UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Prof. Dr. Richarde Marques FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visualizador de série espaço- temporal do índice de vegetação Paulo Renato Morais Oliveira.
Advertisements

Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
CAPÍTULO 12.1 CADERNO 3 - CAPÍTULO 12.1 Professor: ISRAEL AVEIRO Comportamento e Natureza da Luz.
COLÉGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR : REALENGO II NOME: RANIERY COSTA MENDES TURMA:603 ANO: 2011 PROF. CIÊNCIAS : DANIELLE PORF. INFORMÁTICA: ALEX COLÉGIO.
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos. A luz das estrelas, que é radiação eletromagnética ou uma onda eletromagnética, propaga-se pelo espaço e é recebida.
GEOPROCESSAMENTO: Fundamentos Teóricos
Site: UNIDADE 4 Capítulo 21 Site: 21 – Transmissão de Calor.
ONDULATÓRIA Professor: Kingnaldo.
TIPOS DE DADOS EM GEOPROCESSAMENTO
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando as dimensões destes meios.
Ciências da Natureza e suas
Ciências da Natureza e suas
ONDAS Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
ELETROMAGNETISMO Disciplina: A evolução dos conceitos da Física
PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Energia e Tipos de energia
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Ondas.
ESTUDANDO PARA O ENEM (ENEM 2014, 76)
II SBGEA 08 – 11 de setembro de 2008 Campina Grande/PB
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO “A ciência e arte de obter informações a respeito de um objeto, área ou fenômeno pela análise de dados adquiridos por um sistema que não se.
Sistema Solar Satélites Estrela: Sol 8 planetas Asteroides Cometas
Partículas Elementares: belas, estranhas e charmosas
Satélites e Sistemas Sensores (órbitas das plataformas espaciais)
ATMOSFERA ? O que é a É a camada gasosa que envolve a Terra.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
O CAMPO ELÉTRICO.
Exemplos de ondas eletromagnéticas
1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos
Radiação , Condução e Convecção
Ondas.
Sistemas Óticos Os sistemas óticos detectam mudanças momentâneas do brilho das nuvens, as quais são iluminadas por descargas elétricas.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Capítulo 01: Introdução.
Capítulo 4 A representação das paisagens e do espaço geográfico
Salvando a própria pele: protetor solar
Capítulo 35 - Interferência
LUZ.
Clima e formações vegetais
Eletricidade Aplicada
SUMÁRIO: Espetro eletromagnético. Espetros de emissão, contínuo e descontínuos, e espetros de absorção. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
Bases Acústicas da Audição e da Fala
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Sensores e Satélites.
Sistemas de Informações DET-478 – Sistemas de Informações Geográficas
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
ONDULATÓRIA PROF. José Damato.
O ensino de física de maneira prática
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
Reflexão, transmissão e absorção
Mestrado Profissional em Física Médica
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Sistemas de Detecção Remota
Buracos Negros.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Sistemas de Informação
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Como se faz investigação espacial?
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Prof. Dr. Richarde Marques FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO

SENSORIAMENTO REMOTO OBSERVAÇÃO DA TERRA POR SATÉLITE: Um Novo Olhar sobre a Terra

SENSORIAMENTO REMOTO Conjunto de técnicas utilizadas para reconhecer um objeto ou um conjunto de objetos, através de MEDIDAS EFETUADAS À DISTÂNCIA, distribuídas espacialmente em função:  DA REPARTIÇÃO DOS OBJETOS GEOGRÁFICOS  DA ASSINATURA ELETROMAGNÉTICA  DA EVOLUÇÃO DO SINAL ELETRICOMAGNÉTICO NO TEMPO  DAS INTERRELAÇÕES TEMPORAIS E ESPACIAIS DOS OBJETOS

A AQUISIÇÃO E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES DE OBJETOS OU FENÔMENOS QUE OCORREM NA SUPERFÍCIE DOS PLANETAS, ESTRELAS, UTILIZANDO A ENERGIA ELETROMAGNÉTICA REFLETIDA E/OU EMITIDA PELOS MATERIAIS E REGISTRADAS POR DISPOSITIVOS SITUADOS À DISTÂNCIAS DOS MESMOS (SENSORES) O que é Sensoriamento Remoto?

um ramo da ciência que aborda a obtenção de informações sobre um determinado alvo ou fenômeno através de dispositivos sensores que não estejam em contato direto com o alvo ou fenômeno sob investigação. O que é Sensoriamento Remoto?

