituições de ensino
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Bióloga Yoná Garcia Simom
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
SIMEC Visão Geral Cristiano Cabral Sistema Integrado de Monitoramento
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Melhoria da Qualidade do Pré-natal e Puerpério na ESF São Gregório, Dom Pedrito - RS Andréia Jorge Bohn Orientadora: Louriele Soares Wachs Co-orientator:
Trabalho de Conclusão de Curso
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
EP – Qualificação de Relatórios de Auditoria
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
PNAD 2009: País sai da crise econômica com renda em alta e desigualdade em baixa “A crise econômica mundial de 2009 não interrompeu a queda de desigualdade.
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
RECURSOS PARA CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ARBOVIROSES
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
João Pessoa/PB, 21 de março de 2018
SITUAÇÃO ENTOMOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE/2017
Camila Oliveira Orlandini Orientadora: Mariane Baltassare Laroque
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
1º Fórum FIOCRUZ para Planejamento das Contratações e Renovações de Contratos de 2020 Implantação IN 01/ de agosto de 2018.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Dicleia Vitor Ferreira Orientador – Pablo Viana Stolz
IV Conferência Estadual
Realizar Formação Continuada
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Janeiro D S T Q Q S S
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Panorama das Arboviroses na Bahia
Transcrição da apresentação:

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Seminário Federativo com as Entidades Municipalistas Estaduais Subchefia de Assuntos Federativos, Secretaria de Governo da Presidência da República Brasília, 1º de setembro de 2016 Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Decreto PR nº 8.612, de 21 de dezembro de 2015 Fabio Cesar Braga de Abreu e Lima Ministério da Educação

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Eixo 1Mobilização e combate ao mosquito Eixo 2Atendimento às pessoas Eixo 3Desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Eixo 1 – mobilização e combate ao mosquito Objetivo Reduzir o índice de infestação por Aedes aegypti para menos que 1% em todos os municípios brasileiros, para diminuir o numero de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. Método Sistema de Coordenação e Controle para intensificar as ações de mobilização e combate ao mosquito, por meio de ações intersetoriais integradas, coordenadas e monitoradas por salas Nacional, Estaduais e Municipais.

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Coordena, controla e monitora as ações de mobilização e combate ao mosquito. Fortalece e articula os diferentes órgãos visando à integralidade das ações de combate ao mosquito em todas as esferas de governo. Fixa os objetivos e prioridades comuns aos órgãos participantes. Define em conjunto as estratégias para redução da força de transmissão das doenças, por meio do controle do vetor e de seus criadouros. Elabora planos de ação para atender às demandas. Possibilita o controle e a utilização adequada de recursos específicos. Promove e sistematiza a mobilização e a comunicação nacional para o combate ao mosquito. Concentra, analisa e divulga dados e informações. Sistema de Coordenação e Controle

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Salas de Coordenação e Controle Gabinete do Prefeito Saúde Defesa Civil Municipal Assistência Social Educação Colaboradores Gabinete do Governador Saúde (Federal, Estadual e Municipal) Defesa Civil Estadual Segurança Pública Assistência Social Educação Representante do MD Colaboradores MS MI MEC MD MDS CC/PR SG/SAF/PR Colaboradores Coordenação Nacional Coordenação Estadual Coordenação Municipal

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Sala Nacional Normatizar, Coordenar, Controlar e Apoiar Salas Estaduais/Dist rital Coordenar e controlar as ações de combate ao mosquito em seu território e Consolidar as informações municipais Salas Municipais Planejar a execução das ações, e repassar as informações para a SECC Sistema de Coordenação e Controle Diretrizes Suporte técnico Pessoal Insumos Materiais Transporte Diretrizes Suporte técnico Pessoal Insumos Materiais Transporte Solicitação de apoio Informações sobre execução e resultados Solicitação de apoio Informações sobre execução e resultados Solicitação de apoio Informações sobre execução e resultados Solicitação de apoio Informações sobre execução e resultados Suporte Técnico Pessoal Insumos Materiais Transporte Suporte Técnico Pessoal Insumos Materiais Transporte

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Diretrizes SNCC Diretriz Geral SNCC 2015 Diretriz SNCC nº 1/2015 – Ações de combate ao Aedes aegypti Diretriz SNCC nº 2/2015 – Procedimentos de solicitação de apoio de militares Diretriz SNCC nº 1.1/2016 – Atualização das ações de combate ao Aedes aegypti Diretriz SNCC nº 3/2016 – Saneamento básico

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Visitas aos imóveis Ciclos de trabalhoPeríodo de execução e conclusão 1º1º de janeiro a 29 de fevereiro 2º1º a 31 de março 3º1º a 30 de abril 4º1º de maio a 30 de junho 5º1º de julho a 30 de agosto 6º1º de setembro a 31 de outubro 7º1º de novembro a 31 de dezembro

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Apoio da SNCC às SECC Implementação das diretrizes. Suporte técnico aos Estados e Municípios por meio de militares, insumos, equipamentos e logística. Monitoramento de estoques de adulticidas e larvicidas. Acompanhamento da instalação de Salas/Comitês Municipais. Coordenação e monitoramento de ações. Organização do fluxo de informações do Sistema de Coordenação e Controle.

