A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Reunião com professores - Maio de 2011

2 A história da Matemática no seu ensino
Análise dos livros didáticos Introdução de história da Matemática no ensino da Matemática. Concepção de Matemática como fruto de uma longa trajetória do homem na busca de resolução de seus problemas de sobrevivência e de transcedência. Objetivo Concepção da Matemática como construção humana e participante e construtora da cultura. Reunião com professores - Maio de 2011

3 A história da Matemática no seu ensino
Para quem serve a história da Matemática? Para alunos, professores, pais e público em geral. Para que serve a história da Matemática? Para situar a Matemática como uma manifestação cultural de todos os povos em todos os tempos, como a linguagem, os costumes, os valores, as crenças e os hábitos, e como tal diversificada nas suas origens e na sua evolução. Para mostrar que a Matemática que se estuda nas escolas é uma das muitas formas de Matemática desenvolvidas pela humanidade. Para destacar que essa Matemática teve sua origem nas culturas da Antiguidade mediterrânea e se desenvolveu ao longo da Idade Média e somente a partir do séc. XVII se organizou como um corpo de conhecimentos, com um estilo próprio. Para mostrar que a partir daí ela foi incorporada aos sistemas escolares das nações colonizadas e se tornou indispensável em todo o mundo para o desenvolvimento científico e tecnológico.

4 A história da Matemática no seu ensino
RESULTADOS EQUIVOCADAMENTE NATURAIS Sob o ponto de vista educacional, muitas coisas são transmitidas de forma tal, que passam a ser vistas como se fossem naturais. Abandona-se o processo que foi necessário para se chegar a um determinado conceito, e passa a utilizar somente o resultado final. Utiliza-se somente o produto de um processo que demorou centenas de anos para ser desenvolvido. E este resultado passa a ser visto como se fosse natural. O aluno deve estar ciente de que a fórmula acabada, na qual se encontra, passou por inúmeras modificações ao longo da história. Reunião com professores - Maio de 2011

5 Reunião com professores - Maio de 2011
A história da Matemática no seu ensino Como introduzir história da Matemática no seu ensino? Se em algum conteúdo matemático tem uma informação ou curiosidade histórica, compartilhe com seus alunos. Não é necessário ter um currículo de história da Matemática, basta colocar “aqui e ali” algumas reflexões. Não se trata de cobrar dos alunos a história quanto objetivo educacional, mas desenvolver nos alunos a noção de que o conhecimento matemático é uma PRODUÇÃO HUMANA, cuja história é a história dos homens que constroem e reconstroem as matemáticas nos mais diversos contextos e épocas. Fazer com que o aluno se sinta parte dessa história, percebendo a Matemática na resolução de situações-problema impostas pela relação do homem com a natureza e a sua cultura. Reunião com professores - Maio de 2011

6 Reunião com professores - Maio de 2011
A história da Matemática no seu ensino Como introduzir história da Matemática no seu ensino? Contar a Matemática a partir da história dos matemáticos, mostrando seu lado humano, real e cultural. Utilizar a história como estratégia didática, mostrando o conhecimento matemático em contextos culturais e históricos. Utilizar livros paradidáticos que tratam da história da Matemática. Ensinar o conceito a ser trabalhado a partir de seu desenvolvimento histórico, mostrando o porquê e o para quê das coisas. Reunião com professores - Maio de 2011


Carregar ppt "PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google