“A prevenção primária é a maneira mais econômica eficaz e abrangente para se evitar a violência contra crianças. Através da prevenção primária atua-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros.
Advertisements

Responsável: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo Universidade Federal do Rio Grande.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE.  Algo que provoca um desarranjo, uma desordem na área psíquica do indivíduo, são distúrbios relacionados a uma resposta.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
HISTÓRICO Metade do século XIX medicina romântica Metade do século XIX medicina romântica doença desequilíbrio não natural. doença desequilíbrio não natural.
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
Espaço Trauma. O Uso de Novas Ferramentas na Psicoterapia Diagnóstico Energético Espaço Trauma.
Violência Doméstica Diagnóstico e Acompanhamento.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Alienação Parental
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Acompanhamento do desenvolvimento infantil – instrumentos e estratégias.
Adventistas dizem NÃO ao abuso de crianças
Maio Laranja 18 De Maio dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Por que utilizar classificações diagnósticas?
História Natural da Doença
Devido ao aumento do tempo livre
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Psicologia: Ciência e Profissão.
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de
Primeiros Socorros SBV.
Psicologia: Ciência e Profissão.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Socialização e herança cultural
Oficina de Proteção Infantil
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Teorias e Técnicas psicoterápicas
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA INFÂNCIA
Aget.
ADOLESCÊNCIA CONCEITO
“Desafios na interface entre a Pedopsiquiatria e a Psiquiatria”
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Personalidade à Luz da Teoria Cognitiva
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Programa:Cinoterapia
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
CAP PM ANTÔNIO JÚLIO NASCIMENTO SILVA. 1)O TRAUMA, OS DESASTRES OU CATÁSTROFES E A NATUREZA HUMANA; 2)ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS = UM DOS MAIORES.
Por : Patrícia Arruda Psicóloga Clínica – CRP 05/46568 SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA.
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
EMOÇÃO -Fenômeno visceral; -Fenômeno psicossomático; -Parte de um fato, de uma vivência que desencadeia alterações orgânicas, viscerais e que também se.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
História Natural da Doença
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Introdução à Estética.
NEUROPLASTICIDADE Elkhonon Goldberg,
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Resgatando Crianças e Adolescentes em Vulnerabilidade Social Por meio das ações socioeducativas o REAME atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Psicologia Hospitalar
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE. SEMANA DA CRIANÇA NO HGB, OUTUBRO DE 2002.
Emergências Psiquiátricas. 1. Estado de sofrimento psíquico, marcado por alterações graves de afeto, pensamento e/ ou comportamento, que demandam intervenção.
Impacto da gravidez na vida de um estudante
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

“A prevenção primária é a maneira mais econômica eficaz e abrangente para se evitar a violência contra crianças. Através da prevenção primária atua-se para modificar condutas e formar novas culturas, sensibilizando e mobilizando a sociedade”. (Abrapia, 2002) ¨A INFÂNCIA É MUITO FRÁGIL PARA SER ABANDONADA¨ Espaço Trauma

Curso em Brasília – aberto a todos os profissionais e técnicos ligados a infância e juventude. Dia 23 de outubro de 8:30 as 16:00 hrs Espaço Trauma

Neste curso estarei abordando um tema básico do dia a dia das crianças o abuso e os maus tratos. Nele você apreendera a diagnosticar a presença de maus tratos e traumas, e como prestar os primeiros socorros e denunciá-los aos órgãos competentes. Estarei ensinando o diagnóstico dos maus tratos através dos desenhos e como socorrer crianças e famílias. É um curso aberto a professores, educadores, catequistas, pediatrias, profissionais de saúde.

A origem da palavra Trauma é grega e significa ferida. Os sintomas do trauma formam um processo em espiral que começa com os mecanismos biológicos mais primitivos que faz parte da nossa herança evolutiva. O conceito de Trauma como um quadro sintomático ficou mais claro com as investigações científicas desenvolvidas após a guerra de Vietnã ( ).

As pessoas a partir de suas experiências da vida passam a criar barreiras e limites de proteção e segurança. Um trauma é uma situação que rompe essas barreiras e limites que faz com que a pessoa paralise no tempo e no espaço. Excede todos os limites de segurança e suporte.

Pesquisas revelam um forte laço entre maus tratos físicos, sexuais e emocionais e o desenvolvimento de problemas psiquiátricos. Mas, até o início dos anos 90, profissionais da área de saúde mental acreditavam que as dificuldades emocionais e sociais ocorriam principalmente por meios psicológicos.

Os maus tratos na infância eram vistos como causadores do desenvolvimento de mecanismos de defesa intrapsíquicos, responsáveis pelo fracasso do indivíduo na idade adulta. Ou como paralisadores do desenvolvimento psicossocial, mantendo a vítima presa à condição de "criança ferida".

Está provado. Maus tratos na infância não provocam apenas traumas psicológicos reversíveis. Mas também danos permanentes no desenvolvimento e funções cerebrais. S cientific American

Os pacientes maltratados tem o córtex direito claramente mais desenvolvido, muito embora todos fossem destros e, portanto, tivessem o córtex esquerdo dominante. Os hemisférios direitos de pacientes que sofreram abusos desenvolveram-se tanto quanto os de jovens normais, mas seus hemisférios esquerdos ficaram substancialmente para trás.

Diagnosticar e tratar o trauma na infância é a possibilidade de criarmos adultos saudáveis. ¨A INFÂNCIA É MUITO FRÁGIL PARA SER ABANDONADA¨

Este curso visa mostrar todo o material cientifico coletado durante 5 anos do Projeto Trauma Infantil que trata crianças que sofreram traumas em Belo Horizonte, Brasília e Ribeirão Preto.Você vai aprender o que é um trauma, suas conseqüências neurofuncionais no cérebro e quais são os principais sintomas que uma criança pode apresentar

Iremos definir todos os tipos de trauma sexual que resultam em uma criança/adolescente vitimizada. Apreenderemos a diferenciar o tipo de trauma, isto é: O Trauma Sexual; O Abuso Sexual ; Incesto; Abuso Sexual sem contato físico; Abuso Sexual com contato físico; A Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes (ESCCA). Após a definição de Traumas será mostrado como identificar os principais Traumas através de representações gráficas.

Posteriormente estarei apresentando o Pequeno Dicionário de Imagens. Esta é um produção cientifica do projeto onde os desenhos estão relacionados ao tipo de trauma

Apreenderemos então como dar os PRIMEIROS AUXÍLIOS as crianças abusadas. Após um evento traumático, a criança fica extremamente vulnerável e devem ser cuidadas com muita atenção e carinho. Ela não consegue ter um entendimento claro do que aconteceu e apresentam uma grande dificuldade para comunicar o que sentem. É de fundamental importância um profissional bem preparado nesta hora.

Os primeiros cuidados com as crianças traumatizadas CURSO EM BRASÍLIA DIA 23 DE OUTUBRO DE 2009

INSCRIÇÕES Gastão Ribeiro Tel. – Veja mais: