CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DO FOGO 2º SGT BM PAULA.
Advertisements

Teoria de Contra Incêndio e Manuseio de Agentes Extintores
Higiene Industrial e Segurança do Trabalho
AVALIAÇÃO MÓDULO III GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DA SEGURANÇA
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Combate ao Incêndio.
Curso de Formação para Brigadista
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
COMBATE A INCÊNDIOS S.
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
COMBATE A INCÊNDIO.
Teoria de Incêndio I Ao final da aula o aluno será capaz de:
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
“ 100 Anos do Casarão de Fogo.”
O TRABALHO SERÁ APRESENTADO
Prevenção e combate a incêndios
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Definições importantes
O QUE É FOGO ? É a conseqüência da reação química entre 4 componentes , os quais formam o chamado “Tetraedro” do fogo , são eles :
PREVENÇÃO E COMBATE À INCÊNDIOS Engenheiro de Segurança do Trabalho
13/5/ BRIGADA DE INCÊNDIO Segurançado Trabalho Trabalho.
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
Geradores de Vapor Caldeiras
Prevenção e Combate a incêndio
Fogo. O que é FOGO? Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que é produto da combustão de materiais inflamáveis. É a reação química entre o combustível.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
TREINAMENTO DE RECICLAGEM Cataguases, agosto de 2008 NORMA REGULAMENTADORA Nº 10 “ NORMA REGULAMENTADORA Nº 10.
1 INCÊNDIO  NEM SEMPRE HÁ UMA SEGUNDA CHANCE. 2 Índice  Introdução  Fogo-A união.
 Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente. E o sol é a maior fonte.
Instruções Básicas de Combate a incêndio b O que é FOGO? b Fogo, cientificamente chamado combustão, é a reação química entre o combustível e oxigênio do.
Segurança e Higiene no Trabalho Proteção contra incêndios NR-23 Prof. Eng° Daniel Pires Nunes 1.
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Ambientais - DCA Curso de Graduação em Engenharia de Produção Campus Mossoró Disciplina:
HITORICO DO FOGO Na sua evolução, o homem primitivo passou a utilizar o fogo como parte integrante da sua vida. O fogo colhido dos eventos naturais.
Ir p/ primeira página COMBATE A INCÊNDIOS S Ir p/ primeira página Introdução n Os incêndios, em seu princípio são muito fáceis de controlar. n Quanto.
Brigada de incêndio Princípios Básicos de Prevenção de Incêndios.
CONCEITO: Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção abordo de navios e outros locais para combater.
CONCEITO: Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção abordo de navios e outros locais para combater.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
TREINAMENTO DE COMBATE À INCÊNDIO.
Brigada de Emergências
CINÉTICA QUÍMICA II.
RECOMENDAÇÃO EXTINTORES
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
Professor: Guilherme Vieira
EXTINTORES DE INCÊNDIO
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
TREINAMENTO BRIGADA DE INCÊNDIO
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
BRIGADA DE EMERGÊNCIA.
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
BRIGADA DE INCÊNDIO PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO RITA MARIA DE OLIVEIRA GOMES – ASS. TÉCNICA DE BRIGADA
 A atitude corporal pode ser considerada com base do triangulo de acidentes e do sistema de gestão de segurança.  O COMPORTAMENTO esta na base do triângulo.
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
Energia.
Proteção Contra Incêndios
Prevenção e combate a incêndios
TEORIA DE INCÊNDIOS Cristiano Garcez Gualberto
TEORIA DE INCÊNDIO Téc. Seg. do Trabalho.
PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA AUTÔNOMO - EPR Donato– CAP BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR.
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
CURSO BÁSICO DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Conceitos Básicos 1- FOGO É um fenômeno químico resultante da combustão. Consiste em uma reação química das mais elementares (geralmente uma oxidação),
 Esta Norma Regulamentadora estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra fatores de risco de acidentes.
Transcrição da apresentação:

CLASSES DE INCÊNDIO E EXTINTORES DE INCÊNDIO Donato – 1° Ten BM ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS – CFSD/2014

CLASSES DE INCÊNDIO

CLASSES DE INCÊNDIO: Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association);  Combustíveis sólidos;  Queimam em superfície e profundidade e deixam resíduos fibrosos (cinzas);  O método de extinção mais eficiente para este tipo de combustível é o resfriamento com água;

CLASSES DE INCÊNDIO:

Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association);  Líquidos inflamáveis, graxas e gases;  Queimam só em SUPERFÍCIE e NÃO deixam resíduos;  O método de extinção mais eficiente para este tipo de combustível é o abafamento com espuma e a quebra de reação em cadeia com pó químico.

CLASSES DE INCÊNDIO:

CLASSE DE INCÊNDIOS: Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association);  Combustíveis energizados;  Podem se tornarem classe A ou B, caso seja desligada a rede elétrica;  Caso não seja possível cortar a energia, deve ser usado preferencialmente um agente extintor que não seja condutor elétrico. Caso isso não seja possível, devem-se adotar os cuidados necessários para combater com algum agente com baixa condutividade elétrica.