Mais especificamente, o sensoriamento remoto é a ciência de se obter dados relativos à interação da energia ou radiação eletromagnética (REM) com objetos, áreas e fenômenos (matéria) e interpretá-los. Utiliza-se de técnicas que procuram imitar e expandir a percepção sensorial humana à distância (e.g. ´leitura´). O que é Sensoriamento Remoto?

SENSORIAMENTO REMOTO OBJETIVO FORNECER INFORMAÇÕES A PARTIR DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA SOBRE A PAISAGEM SOB A FORMA DE DADOS-IMAGENS Paisagem: Uma Complexa Interrelação entre a Atmosfera, a Litosfera, a Biosfera e a Sociosfera

Sensores remotos - sistemas fotogr á ficos ou ó ptico-eletrônicos capazes de detectar e registrar, sob a forma de imagens ou não, o fluxo de energia radiante refletido ou emitido por objetos distantes  Câmaras fotogr á ficas  Radiômetros  Scanners  sistemas de radar  imageadores termais  sismogramas SENSORES

Aéreo Orbital Terrestre

ÓRBITAS DOS SATÉLITES ÓRBITA POLAR ÓRBITA GEOESTACIONÁRIA (Equatorial) ÓRBITA SOL-SINCRÔNICA (Heliosincrônica)

ÓRBITA GEOESTACIONÁRIA

SENSORES PASSIVOS LANDSAT SPOT CBERS IKONOS GOES NÃO POSSUI FONTE PRÓPRIA DE RADIAÇÃO Mede a radiação solar refletida ou radiação emitida pelos alvos

SENSORES ATIVOS RADAR POSSUI FONTE PRÓPRIA DE RADIAÇÃO Mede a radiação refletida

Evolução do Sensoriamento Remoto

Sensoriamento Remoto Tendências Atuais

SENSORIAMENTO REMOTO Taxonomia

Princípios Físicos - Espectro Eletromagnético (EEM) O espectro eletromagnético (EEM) é a distribuição da intensidade da Radiação eletromagnética (REM) com relação ao seu comprimento de onda ou frequência. Por razões históricas e tecnológicas o EEM é subdividido em diversas regiões. Essas Regiões apresentam características similares em termos de processos físicos geradores de energia ou mecanismos físicos de deteção de energia.

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO JANELAS DA ATMOSFERA

> O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares entre si e ambos oscilam perpendicularmente à direção de propagação da onda, como mostra a figura abaixo, onde E é o campo elétrico e M o campo magnético. > A distância entre um pico do campo elétrico e o seguinte denomina-se de comprimento de onda (λ), que é inversamente proporcional a sua frequência (f). > A velocidade de propagação da onda eletromagnética no vácuo é a velocidade da luz (3 x 10 8 m/s). Onda eletromagnética

Ondas de rádio: Utilizadas para comunicação a longa distância. Microondas: Pouco atenuadas pela atmosfera, ou por nuvens, permitem o uso de sensores de microondas (RADAR) em qualquer condição de tempo. Infravermelho (I.V.): A radiação I.V. é facilmente absorvida pela maioria das substâncias (efeito de aquecimento) é a região do espectro eletromagnético que extende da região visível à aproxidamente um milímetro, e que inclui a radiação termal. Visível: Radiação capaz de produzir a sensação de visão para o olho humano normal. Princípios Físicos - Espectro Eletromagnético (EEM)

Ultravioleta: Uso para detecção de minerais por luminescência e poluição marinha. A forte atenuação atmosférica nesta faixa, apresenta obstáculo para sua utilização. a luz do sol contém ondas ultravioleta que podem queimar a pele. Estas ondas são usadas em observatótios de astronomia.

Princípios Físicos – Interação da EEM Reflectância, Absortância e Transmitância

Interações da energia eletromagnética com a superfície terrestre A radiação emitida ao incidir sobre a superfície de outra matéria pode ser refletida, absorvida ou transmitida. Quando absorvida, a energia é geralmente reemitida, em diferentes comprimentos de onda.