Resposta sobre o pós-morte. Ressurreição Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
Advertisements

DEUS, obrigado por não permitir que eu perca o equilíbrio, quando sei que há inúmeras forças que querem que eu caia.
O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques.
UNIVERSALIDADE DA MISSÃO. Deus AMA a todos antes da criação do mundo... e CHAMA para a COMUNHÃO... (Ef. 1,3-23); Quer a SALVAÇÃO de todos em Cristo na.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Módulo IV Existência e Sobrevivência do Espírito Módulo IV Existência e Sobrevivência do Espírito Propiciar conhecimento a respeito da existência e da.
Prof. Ricardo Lima Filosofia – 3º Ano. Origem O Ceticismo filosófico originou-se a partir da filosofia grega. Uma de suas primeiras propostas foi feita.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Maria em Caná e junto à Cruz
Hebreus, Fenícios e Persas
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Recuperação de Filosofia – 3º ano
Prof. Mauricio Fernandes
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DA ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS 2ª Parte
A estruturação da personalidade
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE ADORAÇÃO 3ª P Cap II.
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS TRADUÇÃO DE GUILLON RIBEIRO.
Sociologia Política Prof. André Zanetic
ORIENTE MÉDIO.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE
Problemas Filosóficos
Século XIX.
COLOSSENSES. COLOSSENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Psicologia Raphaella Pizani.
Arte da África A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. É representada pelos seguintes valores: EMOTIVO ÉTICO RELIGIOSO PARA.
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Aula 12 Frutos da Redenção
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Direito Canônico & Tradição Eclesial
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
EPICURO E A FUNDACAO do JARDIM
Introdução 1 Porque Devemos Estudar O Conflito Entre Evolução e Criação - Criação É Realmente Importante? - Versão 2.0.
CONHECENDO O LIVRO DE ISAÍAS
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
A Contribuição de Max Weber
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
D E U S.
EMPIRISMO X RACIONALISMO
O perfeito juízo de deus Aula 2: Romanos 2 Texto Áureo: Rm. 2.2
Implicações Práticas e Conclusões.
Diversidade Cultural Cultura
12 dezembro.
Arcadismo Contexto Histórico.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
O QUE É UMA COMUNIDADE E COMO IDENTIFICÁ-LA
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
OLHO NO SAGRADO! Um jogo para deuses!.
Curso Básico de Espiritismo
A MENSAGEM E A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO
Terra - escola dos Espíritos
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
A VOCAÇÃO.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Objetivo, Definições, Significado
Lição 13 A missão foi realizada
Bençãos e expectativas
Deus Triúno Letra e música: Gean Carlos de Paiva Coelho
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
Um Mundo Novo e Pensante
As 7 igrejas Prof Rejane Godinho.
Estrutura serviço de Estética
EVOLUÇÃO HUMANA.
SER MISSIONÁRIO EM PLENO SÉCULO XXI
Transcrição da apresentação:

Resposta sobre o pós-morte

Ressurreição Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir, ressuscitar, voltar à vida.

A ressurreição do corpo na altura do juízo final é uma crença judaica que teve origem no século II a.C., e mais tarde, e até os dias de hoje, muitas comunidades cristãs acreditam que no dia do Juízo Final os mortos ressucitarão, sendo que todos terão como destino o Céu ou o Inferno. A ressurreição dos mortos é uma doutrina fundamental em várias religiões como o Judaísmo, Islamismo e Cristianismo.

Reencarnação Reencarnação significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. Usa-se também o termo Palingenesia, proveniente de duas palavras gregas — Palin, de novo; genesis, nascimento.

FINALIDADE DA ENCARNAÇÃO 1) Expiação — Expiar significa remir, resgatar, pagar. A expiação, em sentido restrito consiste em o homem sofrer aquilo que fez os outros sofrerem. 2) Prova — Em sentido amplo, cada nova existência corporal é uma prova para o Espírito. A prova, às vezes, confunde-se com a expiação, mas nem todo sofrimento é indício de uma determinada falta. 3) Missão — A missão é uma tarefa a ser cumprida pelo Espírito encarnado. Em sentido particular, cada Espírito desempenha tarefas especiais numa ou noutra encarnação. 4) Cooperação na Obra do Criador — Através do trabalho, os homens colaboram com os demais Espíritos na obra da criação. 5) Ajudar a Desenvolver a Inteligência — a necessidade de progresso impele o Espírito às pesquisas científicas. Com isso a sua inteligência se desenvolve, sua moral se depura.

Ancestralidade É a crença segundo a qual quando um indivíduo morre torna-se um ser espiritual com capacidade de proteger seus parentes que ainda não transcenderam para outro plano de que agora gozam. Por essa razão os adeptos do ancestralismo reverenciam seus antepassados e restabelece uma nova comunicação através de orações, súplicas, sacrifícios. Embora não possam ser visto, os familiares sentem sua presença ou percebem alguns sinais de sua autenticidade através de sonhos e pela posse. Um espírito protetor define bem essa crença e prática religiosa muito comum entre tradições religiosas tribais.

Um espírito protetor é também um mediador entre os homens e o transcendente. Sua prática está presente no Oeste da África, Polinésia, Melanésia, vários povos indo-europeus, China e Japão. No Brasil, o período compreendido entre 1549 e 1888 há registros de crenças ancestrais que foram trazidas através do tráfico de escravos. Apesar de muitos escravos terem suas crenças destruídas pelo Cristianismo que condenavam os rituais ancestrais, nas senzalas ou nos mocambos os escravos reviviam sua identidade religiosa.

Niilismo ou nada Conhecido também como o nada ou ateísmo contemporâneo, o niilismo é uma percepção da vida em que o homem é o único responsável pelas suas ações. É uma cosmovisão desencantada da vida, afirmam não existir ser superior, nem outra dimensão além do mundo materialista – a vida se desfaz no túmulo e o indivíduo deixa de existir. Uma das características dessa visão de mundo é a fé na razão, no homem e na ciência, mas sobretudo a fé. Muitos pensadores contribuíram para o desenvolvimento do ateísmo como Sócrates, Hegel, Feuerbach, Marx, Nietzche, Freud e outros.

As raízes do ateísmo contemporâneo está no movimento iluminista do século XVIII que rejeitava qualquer ideia sobre a existência de um ser transcendental. Segundo esta corrente de pensamento a crença em Deus ou vários Deuses impede que as pessoas vivam o presente, pois aguardam uma felicidade no além – o que seria um empecilho para as realizações humanas. Uma das argumentações mais comuns entre os adeptos do nada é, se Deus existisse como querem os ancestralistas, reencarnacionistas e a religião cristã o mundo todo conspiraria contra sua Criação, pois segundo a religiosidade tudo é criação de um ser superior que mesmo sendo onipotente, permite que catástrofes, doenças, pestes e outras adversidades da vida humana, sejam tão recorrentes.

1.No que acredita a reencarnação? 2.Em que coisas o niilismo coloca sua importância? 3.Qual é o pensamento de pós morte que acredita que formamos uma grande tribo humana? 4.Qual é o principal pensamento da ressurreição?