Lição 11 Paulo: seu passado e chamado. Por ser destemido e lutar por seus ideais, Saulo foi usado por Deus para perseguir e espalhar a igreja cristã primitiva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BULA DE PROCLAMAÇÃO DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA.
Advertisements

Lição da Escola Sabatina 14 de Agosto a 20 de Agosto.
SIM. SIM PRINCÍPIO 8 – Entrego-me a Deus a fim de ser usado para levar essas boas-novas a outros, tanto pelo meu exemplo quanto pelas minhas palavras.
GRUPOS DE RELACIONAMENTO CAP. 18. CONFLITO! Teoria dos PGs Prática dos PGs Vs.
Lição 12 Paulo: Missão e Mensagem. O que motivava Paulo a pregar o evangelho e ganhar o maior número de almas era: (1) o desejo de superar o grande número.
Lição 10 - Filipe como Missionário. A função que os diáconos deveriam desempenhar não era tão simples assim. Trabalhar com pessoas, lidar com gente, ainda.
“Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos.
Na semana passada, nós meditamos sobre o exemplo do pai que pediu ao filho que lhe fizesse algo importante, mas o filho lhe disse que estava com algumas.
O Ancião da Igreja.
A ceia do Senhor foi o ponto de transição entre duas grandes festas religiosas.
TIAGO – O MENOR SIMÃO – O ZELOTE JUDAS – NÃO O ISCARIOTES
Capítulo 36 Uma vez salvo, salvo para sempre?
Subsídio conceitual para o Advento
LOUVORES 27 - CORDEIRO ETERNO EM FERVENTE ORAÇÃO
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
O DESAFIO CHAMADO PERDÃO Mateus 6
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
O CONCÍLIO DE JERUSALÉM Atos
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Orientações ao professor
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O LAR O VERDADEIRO CARÁTER DE UM MINISTRO SE REVELA NO LAR.
O Lento Despertar da Consciência Missionária da Igreja
ORATÓRIO de NATAL de J. S. Bach: “Surgeix bela LUZ”
GÁLATAS. GÁLATAS Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia.
1.
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
Rei de Misericórdia Antes de vir como justo Juiz, venho como Rei da Misericórdia... agora prolongo-lhes o tempo da Misericórdia, mas ai deles, se não reconhecerem.
CRISTOLOGIA.
Perguntas difíceis ao mestre Jesus
AS CARTAS DE PAULO.
Nunca diga que algo é impossível...
Lição 1 Seja forte e corajoso!.
TITO. TITO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
LIÇÃO 8 A LEMBRANÇA DA ESSÊNCIA DA ADORAÇÃO
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS
O perfeito juízo de deus Aula 2: Romanos 2 Texto Áureo: Rm. 2.2
DISCIPULADO CRISTÃO nas
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
• Fazer: Evangelizar pessoas queridas e próximas.
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
LIÇÃO 7 A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS
Nós podemos escrever nossa própria história
Espiritismo pode fazer
A VOCAÇÃO.
Maria da Assunção.
A PRIMEIRA viagem missionária
O RETRATO DO HOMEM DA CIDADE, ONTEM E HOJE Aula 1: Romanos 1
Lição 13 A missão foi realizada
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
Os limites da liberdade cristã
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
5.
Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.
Epístolas Paulinas I Lições 7 e 8
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
Lição 12: As marcas do evangelho
1 À igreja de Deus em Corinto. 1 À igreja de Deus em Corinto.
Santidade e vida cristã
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2019 com o tema:
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
A VOLTA DE JESUS Atos
Transcrição da apresentação:

Lição 11 Paulo: seu passado e chamado

Por ser destemido e lutar por seus ideais, Saulo foi usado por Deus para perseguir e espalhar a igreja cristã primitiva para várias partes do mundo. Não fosse Saulo, os cristãos teriam permanecido em Jerusalém - sua área de conforto. Saulo vivia religião, respirava religião e defendia sua religião judaica. Hoje faltam cristãos comprometidos com princípios e nobres ideais. Muitos vão à igreja só por costume. Saulo era religioso racional e profundo conhecedor do Antigo Testamento. "A maior necessidade do mundo é a de homens que não se comprem nem se vendam; cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" (Educ. 57).

Saulo era um erudito, estrategista, articulista e apologista. O Senhor precisava de alguém versado nas leis judaicas a fim de racionalizar com judeus a favor do cristianismo, e para defender a religião de Cristo contra os argumentos de seus opositores. Da mesma forma como Saulo fora zeloso nas tradições judaicas e tivera convicção do judaísmo como a autêntica religião de Jeová, Deus agora o estava trazendo para o cristianismo a fim de torná-lo um baluarte do evangelho. Por ser fariseu, Paulo era profundo conhecedor do Antigo Testamento e dos acréscimos às leis feitas pelos líderes judeus. Como apóstolo, ele pôde discernir entre os absolutos divinos e as adições culturais judaicas não obrigatórias aos novos cristãos. 02. Dentre tantos judeus eloquentes, por que Deus escolheu Saulo? Suas experiências religiosas poderiam ser úteis na evangelização dos gentios?

Não. Quem "nasceu" na igreja e nunca "experimentou" os prazeres mundanos jamais sentirá o poder transformador da conversão. Ela, a conversão, só ocorre na pessoa que deixa os vícios, os maus costumes e se torna membro da Igreja Cristã. Paulo, Nicodemos e o Jovem Rico nasceram na religião judaica. Eles buscavam algo mais do que religião - buscavam o sentido real da religião. Ai, Cristo apareceu para eles. Porém, somente Paulo e Nicodemos se dispuseram a servir a Cristo inteiramente. Há um momento na vida de todo aquele que "nasceu" na Igreja onde ele precisa tomar uma grande decisão: sair da Igreja? Ou, firmar-se na Igreja? A conversão ocorrerá se a segunda opção for a escolhida e buscar ter uma experiência real com Deus. 03. É possível alguém que "nasceu" na Igreja e não "conheceu" o mundo ter uma experiência de conversão genuína, como vivenciou Paulo?

A surpresa por descobrir que os cristãos estavam certos e ele errado; a MISERICÓRDIA de Cristo em não destruí-lo na estrada de Damasco; e o PERDÃO pelo martírio de muitos cristãos, tornaram Paulo humilde a ponto de se achar o pior dos pecadores. A visão de Cristo na estrada de Damasco deixou Paulo com sequelas na visão. Por causa disso, deixou de fabricar tendas e se dedicou integralmente à pregação. Passou a contar com o auxílio servos para escrever cartas e acompanhá-lo nas viagens. Necessitamos de experiência com Cristo pois ela fortalece a fé; ninguém pode contestá-la; motiva outros a terem suas próprias experiências com Deus; nossa religião não fica apenas no que ouvimos sobre Deus mas naquilo que vemos em Deus (Jó 42:5). 04. O que a experiência com Cristo na estrada de Damasco representou para Paulo e seu ministério? Por que é tão necessário que tenhamos experiência com Cristo?