Instruções Básicas de Combate a incêndio b O que é FOGO? b Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Higiene Industrial e Segurança do Trabalho
Advertisements

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
MEDIN – MEDICINA INTEGRADA
Fogo. O que é FOGO? Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de materiais inflamáveis. É a reação química entre o combustível.
BRIGADA DE INCÊNDIO. “Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio.
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
A) ELIMINAR O CALOR: quando o principal agente extintor é a água, pode ser usada sob a forma de jato pleno, pulverizada ou com jato de água e espuma. a)
Segurança e Higiene no Trabalho Proteção contra incêndios NR-23 Prof. Eng° Daniel Pires Nunes 1.
CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
QUÍMICA INORGÂNICA II QUÍMICA INORGÂNICA II SÓDIO N Na NATRIUM.
Ir p/ primeira página COMBATE A INCÊNDIOS S Ir p/ primeira página Introdução n Os incêndios, em seu princípio são muito fáceis de controlar. n Quanto.
Gás Natural Parte VI Fernando Borges AB-LO/OL/MD Julho/2012.
Normas regulamentadoras (NR-19 / NR-20)
Extintor do Carro Eduardo Bombeiro.
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Questões Avaliativas (trabalho de classe)
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
Extintores Como usar? Março 2017.
Psicrometria Psicrometria: Parte da termodinâmica com o objetivo de estudo das misturas de ar e vapor d´água, isto é, o estudo do ar úmido (no limite,
Manutenção Mecânica.
Escola Estadual Ernesto Solon.
Ácidos.
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Pedro Henrique e Luisa Costa
Óxido.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
ROCHAS E MINERAIS CROSTA TERRESTRE.
Professor: Guilherme Vieira
Prevenção e Combate à INCÊNDIO.
SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
Hidrocabonetos dia a dia
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E EXPLOSÕES
O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento.
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Geometria Molecular.
Como usar um extintor Autor: Eduardo Ribas.
Capítulo 01: Introdução.
O Estudo da Matéria.
Valfredo C. da Silva.
CLASSIFICAÇÃO DE ARTIGOS HOSPITALARES
 A atitude corporal pode ser considerada com base do triangulo de acidentes e do sistema de gestão de segurança.  O COMPORTAMENTO esta na base do triângulo.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Professor Caio Gomes – Aula 2
Produção industrial X Meio Ambiente
Princípios Básicos de Prevenção de Incêndios
Professor Caio Gomes – Aula 2
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Prevenção e combate a incêndios
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
BIOSSEGURANÇA Tem o objetivo de levar o conhecimento das boas práticas de conduta que visam o melhor desempenho de funções e a proteção do trabalhador.
Segurança Ambiente: Equipamentos de energia, combate a incêndio, monitoramento de ambiente e iluminação de emergência FATEC – Americana Tecnologia em Análise.
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO
Condutividade térmica
Riscos do uso da eletricidade
Procedimento analítico
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Nome do grupo: Put out fire
Transcrição da apresentação:

Instruções Básicas de Combate a incêndio b O que é FOGO? b Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor. Os 3 elementos essenciais da combustão, constituem o chamado "Triângulo da Combustão".

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Se suprimirmos desse triângulo, um dos seus lados, eliminaremos o fogo. A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar Combustão: b a) Resfriamento: Quando se retira o calor; b) Abafamento: Quando se retira o comburente; c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Classes de Incêndio b Classe A b Compreende os incêndios em corpos combustíveis comuns: papel, madeira, fibras, etc., que quando queimam deixam cinzas e resíduos e queimam em razão de seu volume, isto é, em superfície e profundidade. Necessitam para a sua extinção, o efeito de resfriamento: a água ou solução que a contenha em grande porcentagem

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Classe B b São os incêndios em líquidos petrolíferos e outros líquidos inflamáveis tais como a gasolina, óleo, tintas, etc., os quais, quando queimam, não deixam resíduos e queimam unicamente em função de sua superfície. Para sua extinção, usa-se o sistema de abafamento (extintor de espuma). b

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Classe C b Compreende os incêndios em equipamentos elétricos que oferecem riscos ao operador. Exige-se, para a sua extinção, um meio não condutor de energia elétrica (extintor de CO2).

Instruções Básicas de Combate a incêndio

b Água (H2O)  É o mais comum e muito usado por ser encontrado em abundância. Age por resfriamento, quando aplicada sob a forma de jato sólido ou neblina nos incêndios de Classe A, é difícil extinguir o fogo em líquidos inflamáveis com água por ser ela mais pesada que eles. É boa condutora de energia elétrica, o que a torna extremamente perigosa nos incêndios de Classe C.

Instruções Básicas de Combate a incêndio

b Gás (CO2) b Gás insípido, inodoro, incolor, inerte e não condutor de eletricidade. Pesa cerca de 1,5 vezes mais do que o ar atmosférico e é armazenado, sob a pressão de 850 libras, em tubos de aço. Quando aplicado sobre os incêndios, age por abafamento, suprimindo e isolando o oxigênio do ar. É eficiente nos incêndios de Classes B e C. Não dá bons resultados nos de Classe A.

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Funcionamento: 1° Remover o Pino de Segurança. 2° Segurar o difusor com a mão direita e comprimir o gatilho da válvula com a mão esquerda.

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Funcionamento: 1° Remover o Pino de Segurança. 2° Segurar o difusor com a mão direita e comprimir o gatilho da válvula com a mão esquerda.

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Pó Químico Seco (Pó) b O pó químico comum é fabricado com 95% de bicarbonato de sódio, micropulverizado e 5% de estearato de potássio, de magnésio e outros, para melhorar sua fluidez e torná-lo repelente à umidade e ao empedramento. b Age por abafamento e, segundo teorias mais modernas, age por interrupção da reação em cadeia de combustão, motivo pelo qual é o agente mais eficiente para incêndios de Classe B.

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Não conduz eletricidade e pode ser usado em fogo de Classe C. Contudo, deve-se evitá-lo em equipamentos eletrônicos onde, aliás, o CO2 é mais indicado. Não dá bons resultados nos incêndios de Classe A.

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Modelo - Pressão Injetada - Funcionamento b 1° Abrir o registro da ampola. 2° Comprimir o gatilho da pistola.

Instruções Básicas de Combate a incêndio b Modelo Pressurizado - Funcionamento b 1° Remover o pino de segurança. 2° Comprimir o gatilho da válvula.