Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desigualdade e exclusão Cap. 14
Advertisements

Crescimento econômico
Produção e Crescimento. O padrão de vida dos indivíduos de um país depende da habilidade desse país em produzir bens e serviços Em todos os países há.
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Países desenvolvidos e subdesenvolvidos e em desenvolvimento ● Trabalho de geografia ● Alunas: Joana,Jully,Liriel e Natália da Silva ● Professora: Inês.
RECUPERAÇÃO ANUAL DISCUSSÃO CENTRAL DO BIMESTRE: DESENVOLVIMENTO Conceito dominante: DESENVOLVIMENTO = CRESCIMENTO ECONÔMICO 1º BIMESTRE.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DO BRASIL Profa. Mônica Maria Gonçalves - Prof. Luciel Henrique de Oliveira –
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Visões de Desenvolvimento para o Brasil e Amazônia: apontamentos para discussão Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.
Indicadores de Passo Fundo. Desafios das Cidades Indicadores das 50 maiores cidades do Rio Grande do Sul.
Crescimento Econômico Mauro Rodrigues, FEA/USP 1.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
© 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 2 C A P Í T U L O Um Giro pelo Livro.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Crescimento Demográfico. Conceitos Crescimento vegetativo- taxa de natalidade – taxa de mortalidade Transição demográfica 1ª fase - pré-industrial, típica.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
Regionalização.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Geo – Terra Graphien – Descrever
População Prof. Sandro Rogério.
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Conceitos Macroeconômicos
PIAUI Primeira Infância `a Última Infância
A Despesa Pública “ao aplicar a política de despesa pública o Estado persegue os princípios de equidade” Por: Aurélio Bucuane & Luís Matsinhe Algumas notas.
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
PRIAD_2016 Conjuntura Econômica
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
IDB Brasília, 22 de Outubro de 2009.
Bruna Nº 4 hestefane Nº12 Lídia Nº14
2. Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos 2.1. Caraterizar.
América Porção Norte 8º Ano.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
Estados Unidos.
Profa. Eliana Tadeu Terci
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Marcelo Ximenes A. Bizerril
Agricultura nos anos 1990.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Demografia Prof. José Carlos Rabello.
INDICADORES DE SAÚDE E ESTATÍSTICAS VITAIS Epidemiologia II Professoras: Helia Kawa e Ilce Ferreira.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Espaço Agrário Mundial
A CRISE AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA
Guiné Bissau Dos desafios às oportunidades
Professora Patricia Matsuda
São Tomé e Príncipe Dos desafios às oportunidades
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
AULA 20.
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Um relatório da ONU divulgado em julho deste ano relata que o Brasil passou da 80ª para a 79ª posição no ranking anual de desenvolvimento, medido pelo.
GESTÃO EM MARKETING Prof. José Ozildo. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
ECONOMIA / GESTÃO: COMO CHEGAR AO CRESCIMENTO ECONÓMICO ?? PIB = CONS. PRIVADO +CONSUMO PÚBLICO +INV TOTAL +EXPORT – IMPORT Para que o PIB aumente é necessário.
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM FACE A ATUAÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA AO DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA Mario.
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida

Conceito de Desenvolvimento Econômico Define-se por crescimento econômico contínuo, superior ao crescimento demográfico, envolvendo melhorias de estruturas e indicadores econômicos, sociais e ambientais; Para melhor qualificar a noção de desenvolvimento, necessita-se analisar a relação que define a renda per capita (renda nacional /população Nacional).

Crescimento e Desenvolvimento Econômico Crescimento econômico refere-se ao produto nacional (y t ) em determinado período t, é dado pela seguinte função produção agregada: Y t = f(K,L,H,T,U) n, n-1 – Y t = produto nacional – K = emprego dos fatores capital físico; – L = trabalho produtivo; – H = capital humano; – T = progresso técnico; – U = aperfeiçoamentos institucionais.

Crescimento e Desenvolvimento Econômico O produto total (Y) de uma população total (P) representa a produção nacional em termos per capita (Y c ) Y c = Y/P

Crescimento Econômico do Brasil

Desenvolvimento como mudanças estruturas O crescimento do PIB pressupõe de políticas econômicas coerentes por parte do governo, que estimulem a acumulação de capital, aumente a renda média da população e modifiquem estruturas produtivas e institucionais. E que junto ao crescimento podem ocorrer efeitos perversos: – Excessivas transferências de renda ao exterior – Intensa concentração de renda e da riqueza – Desestímulos ao surgimento de novas empresas nas regiões mais pobres

Desenvolvimento como mudanças estruturas Para alguns economistas, o desenvolvimento ocasiona mudanças estruturais na economia, sociedade, políticas e institucionais. Constituem em mudanças estruturais: – Aumento da população empregada; – Aumento da população agrícola; – Aumento das exportações; – Aumento dos trabalhadores mais instruídos;

Desenvolvimento econômico e meio ambiente Além da melhoria de indicadores econômicos e sociais, e de mudanças estruturais, a noção de desenvolvimento inclui a preservação do meio ambiente. Caracterização do subdesenvolvimento Define-se como subdesenvolvimento o crescimento econômico insuficiente em relação ao crescimento demográfico, concentração de renda e riqueza, contendo um número considerável de pessoas pobres e miseráveis em relação a população total.

– Caracteriza-se também subdesenvolvimento aumento da criminalidade; – Dependência econômica e tecnológica; – Base exportadora insuficiente; – Baixo nível de renda. Indicadores de Desenvolvimento Econômico – Expectativa de vida; – Taxa de mortalidade infantil; – Taxa de natalidade; – Indicadores de pobreza e miséria; Caracterização do subdesenvolvimento

Indicadores de Desenvolvimento Econômico População pobre: Aquela com renda suficiente para atender as necessidades básicas. População miserável: Aquela cuja renda familiar cobre apenas a alimentação

Indicadores de Desenvolvimento Econômico

Indicadores do Desenvolvimento Mundial Crescimento econômico; Desenvolvimento da medicina; Educação; Difusão do uso da água tratada; Saneamento básico; Desnutrição; Emissão de CO 2 ; Dias requeridos para abrir um negócio;

Índice de Desenvolvimento Humano - IDH Elaborado pelo Programa das Nações Unidas - PNUD O IDH é um índice composto que indica a evolução média de uma sociedade em três dimensões básicas: – Vida longa e saudável; – Conhecimento; – Padrão de vida descente – PPC per capita Como os valores do IDH variam de 0 a 1, os países podem ser classificados como segue: IDH≤0, muito baixo 0,5 ≤IDH ≤ médio IDH ≥ 0, alto

Referências Bibliográficas Souza, Nali de Jesus. Economia Básica. Editora Atlas, 1° ed. São Paulo, Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (IPEADATA). Disponível em >. Acessado em Nov. 2012;