CLASSES DE INCÊNDIO:

Essa classificação foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association); Combustíveis de metais pirofóricos; Queima em altas temperaturas e por reagirem com alguns agentes extintores (principalmente a água); O combate deste tipo de combustível requer uma análise das características específicas do material que está em combustão. Em alguns casos a utilização de água nestes metais irá agravar o quadro do incêndio em função de causar reações violentas.

CLASSES DE INCÊNDIO:

CLASSE E CLASSE E CLASSE K CLASSE K Esta é uma classificação usada na Europa e Oceania para definir a classe que contém o incêndio em materiais radioativos; Para o combate a esta classe nós adotamos as orientações contidas nas normas emitidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). As orientações para o combate prevêem a utilização de água, porém devem existir os mecanismos e estruturas capazes de confinar este resíduo. Esta classificação não é adotada oficialmente no Brasil. A NFPA (norma americana) inclui óleos e gorduras de cozinha nesta classe de incêndio. A letra ”K” utilizada faz menção à cozinha em inglês Kitchen. O objetivo desta classificação é enfatizar os riscos e a necessidade da prevenção de incêndios deste tipo. O combate se faz da mesma forma que os de incêndios de Classe B.

APARELHOS EXTINTORES

OBJETIVOS CONHECER OS AGENTES QUÍMICOS EXTINTORES MAIS COMUNS. IDENTIFICAR OS DIVERSOS EXTINTORES, DE ACORDO COM SUA CARGA – AGENTE EXTINTOR ESPECÍFICO. APRENDER COMO UTILIZAR OS APARELHOS EXTINTORES EM PRINCÍPIOS DE INCÊNDIO, DE ACORDO COM AS VARIADAS CLASSES DE INCÊDIO

DEFINIÇÃO São recipientes metálicos que contêm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rápido a princípios de incêndio. Podem ser portáteis ou sobre rodas, conforme o tamanho e a operação. Os extintores portáteis também são conhecidos simplesmente por extintores e os extintores sobre rodas, por carretas.

Todo o extintor possui, em seu corpo, rótulo de identificação facilmente localizável

O êxito no emprego dos extintores dependerá de: Fabricação de acordo com as normas técnicas (ABNT e INMETRO);

EXTINTOR PORTÁTIL São aparelhos de fácil manuseio, destinados a combater princípios de incêndio. Recebem o nome do agente extintor que transportam em seu interior (por exemplo: extintor de água, porque contém água em seu interior).

TIPOS Extintor de água: Pressurizado. Pressão injetada. Manual, tipo costal ou cisterna. Extintor de espuma: Mecânica (pressurizado). Mecânica (pressão injetada). Química. Extintor de pó químico seco: Pressurizado. Pressão injetada. Extintor de gás carbônico Extintor de composto halogenado

EXTINTOR DE ÁGUA

Extintor de Água (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade10 litros Unidade extintora10 litros AplicaçãoIncêndioClasse “A” Alcance médio do jato10 metros Tempo de descarga60 segundos Funcionamento: a pressão interna expele a água quando o gatilho é acionado.

MODO DE USAR

EXTINTOR DE ESPUMA

Extintor de Espuma Mecânica (Pressurizado) CARACTERÍSTICAS Capacidade9 litros (mistura de água e LGE) Unidade extintora9 litros AplicaçãoIncêndioClasse “A” e "B" Alcance médio do jato5 metros Tempo de descarga60 segundos Funcionamento: A mistura de água e LGE já está sob pressão, sendo expelida quando acionado o gatilho; ao passar pelo esguicho lançador, ocorrem o arrastamento do ar atmosférico e o batimento, formando a espuma.

MODO DE USAR

EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO

Extintor de Pó Químico Seco Pressurizado CARACTERÍSTICAS Capacidade 1, 2, 4, 6, 8 e 12 kg Unidade extintora4 litros AplicaçãoIncêndios classes “B” e “C”. Classe “D”, utilizando pó químico seco especial Alcance médio do jato5 metros Tempo de descarga15 segundos para extintor de 4kg, 25 segundos para extintor de 12 Kg Funcionamento: O pó sob pressão é expelido quando o gatilho é acionado.

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO

Extintor de Gás Carbônico (CO 2 ) CARACTERÍSTICAS Capacidade 2, 4 e 6 kg Unidade extintora6 Kg Aplicaçãoincêndios classes “B” e “C”. Alcance do jato2,5 metros Tempo de descarga 25 segundos Funcionamento: O gás é armazenado sob pressão e liberado quando acionado o gatilho. Cuidados: Segurar pelo punho do difusor, quando da operação.

DÚVIDAS? “O coração do Homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Pv 16:9