Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAPÍTULO 15 – POPULAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
Advertisements

A Formação do povo brasileiro.
Professora Carol/Geografia
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
Culturas Negras no Brasil Prof. João Antonio.
Região Nordeste/Região Sudeste
Geografia População brasileira
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Região Nordeste/Região Sudeste
Trabalho de Geografia Alunas: Helem Caroline e Ana Carolina Série: 7°ano “A” Professora: Meiriele.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. A Formação Étnica do Brasil.
IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA. A identidade de um povo pode ser pesquisado: Identidade étnico/racial (traços culturais e genéticos); Identidade cultural.
O continente americano antes dos europeus Maias, Astecas, Incas e Tupis.
Casamento Inter-racial Introdução  Várias etnias contribuíram para a formação da população brasileira  Mestiçagem não é um fenômeno peculiar dos brasileiros.
O histórico cultural do país marca uma trajetória de grandes realizações e concepções, com referências entre diferentes vertentes culturais entre negros,
A imigração Nomes: Laura e Sofia Turma: 993 Professora: Rafaela Rech Matéria: História.
Sempre lembrar de fazer parte das oração o salmos 141:3 Concelhos para um bom Semestre.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. A no final do séc. XVIII, para o escoamento das indústrias. B no séc. XX, quando várias cidades surgiram ao redor delas. C a partir.
Povos Europeus no Brasil Feito por Gustavo-n°8 Guilherme Pek-n°6 Luis Renato-n°16 7 ano B Colégio Maria Imaculada.
Multiculturalidade. Algumas questões: 1. O que é cultura? 2. De onde vem a cultura que aprendemos? 3. Apresente alguns aspectos culturais. 4. O que seria.
Povos indígenas ANA BEATRIZ Nº1//DIANA Nº4//LARISSA Nº15.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
Povos Europeus no Brasil Cezar Goes nº5 Gabriela Monteiro nº9 Livia Parra nº13 7ºA Wilson Forti - geografia.
EUROPEUS E OUTROS POVOS NO BRASIL Colégio Maria Imaculada Ana Clara (3); Maria Luisa (9) & Rafaella (11) – 7º ano D Professor: Wilson Forti.
RAÇA E ETNIA: Quem é o povo brasileiro? Prof. Marcelo Costa.
Folclore e cultura brasileira O Brasil Caboclo. Formação cultural Colonos portugueses Indígenas mestiçagem de brancos com índias Alguns negros Nordestinos.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS
Teologia da Família.
3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
Cultura Brasileira PROF. JOHNCY DE PÁDUA. O que é cultura? Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo.
Povos e culturas africanas.
DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso.
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
África Branca ALEXANDRE, ARTHUR, BIANCA, GEOVANNA, TAYNA.
A EUROPA ORIENTAL E O PASSADO SOCIALISTA.
A Miscigenação na Expansão Portuguesa (Séculos XV-XVIII)
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL.
Crescimento vegetativo ou natural
Composição étnica brasileira
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
 A ECONOMIA DA ÍNDIA.
População do Brasil Professor Mário Jorge.
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
O que é região? Regionalização
Migrantes:Busca por uma vida melhor
PROJETO: INCLUSÃO, DESAFIO DO NOVO MILÊNIO
Diversidades Regionais
A imigração no Brasil Italianos, alemães, japoneses e outros povos.
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
Crescimento da População Brasileira
Educação das Relações Étnico- Raciais Unidade 1: relações étnico-raciais: de uma arqueologia histórica à implementação de políticas educacionais Profa.
PROJETO VIVER E CONVIVER IGUALDADE RACIAL. Há cinco séculos, índios e negros são massacrados no Brasil.
Conselhos para um bom Semestre
No Brasil. Muitas adaptações foram feitas, dando origem a uma arte afro-brasileira característica de um país rico em diversidade cultural e étnica.
PROFESSORA BEATRIZ FERREIRA DA COSTA GEOGRAFIA MIGRAÇÕES – A População em movimento.
Professora: Kelly Soares Figueiredo 7º ano Capítulo
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)

Diversidades étnicas do Brasil: ● O povo brasileiro é caracterizado pela miscigenação, ou seja, pela mistura entre grupos étnicos. A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).

● A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.

● Ao mulato, mestiço de negro e branco, se deve toda a construção da economia litorânea no Brasil, inclusive o desenvolvimento de sua vida urbana.

● As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza. É difícil afirmar até que ponto cada elemento étnico era ou não previamente mestiçado. ● A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: ● Cabloco = branco + índio ● Mulato = negro + branco ● Cafuzo = índio + negro

Outros Grupos: ● Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total.

Povos: ● Brancos: ● Os portugueses trouxeram um complicado caldeamento de lusitanos, romanos, árabes e negros, que habitaram em Portugal. Os demais grupos, vindos em grande número para o Brasil em diversas épocas -- italianos, espanhóis, alemães, eslavos, sírios -- também tiveram mestiçagem semelhante. A partir de então, a migração tornou-se mais constante.O Brasil é o país de maior população branca do mundo tropical.

● Negros: ● Os negros, trazidos para o Brasil como escravos, do século XVI até 1850, destinados à lavoura canavieira, à mineração e à lavoura cafeeira, pertenciam a dois grandes grupos: os sudaneses e os bantos.

● Índios: ● Os indígenas brasileiros pertencem aos grupos chamados paleoameríndios, que provavelmente migraram em primeiro lugar para o Novo Mundo. Estavam no estádio cultural neolítico (pedra polida). Agrupam-se em quatro troncos lingüísticos principais: o tupi ou tupi-guarani, o jê ou tapuia, o caraíba ou karib e o aruaque ou nu-aruaque.