Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
 Tales de Mileto “ÁGUA”  Anaximandro de Mileto “MATÉRIA INFINITA”  Anaxímenes de Mileto “AR”  Heráclito de Éfeso “FOGO”
Advertisements

RENASCIMENTO CULTURAL
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Prof. Ricardo Lima Filosofia – 3º Ano. Origem O Ceticismo filosófico originou-se a partir da filosofia grega. Uma de suas primeiras propostas foi feita.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Aristóteles e a forma da Terra Na Antiguidade, o filósofo grego Aristóteles.
RENASCIMENTO PROFESSOR ROMILDO TAVARES. RENASCIMENTO  Novas formas de pensar e de representar o mundo por meio das artes.  Novas formas de saber (intelectual.
Renascimento foi um período na historia do mundo ocidental com um movimento cultural marcante na Europa, considerado como um marco do final da idade media.
Trabalho de artes Prof:Jussara Alunos:Jean,Thalita,Laila,Milena,Fabricio e Welyton 1 ano A Arte do Renascimento.
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
RENASCIMENTO ITALIANO
Capítulo 3 – O Renascimento
Renascimento Séculos XIV - XVI.
Estudando para o ENEM de forma invertida
ASTRONOMIA X ASTROLOGIA
EPISTEMOLOGIA MODERNA
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
RENASCIMENTO Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Dimensões: Espaço e Tempo
- Introdução à Semiótica -
Sociologia Política Prof. André Zanetic
REVISÃO E UFSCÃO 2018.
Pinturas renascentistas
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
O Renascimento Humanista
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
HUMANISMO.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Problemas Filosóficos
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Renascimento.
As origens da Sociologia
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
CLASSICISMO século XVI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A Contribuição de Max Weber
RENASCIMENTO CULTURAL
Seminários Integrados
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Classicismo: Contexto histórico e sociocultural
Filosofia da Ciência Licenciatura em Filosofia 2011-II
O “nascimento” da Filosofia
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I RENASCIMENTO Nova concepção do homem e do mundo
Arcadismo Contexto Histórico.
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
LIBERALISMO.
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
A Fenomenologia de Husserl
Objetivo, Definições, Significado
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Tempo e História.
As bases do Renascimento
Introdução à História.
Conceitos importantes para o estudo da História
A evolução do Conhecimento
Filosofia Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo.
O surgimento da Astronomia moderna
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.[1] Seja como for, o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Apesar destas transformações serem bem evidentes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais, o termo é mais comumente empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.[2]

Humanismo H abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma umanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.[1][2] Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo postura de vida humanista.[3]

Antropocentrismo Antropocentrismo que vem do Renascimento (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções". As palavras compostas pelo antropocentrismo são ANTROPO que significa homem e CENTRISMO que significa centro. Isto é, quer dizer que o homem é o centro de todas as coisas do universo.

Leonardo Da Vinci Leonardo da Vinci (Loudspeaker.svg? pron.; Vinci, 15 de abril de 1452 – Amboise, 2 de maio de 1519) foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.[1][2][3] É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.[1] Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.[4] É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

Ciência no Renascimento Em relação ao Renascimento científico, o racionalismo, o experimentalismo e a nova maneira de abordar o conhecimento humano provocaram o questionamento de vários dogmas medievais. Dentre eles, destacava-se a ideia da Terra como o centro do universo, o geocentrismo, que foi intensamente questionado pelos novos observadores dos movimentos celestes, os astronomos, que propuseram novas explicações. Entre os astronomos, podemos destacar Nicolau Copérnico ( ). Nascido na Polônia, foi o primeiro a afirmar que a Terra girava em torno do Sol e não ao contrário. Suas ideias foram expostas em sua obra Sobre a revolução das órbitas celestes. Outro grande astronomo da época foi Galileu Galilei ( ), que embora afirmasse o mesmo que Copérnico, foi obrigado pela inquisição a negar sua teoria.

ALUNOS: FELIPE E ELIVELTON DISCIPLINA:HISTÓRIA PROFESSORA:MIRES ANO:7ºC