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Socialização e herança cultural

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Apresentação em tema: "Socialização e herança cultural"— Transcrição da apresentação:

1 Socialização e herança cultural

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3 Como entramos na posse da herança cultural?
A cultura aprende-se através do mecanismo socialização. Socialização: processo de integração no meio social. Integração faz-se por assimilação, apropriação e reprodução: Comportamentos e atitudes Normas Valores Saberes Símbolos Significados

4 Socialização É um processo (vai acontecendo)
É permanente (inicia-se com o nascimento e prolonga-se por toda a vida) É dinâmico (Dá-se na interação social, na relação com os outros. Participamos nele) Tem em vista a integração social (inserir-se nos vários grupos sociais) Tem como consequência a coesão social (a sociedade une-se à volta de referências comuns)

5 Mecanismos de socialização
Imitação Aprendizagem Identificação

6 Mecanismos de socialização
Imitação Num primeiro momento e, sobretudo, na primeira infância as crianças tendem a observar os outros reproduzindo os seus comportamentos, mas sem saberem os significados e valores que lhes estão associados.

7 Mecanismos de socialização
Aprendizagem Através da repetição, da tentativa e erro, de recompensas e castigos e da interiorização de conhecimentos associados a certos comportamentos os indivíduos vão começando a aprendê-los e também a captar os significados, valores, objetivos a eles associados.

8 Mecanismos de socialização
Identificação O processo de socialização ao visar a integração social dos indivíduos exige que estes se identifiquem com os grupos sociais, isto é, que considerem aqueles padrões de comportamento, o seu significado e valor como seus, como parte da sua identidade, tornando-se assim elementos de pleno direito e continuadores da vida social e cultura daqueles grupos.

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11 Agentes de socialização
Todos os grupos a que pertencemos são agentes de socialização

12 Agentes de socialização
Grupos a que não pertencemos também são agentes de socialização

13 Família É o primeiro e um dos mais importantes agentes de socialização

14 É onde se transmitem e aprendem em primeiro lugar os costumes, tradições e padrões de cultura do grupo social e da sociedade em que se está inserido Língua Hábitos de higiene Hábitos de trabalho Regras básicas de conduta e de convívio Valores básicos (bem, justiça, lealdade)

15 Escola Aquisição de conhecimentos técnicos e científicos
Desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas e de relação Desenvolvimento das competências comunicativas e de participação Continuação da aprendizagem dos valores essenciais da sua cultura e sociedade iniciados na família. Podem existir conflitos entre as exigências da escola e as de outros grupos. Exemplo: a escola valoriza a aprendizagem de matemática, línguas e história e a família pode valorizar mais aprender a cozinhar, cuidar dos irmãos e ajudar os pais nas profissões

16 Grupos de pertença De entre os grupos de pertença, o grupo de amigos ou grupo de pares (indivíduos da mesma idade e com interesses próximos) são os grupos principais.

17 O que significa ser igual
É nestes grupos que se formam fortes laços e relações e também se aprende muita coisa de modo informal IDENTIDADE SOCIAL E PESSOAL O que significa ser igual Criar e expressar sentimentos de reciprocidade Relações de cooperação Relações de confiança Relações de solidariedade A conquistar o respeito e reconhecimento dos outros A obter o que pretende nessa situação

18 Outros grupos de pertença
Grupos sociais de natureza diversa (religiosos, políticos, desportivos, associativos, recreativos, culturais, etc.) que constituem importantes agentes de socialização.

19 Grupo(s) de referência
São grupos aos quais não se pertence, mas com os quais nos identificamos, e que servem de referência na formação geral de atitudes, valores ou comportamentos Ocasionam uma socialização por antecipação

20 Socialização por antecipação
Processo de autossocialização: por sua iniciativa o indivíduo interioriza valores e assume comportamentos próprios do grupo social ao qual ambiciona pertencer

21 Media Qualquer meio de divulgação e propagação da informação (eletrónicos ou impressos)

22 Media Veiculam informações e conhecimentos de que dependem muitas das nossas atividades sociais. Veiculam valores, ideias, comportamentos e atitudes que, consciente ou inconscientemente, moldam a nossa maneira de pensar, de sentir e de agir. Serviços noticiosos: as notícias veiculadas ( e as que não são), o modo como são apresentadas e o destaque que lhes é dado influenciam as opiniões individuais e a opinião pública Filmes e telenovelas: responsáveis pela manutenção de valores dominantes, mas também por mudanças de mentalidades educando para novos valores e comportamentos ao abordar questões polémicas como a toxicodependência, a homossexualidade, o rapto e tráfico de menores, a diversidade cultural, etc Publicidade e propaganda


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