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Definição de indicadores. Mobilização da rede de educação, da rede SUAS (CRAS/CREAS) e da sociedade civil. Envolvimento de setores estratégicos para ampliar a capacidade de atuação das Salas no combate ao vetor, tais como: saneamento, limpeza urbana, transportes etc. Consolidação, análise e divulgação de dados e informações sobre as ações de mobilização e combate ao mosquito. Apoio da SNCC às SECC

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Salas/Comitês Municipais

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA SNCC – Linha do tempo – 1º Ciclo (85 dias) Início dos trabalhos na SNCC 07/12/ /01/2016 Portaria MS Nº 66 que nomeia representantes da SNCC 15 a 18/02/2016 Força tarefa com 50 mil militares em 290 municípios Divulgação aos Estados das 1ªs Diretrizes Orientadoras 17/12/ /01/2016 Visita da Presidenta à SNCC MP nº 712 regula entrada em imóveis fechados Dia da faxina em órgãos federais 01/02/2016 Decreto nº institui medidas de controle Aedes em órgãos públicos 21/12/2015 Decreto nº que institui a SNCC Dia Nacional de Mobilização 189 mil militares em 428 municípios Visita da Presidenta à SNCC 13/02/2016 Dia Nacional da Educação Contra o Zika 19/02/ /02/2016 Visita da Diretora da OMS e da Diretora da OPAS 22/01/2016 1º Informe e coletiva de imprensa. Todas as SECC instaladas 08/12/2015 Reunião entre a Presidenta e Governadores 06/01/2016 Início da alimentação do SIM-PR dados de visitas 29/02/2016 Fim do 1º ciclo de visitas Início das videoconferências semanais com as SECC 13/01/2016

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA SNCC – Linha do tempo – 2º Ciclo (31 dias) Início do 2º ciclo 01/03/ /03/2016 Videoconferências com as Salas Estaduais Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados 08/03/ /03/2016 Reunião dos coordenadores da SECC em Brasília-DF / CENAD 21/03/2016 Reunião com CONASS e CONASEMS sobre Nota Conjunta acerca da atuação de ACS 02/03/2016 Avaliação do 1º ciclo na Casa Civil 11/03/2016 Visita de representantes do Ministério da Saúde da Argentina na SNCC Fim do 2º ciclo de visitas 31/03/201 6 Reunião entre o DF e os municípios do entorno do Goiás 16/03/ a 18/03/2016 Assinatura da Portaria Interministerial Conjunta nº 405 MS/MDS Implantação da Sala Interfederativa DF/GO Ação Nacional da PRF Ação Nacional nos Órgãos Públicos Federais 23 a 24/03/ /03/2016 Videoconferências com as Salas Estaduais Reunião Casa Civil Semana Família na Escola 4 a 9 de abril (MEC) e Dia Mundial da Saúde Reunião Secretaria de Saúde do DF 28/03/2016 Reunião do COES Reunião do COES 29/03/ /03/ /03/ e 31/03 e 01/04/2016 Reunião FUNASA Ministério das Cidades Videoconferências com as Salas Estaduais

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA SNCC – Linha do tempo – 3º Ciclo (30 dias)

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Ações para o 2º Semestre de 2016

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA 2º semestre: ações previstas Prazos Oficina ”Intensificação das Ações de Combate ao Mosquito: Lições aprendidas e desafios”24 e 25/08 Lançamento da Mobilização Nacional de coleta de descartáveis e pneus12 a 17/09 Reafirmação do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika – resultados e perspectivas19 a 23/09 Lançamento da Campanha Nacional de Comunicação15 a 30/10 Lançamento da Ação Nacional de Leilão de Carros Apreendidos07 a 11/11 Início da intensificação das ações de enfrentamento A partir de 01/11 Sensibilização de Governadores e Gestores Municipais sobre a importância da continuidade das ações de combate ao mosquito Até 30/11 Divulgação do planejamento para o primeiro semestre de /12

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Mensagem-chave para o 2º semestre (comunicação) “O combate ao mosquito deve ocorrer o ano todo.” Mensagens secundárias Aedes não sai de férias. Nunca se desmobilizar, para o cenário de crise não voltar. O combate deve entrar na pauta das eleições municipais. A articulação com as salas estaduais é essencial.

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Resultados – visitas a imóveis (5 ciclos)

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Resultados – nº de casos de dengue

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Links para divulgar combateaedes.saude.gov.br zikazero.mec.gov.br youtube.com (Crianças Contra Zika)

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA Nossos agradecimentos! Sala Nacional de Coordenação e Controle (61) / 4673 Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco K, Brasília/DF – CEP

S ALA N ACIONAL DE C OORDENAÇÃO E C ONTROLE PARA O E NFRENTAMENTO À D ENGUE, C HIKUNGUNYA E Z IKA