APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
FERRAMENTA PARA SIMULAR A MENSURAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS José V. da Silva Júnior Orientador: Ricardo Alencar Azambuja.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR Acadêmico: Roger Erivan Gaulke Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema de Agendamento do Atendimento Médico na Unidade Básica de Saúde de Arroio Trinta Acadêmica: Roberta Raquel Leismann Orientador: Ricardo Alencar.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
SISTEMA PARA AUXILIXAR NO GERENCIAMENTO DA ONG SOCIEDADE CASA DA ESPERANÇA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Arã Mahatma.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA RBC NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SUPORTE AOS CLIENTES DA EMPRESA MULTITHERM SISTEMAS E AUTOMAÇÃO JOÃO RODRIGO DA SILVA ORIENTADOR:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE VENDAS (SAV) APLICADO A TASCHIBRA Marco Antônio Batista Orientador: Wilson Pedro Carli.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO Desenvolvimento do Sistema.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Heloisa Schwämmle Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Fernando Welter Orientador: Paulo Roberto Dias Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Operacionalidade.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS DE AMBIENTES CORPORATIVOS BASEADO NA BIBLIOTECA ITIL Clóvis Diego Schuldt Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
APLICATIVO GESTÃO DE PEDIDOS PARA INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO ADMINISTRATIVO EXISTENTE NA EMPRESA Marlon da Silva Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
Universidade Regional de Blumenau Curso de Sistemas de Informação Mateus Viel Prof. Cláudio Ratke, Orientador WORKCONTROL – FERRAMENTA DE APOIO AO ATENDIMENTO.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO NA GESTÃO DE PRESCRIÇÃO DE PRÁTICAS DE ATIVIDADES FÍSICAS Márcio Poffo Orientador: Oscar Dalfovo.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCORM COM A REDE SOCIAL ORKUT Leonardo Rafael Morastoni Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
GERAÇÃO DE CÓDIGO PARA A MÁQUINA VIRTUAL DE RÓTULOS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Transcrição da apresentação:

APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo

Roteiro da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Sistema Atual Trabalhos Correlatos Desenvolvimento do Sistema Especificação Operacionalidade do Sistema Resultados e Discussões Conclusão Extensões

Introdução  Objetivo do Service Desk  ITIL como modelo de referência  Necessidade de uma aplicação para auxiliar a classificação de incidentes

Objetivos  Apresentar a classificação mais adequada conforme problema apresentado pelo cliente;  Permitir a seleção e/ou cadastro de um novo problema quando a classificação não for possível ou apresentar incoerência;  Utilizar uma técnica de text mining para auxiliar profissional de suporte, o técnico do nível 1 de um Service Desk.

Fundamentação Teórica O ITIL(Information Technology Infrastructure Library) oferece uma estrutura de serviço de melhores práticas de gestão para ajudar as organizações a melhorar os níveis de serviço e reduzir o custo das operações de TI. Vantagens de uma corporação adotar o modelo ITIL:  melhor qualidade de serviço – suporte mais confiável para os negócios;  melhor informação sobre os serviços atuais;  aumento da flexibilidade e adaptabilidade dos serviços;  diminuição dos custos operacionais;  aumento da eficiência;

Fundamentação Teórica  O Service Desk é o proprietário de todos os incidentes.  A gestão de incidentes inclui as seguintes atividades:  registro de alerta de incidentes  suporte e classificação de incidentes  investigação e diagnóstico

Fundamentação Teórica  O KDD (Knowledge Discovery Database) é um processo capaz de descobrir conhecimento implícito em banco de dados. (DINIZ; LOUZADA-NETO, 2000) Fonte: Aurélio, Vellasco, Lopes (1999, p. 12).

Fundamentação Teórica  o KDT (Knowledge Discovery in Textual Databases) visa realizar o mesmo processo de descoberta em dados não-estruturados. (FURTADO, 2004) Fonte: Aurélio, Vellasco, Lopes (1999, p. 13).

Fundamentação Teórica  A área de text mining se refere ao processo de extrair padrões não triviais interessantes ou conhecimento a partir de documentos de texto não estruturado, podendo ser visto como uma extensão do data mining. (FURTADO, 2004)  Dividido em duas fases:  pré-processamento  pós-processamento

Requisitos Funcionais  Permitir ao técnico e administrador manter incidentes.  Permitir ao técnico e administrador manter problemas.  Permitir ao técnico e administrador classificar a categoria dos incidentes cadastrados utilizando text mining.

Requisitos Não Funcionais  O sistema deverá utilizar banco de dados MYSQL.  O sistema deverá ser desenvolvido na linguagem PHP.  O sistema deverá ser compatível com as últimas versões de navegadores disponíveis no mercado, como o Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox 3 ou superior.

Especificação  Diagramas de Caso de Uso.  Modelagem de Entidade Relacionamento.  Diagrama de Atividades Ferramentas Utilizadas:  Enterprise Architect  DBDesigner

Modelagem de Entidade Relacionamento - MER

Operacionalidade do Sistema

Resultados e Discussões  Processo de classificação de incidentes apresentado como benefício;  Diminui a quantidade de envio de incidentes ao nível 2 de atendimento, causado pela falta de conhecimento do técnico do nível 1 do Service Desk no momento da busca por uma categoria relacionada ao problema reportado pelo cliente;  Transforma o processo ágil e facilita o atendimento das ocorrências através dos scripts de atendimentos relacionados aos problemas cadastrados na base de conhecimento.

 Utilização da aplicação para testes ;  Período: 1 dia  Técnico do nível 1: solucionou 80% dos incidentes.  Nível 2: 2, 5% foi erro do técnico do nível 1

Conclusão  Os objetivos foram atingidos;  Apesar da necessidade do técnico do nível 1, é possível auxiliar a descoberta de conhecimento junto ao processamento de informações;  Proporcionou a extração do conhecimento através da base existente com eficiência, ocasionando satisfação do cliente.  Permitiu o desafio do estudo da técnica text mining.

Extensões  Implementação de cadastro mais completo de usuários;  Desenvolvimento da gestão do conhecimento com base nas informações obtidas pelo text mining;  Criar relatórios elaborados;  Integrar a aplicação a ferramentas de gestão de incidentes;

 AURÉLIO, M.; LOPES, C. H; VELLASCO, M.. Descoberta de conhecimento e mineração de dados f. Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Campus Universitário, Gávea, Rio de Janeiro.  BON, Jan V. Foundations of IT Service Management, based on ITIL. Lunteren: Van Haren Publishing,  FURTADO, Maria I. V. Inteligência Competitiva Para o Ensino Superior. Rio de Janeiro, Disponível em:. Acesso em: 08 out  OGC, Office of Government Commerce. Service Delivery. Londres: The Stationary Office,  TAN, Ah-Hwee. Text mining: the state of the art and the challenges. Beijing, Disponível em. Acesso em 26 abr Referências Bibliográficas

OBRIGADA! Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá. Ayrton Senna