2º Lei de Mendel. Lei da segregação independente Duas ou mais características, que localizam-se em pares de cromossomos homólogos diferentes. Di-hibridismo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2º Lei de Mendel.
Advertisements

Leis de Mendel.
Departamento de Biologia
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Genética – Conceitos Básicos
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Genética – Conceitos Básicos
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
2º Lei de Mendel Profª:Katia Barletta.
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Genética – Conceitos Básicos
Leis de Mendel (Mendelismo)
LEI DA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE
Leis de Mendel (Mendelismo)
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
2ª Lei de Mendel (Mendelismo) Vera Andrade, 2015.
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
GENÉTICA ANA KARINA.
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
GENÉTICA. Conceitos gerais Gene: fragmento de DNA que pode ser transcrito na síntese de proteínas.
1 Património Genético Património Genético Continuação.
LEI DA SEGREGAÇÃO – HERANÇA MONOGÊNICA
Conceitos fundamentais em genética.
1ª Lei de Mendel Questão 1: Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte.
Professora Fátima. Segunda Lei de Mendel Depois da formulação da Primeira Lei, Mendel passou a estudar de forma simultânea, o processo de transmissão.
Genética 1ª Lei de Mendel - Monoibridismo
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Biológicas (Bach & Lic) BIO Genética Tipos de Herança Dr. Cláudio C Silva.
Genética Molecular Centro de Ciências Exatas e da Natureza
GENÉTICA 1º Lei de Mendel
GENÉTICA.
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
HEREDOGRAMA Diagrama, semelhante a uma árvore genealógica,
Diferenciar herança autossômica de herança relacionada ao sexo
Profª. Andréa Roveré Biologia
GENÉTICA.
Introdução à Genética. Introdução à Genética.
Atividades sobre Monoibridismo (1ª lei de Mendel)
Atividades sobre Diibridismo (2ª lei de Mendel)
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
Ligação Gênica (“linkage”)
Genética e genes: A herança de uma característica
Ligação Gênica (Linkage)
HEREDITARIEDADE Página 160.
Professor: Guilherme Vieira
Noções básicas de hereditariedade
Heredogramas.
Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Genética 1º Lei de Mendel.
Primeira Lei de Mendel.
Genética A hereditariedade.
Heredogramas Genética e Evolução. Limitação da lei de Mendel -Registros familiares incompletos -Não geram muitos descendentes -Erro paternidade -Manifestações.
Genética Segunda Lei de Mendel Cap. 08 – pág. 165 Prof. Lourenço.
Professora: Luciana Ramalho 2018
A herança de uma característica
Leis de Mendel.
A herança de duas ou mais características ao mesmo tempo
Genética Prof. Guilherme.
Leis de Mendel.
Primeira Lei de Mendel Prof. Lourenço
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
1ª LEI DE MENDEL. Durante o século XIX a hereditariedade foi um grande mistério. Muitos cientistas tentavam explicar fatos simples, por exemplo: como.
Genética Genética Pós-Mendel
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
Noções de Genética II:.
O que você deve saber sobre
GENÉTICA 2ª Lei de Mendel PROF: ADEMIR JR.. Genética: 2ª Lei de Mendel Todas as sementes produzidas na geração F 1 eram amarelas e lisas (VvRr) 2ª Lei.
Revisão - Biologia Genética
Herança e sexo.
Transcrição da apresentação:

2º Lei de Mendel

Lei da segregação independente Duas ou mais características, que localizam-se em pares de cromossomos homólogos diferentes. Di-hibridismo: Quando, em um cruzamento são envolvidos dois sou mais caracteres, independentes.

Na Geração F2 encontramos a seguinte proporção fenotípica: 9:3:3:1, onde: 9/16 = sementes amarelas e lisas 3/16 = sementes verdes e lisas 3/16 = sementes amarelas e rugosas 1/16 = sementes verdes e rugosas Mendel então concluiu que a cor e a textura da semente eram independes uma da outra e os pares de genes segregavam-se de forma independente. Essa conclusão recebeu o nome de 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente.

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de lei da segregação independente, diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa lei, podemos concluir que um indivíduo de genótipo BBCc terá gametas: a) B, C e c. b) BB e Cc. c) BC e Bc. d) BB, BC, Bc e Cc. Exemplos

Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes (C e M), marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal. a) ½ b) 1/3 c) ¼ d) 1/5 e) 1/6

Heredogramas ou genealogias 1. Conceito: Corresponde a um levantamento das características genéticas que é feito na forma de uma representação gráfica denominada heredograma (do latim heredium, herança), também conhecida como genealogia ou árvore genealógica.

A montagem de um heredograma obedece a algumas regras: 1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível. 2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita. 3ª) Cada geração que se sucede é indicada por algarismos romanos (I, II, III, etc.). Dentro de cada geração, os indivíduos são indicados por algarismos arábicos, da esquerda para a direita.

Exemplos

Analisando o heredograma abaixo, responda: Marque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas: ( )Há 3 gerações. ( ) O 4º membro da 2º geração é mulher. ( ) Há dois casamentos entre primos. ( ) Há 3 casamentos na 2º geração. ( ) O 3º membro da 3º geração é homem e apresenta a xeroderma pigmentosa.

No heredograma a seguir, os símbolos em preto representam indivíduos afetados pela polidactilia e os símbolos em branco, indivíduos normais. Conclui-se, desse heredograma que, em relação à polidactilia. a) os indivíduos afetados sempre são homozigotos. b) os indivíduos normais sempre são heterozigotos. c) os indivíduos heterozigotos são apenas de um sexo d) pais normais originam indivíduos homozigotos recessivos. e) pais normais originam indivíduos heterozigotos.