Tipologia de Unidades de Saúde - Criada a partir das informações coletadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Especialização em Saúde da
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 06 Melhoria da Atenção.
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anderson de Lima Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DMS UNIVESIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA –EAD MELHORIA.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Melhoria da atenção ao pré-natal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Especializando: Felipe Pizzolato Orientadora: Helen Pereira Rocha
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Modalidade a Distância
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Eclea Gusso Ulaf Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
São Paulo das Missões, RS
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Vanessa Rivero Kindelan
Panorama da Atenção Básica no Piauí
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
Viviane Serafim - Enfermeira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
Orientador: Lenise Menezes Seerig
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Políticas Nacionais de Urgências e Emergências e o papel do enfermeiro em situação de urgência/emergência PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 Estabelece.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Atenção Primária: um novo Sistema Único de Saúde para os Brasileiros
Saúde toda Hora Atenção domiciliar e saneamento básico.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Transcrição da apresentação:

Tipologia de Unidades de Saúde - Criada a partir das informações coletadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). - Dimensões consideradas: i) tipos de equipes; ii) elenco de profissionais; iii) turnos de funcionamento; iv) serviços disponíveis; v) infraestrutura geral (estrutura física e equipamentos, insumos e equipamentos de TIC).

Tipologia de Unidades de Saúde Quadro 1 – Relação das Dimensões e Respectivas Variáveis Utilizadas no Estudo

Tipologia de Unidades de Saúde Quadro 1 – Relação das Dimensões e Respectivas Variáveis Utilizadas no Estudo

Tipologia de Unidades de Saúde Quadro 1 – Relação das Dimensões e Respectivas Variáveis Utilizadas no Estudo

Tipologia de Unidades de Saúde “Padrão de referência” em cada dimensão - tipos de equipes: ter pelo menos uma equipe de atenção básica com saúde bucal; - elenco de profissionais: ter pelo menos 1 médico, ter pelo menos 1 enfermeiro, ter pelo menos 1 cirurgião-dentista, ter pelo menos 1 técnico ou auxiliar de enfermagem, ter pelo menos 1 técnico ou auxiliar de saúde bucal, ter pelo menos 4 agentes comunitários de saúde; - turnos de funcionamento: a unidade de saúde deve ter 2 ou 3 turnos de atendimento e funcionar em 5 dias ou mais na semana; - serviços disponíveis: ter os cinco tipos de serviços listados; - infraestrutura geral: ter sala de vacina, aparelho de nebulização, geladeira exclusiva para vacina, glicosímetro, computador, acesso à internet; sempre disponibilizar a vacina pentavalente.

Tipologia de Unidades de Saúde Cálculo do escore em cada dimensão Tipos de equipes - unidade de saúde com pelo menos uma equipe de Saúde da Família com Saúde Bucal = 2 pontos; - unidade de saúde com pelo menos uma equipe de atenção básica parametrizada com Saúde Bucal (e sem nenhuma equipe de Saúde da Família com Saúde Bucal) = 1,5 pontos; - unidade de saúde com pelo menos uma equipe de Saúde da Família sem Saúde Bucal (e sem nenhuma equipe de Saúde da Família com Saúde Bucal ou de atenção básica parametrizada com Saúde Bucal) = 1 ponto; - unidade de saúde com pelo menos uma equipe de atenção básica parametrizada sem Saúde Bucal ou outra configuração (e sem nenhuma equipe de Saúde da Família com Saúde Bucal ou de atenção básica parametrizada com Saúde Bucal ou de Saúde da Família sem Saúde Bucal) = 0,5 ponto; - unidade de saúde sem nenhuma equipe = nenhum ponto.

Tipologia de Unidades de Saúde Cálculo do escore em cada dimensão Elenco de profissionais - unidade de saúde com pelo menos 1 médico = 2 pontos; - unidade de saúde com pelo menos 1 enfermeiro = 1,5 pontos; - unidade de saúde com pelo menos 1 cirurgião-dentista = 1,5 pontos; - unidade de saúde com pelo menos 1 técnico ou auxiliar de enfermagem = 1 ponto; - unidade de saúde com pelo menos 1 técnico ou auxiliar de saúde bucal = 1 ponto; - unidade de saúde com pelo menos 4 agentes comunitários de saúde = 1 ponto.

Tipologia de Unidades de Saúde Cálculo do escore em cada dimensão Turnos de funcionamento - unidade de saúde com 1, 2 ou 3 turnos de atendimento e que funciona até 3 dias na semana = nenhum ponto; - unidade de saúde com 1 turno de atendimento e que funciona 4 dias ou mais na semana = 0,5 ponto; - unidade de saúde com 2 ou 3 turnos de atendimento e que funciona 4 dias na semana = 1 ponto; - unidade de saúde com 2 ou 3 turnos de atendimento e que funciona 5 dias ou mais na semana = 2 pontos.

Tipologia de Unidades de Saúde Cálculo do escore em cada dimensão Serviços disponíveis - unidade de saúde que oferecem consultas médicas = 2 pontos; - unidade de saúde que oferecem consultas de enfermagem = 1 ponto; - unidade de saúde que oferecem consultas odontológicas = 1 ponto; - unidade de saúde que oferecem dispensação de medicamentos pela farmácia = 1 ponto; - unidade de saúde que oferecem vacinação = 1 ponto.

Tipologia de Unidades de Saúde Cálculo do escore em cada dimensão Infraestrutura geral Sub-dimensão Estrutura física e equipamentos: - unidade de saúde que tem sala de vacina = 1 ponto; - unidade de saúde que tem aparelho de nebulização = 1 ponto; - unidade de saúde que tem geladeira exclusiva para vacina = 1 ponto; - unidade de saúde que tem geladeira exclusiva para glicosímetro = 1 ponto. Sub-dimensão Insumos: - unidade de saúde que sempre disponibiliza a vacina pentavalente = 1 ponto; - unidade de saúde que às vezes disponibiliza a vacina tetravalente = 0,5 ponto.

Tipologia de Unidades de Saúde Cálculo do escore em cada dimensão Infraestrutura geral Sub-dimensão Equipamentos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC): - unidade de saúde com computador = 1 ponto; - unidade de saúde com acesso à internet = 1 ponto.

Tipologia de Unidades de Saúde Cálculo do escore final Escore = 0,209 * Escore1 pad * Escore2 pad * Escore3 pad * Escore4 pad * Escore5 pad Nota: os escores em cada uma das dimensões (Escore1 a Escore5) foram padronizados na escala 0-1. O peso considerado em cada uma das dimensões foi obtido a partir de uma Análise Fatorial realizada em termos dos dados do Ciclo I do PMAQ.

Tipologia de Unidades de Saúde Grupos de unidades de saúde - Grupo 1: Menos de 0,250; - Grupo 2: De 0,250 a menos de 0,500; - Grupo 3: De 0,500 a menos de 0,750; - Grupo 4: De 0,750 a menos de 1,000; - Grupo 5: Padrão de referência (escore = 1,000).

Municípios - Região de Itapeva

Unidades de Saúde - Região de Itapeva