Optimização de Recursos Informáticos Hospitalares (Estudo de caso) Hospital Amato Lusitano - Castelo Branco António Cardoso Martins.

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Transcrição da apresentação:

Optimização de Recursos Informáticos Hospitalares (Estudo de caso) Hospital Amato Lusitano - Castelo Branco António Cardoso Martins Divisão de Informática

Agenda Enquadramento do Hospital Amato Lusitano e da Divisão de Informática Necessidade de optimizar os equipamentos informáticos Uniformização de hardware e software Optimização: – Postos de trabalho – Impressoras – Servidores Automatização de tarefas rotineiras Implementação de redundâncias

Apresentação do HAL 25 anos de funcionamento 20 Especialidades 8 Serviços de apoio técnico internamentos / ano Doentes ano assistidos no serviço de urgência consultas externas exames médicos 840 Funcionários

Apresentação Div. Informática Recursos Humanos – 1 Especialista, 3 Técnicos, 1 Administrativo Rede – Backbone a 3Gb/s com topologia em estrela – 945 pontos de acesso passivos – 416 portas activas ethernet 100Mb/s – 37 portas activas de fibra óptica 1Gb/s Computadores – 12 Computadores servidores – 255 Computadores pessoais – 80 Impressoras Utilizadores – 350 activos (650 registados)

Optimizar Equipamentos Informáticos A necessidade de optimizar os Recursos Informáticos cresce com a dimensão da Instituição

Optimizar... Optimizar os Equipamentos Informáticos Hospitalares permite: – Melhorar a qualidade Ajudar os Profissionais da Instituição a melhorar o desempenho das suas actividades Aumentar o desempenho e a adequabilidade dos equipamentos informáticos, à actividade na Saúde – Reduzir custos De aquisição e de propriedade de equipamentos Em Recursos Humanos Aumentar o tempo médio antes de uma avaria (MTBF) e diminuir tempos de resposta em caso de falhas nos sistemas

Uniformizar Equipamentos informáticos – Computadores – Impressoras – Activos de rede, ups’s Software – Produtos suportados e as suas versões

Uniformização de hardware Ter poucos tipos diferentes de hardware permite: – Minimizar Custos de aquisição (ao kilo é mais barato) Suporte (já lhes conhecemos as manhas) Custos com contratos de suporte mais abrangentes Tempo de resposta a uma avaria – Maximizar Previsibilidade na resposta à instalação de software – Desenvolver uma boa relação Fornecedor-Cliente (ter poucos, mas bons Fornecedores)

Optimização de clientes (PC’s) Reduzimos ao mínimo o número de Sistemas Operativos Usamos software gratuito sempre que possível (freeware, open-source, licenças GNU) Centralizámos todos os dados em servidores, simplificando os backups e aumentando a fiabilidade e a disponibilidade Sistema de autenticação unificado para todos os postos Criação de pastas pessoais de rede, acessíveis de qualquer posto Pastas comuns entre todos os funcionários de um mesmo serviço, para partilha de informação

Optimização de clientes (PC’s) Privilegiámos as comunicações via Disponibilizámos modelos de muitos formulários e documentos do dia-a-dia em formato electrónico Implementámos políticas de domínio que não permitem aos utilizadores actividades que coloquem em causa o funcionamento do posto de trabalho, como sendo a instalação ou desinstalação de software A instalação e gestão de pacotes de software instalados é totalmente automatizada e centralizada

Thin Clients A passagem de alguns postos para um sistema centralizado de processamento (thin clients) resultou em grandes vantagens – 1 Servidor Linux com 40 postos simultâneos – Adequado apenas a alguns funcionários (utilizadores “SONHO”, “Gestão de Materiais” ou outras aplicações Unix) com necessidades determinadas – Manutenção nula dos terminais e única no servidor – Custo nulo em licenças de software – Custo geral do equipamento é menor – Requer uma rede estruturada com bom desempenho – Disponibiliza as mesmas funcionalidades que um posto “Windows”, mas com aplicações alternativas – Lamentavelmente, todos pensamos que o “Word” é o único processador de texto que existe no mundo

Sistemas de impressão Passámos do sistema de impressão pessoal para os sistemas de impressão em grupo, o que permitiu: – Diminuir radicalmente os custos em consumíveis – Melhorar a qualidade de impressão, velocidade e funcionalidades disponibilizadas aos utilizadores – As impressoras de rede não estão ligadas a um computador, mas sim directamente à rede – Centralizar num servidor as filas de impressão, recolher dados estatísticos e gerir melhor os direitos de acesso Reduz o conforto dos utilizadores, ao terem de se deslocar até onde se encontra a impressora

Automatismos Implementaram-se automatismos para executar ou informar periodicamente: – Estatísticas de acesso à internet – Número de impressões por serviço – Instalação de software nos clientes (pc’s) – Actualização e distribuição de ficheiros de antivírus – Aplicação de políticas de domínio (restrições à utilização dos sistemas) – Estado geral de cada servidor – Espaço usado pelos utilizadores “Quotas” – Cópias de segurança dos vários servidores – Falhas de corrente, anomalias nas ups’s ou variações de temperatura da sala técnica – Sincronização da hora em todos os equipamentos

Optimização de servidores Reduziu-se ao mínimo o número de Sistemas operativos Ajustou-se o número de serviços de rede disponibilizados Integraram-se várias aplicações numa mesma máquina Usamos software gratuito sempre que possível (freeware, open-source, licenças GNU)

Redundâncias Implementação de redundâncias desde o mais alto, ao mais baixo nível Serviços disponibilizados em rede Caminhos de rede alternativos Servidores tolerantes a falhas – Discos em configuração RAID – Fontes de alimentação redundantes – Outras tolerâncias (placas de rede, processadores, memórias, controladores) – Num breve futuro, Implementaremos “Clusters” Fornecimento alternativo de energia eléctrica

Obrigado