9º ANO – LICEU ALBERT SABIN - GEOGRAFIA POPULAÇÃO MUNDIAL.

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9º ANO – LICEU ALBERT SABIN - GEOGRAFIA POPULAÇÃO MUNDIAL

DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

POPULAÇÃO MUNDIAL  Observando o mapa anterior, é possível perceber que a população mundial distribui-se irregularmente, existindo áreas muito povoadas e outras vazias demograficamente.  Fatores naturais como o clima (frio, árido...), disponibilidade de água, elevadas altitudes, podem reduzir a densidade populacional em algumas regiões.  Ex: Norte do Canadá e da Rússia (clima polar); desertos como Atacama, Kalahari e Saara (escassez hídrica); Cordilheiras do Himalaia e dos Andes (altitude elevada).

POPULAÇÃO MUNDIAL  Cerca de 90% da população mundial vive em áreas costeiras (litorâneas), com climas amenos ou nas proximidades de vales de rios – exemplo: vale dos rios Azul e Amarelo (China) – maior “formigueiro” humano, com cerca de 800 milhões de pessoas (quatro vezes a população brasileira).  Crescimento da população mundial – acelera-se a partir do século XIX, graças à melhoria das técnicas agrícolas e aumento da produção agrícola. Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento é acelerado (“baby boom”), devido à avanços na área médica, com o advento de vacinas e antibióticos.

POPULAÇÃO MUNDIAL

 A população mundial cresce em ritmo desigual; nos países desenvolvidos, as taxas de crescimento são bem inferiores aos dos países pobres, devido à fatores como:  Planejamento familiar;  Métodos contraceptivos;  Alto custo de vida/urbanização;  Maior participação feminina no mercado de trabalho;  Casamentos tardios.  OBS: O Brasil vêm reduzindo acentuadamente suas taxas de crescimento vegetativo.  PS: C.V=T.N – T.M

POPULAÇÃO MUNDIAL  Indicadores que permitem avaliar a qualidade de vida de uma população:  Anos de escolaridade;  Expectativa de vida;  Renda per capita;  Taxas de analfabetismo, mortalidade infantil, desemprego...  Os três primeiros indicadores compõem o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

POPULAÇÃO MUNDIAL  Melhores Idh’s do mundo  1. Noruega 0,929  2. Austrália 0,910  3. Países Baixos 0,910  4. Estados Unidos 0,908  5. Nova Zelândia 0,908  6. Canadá 0,908  7. Irlanda 0,905  8. Liechtenstein 0,905  9. Alemanha 0,904  10. Suécia 0,904  PS: Brasil – 85º lugar: IDH – 0,730/ 187º República Democrática do Congo – 0,304.

POPULAÇÃO MUNDIAL  Em busca de trabalho, melhores condições de vida, ou se afastando de guerras, fome, epidemias ou catástrofes naturais, milhões de pessoas saem anualmente de seus países de origem, provocando as migrações internacionais.  Quando o indivíduo se vê obrigado a abandonar seu local de origem, ele é denominado refugiado.  Infelizmente, nem sempre os imigrantes são bem recebidos no local de chegada. Existem vários casos em que aflora o sentimento de aversão ao estrangeiro, denominado xenofobia. São exemplos de xenofobia: estadunidenses x mexicanos; italianos x albaneses; franceses e tchecos x ciganos; alemães (skinheads neonazistas) x turcos; europeus ocidental x norte - africanos, entre outros.

POPULAÇÃO MUNDIAL  Xenofobia na Alemanha – mas, olha a seleção de futebol:  Podolski: nasceu na Polônia e foi para Alemanha com 2 anos;  Klose: nascido na Polônia, mudou-se aos 8 anos para a Alemanha;  Trochowski: também polonês, foi para Hamburgo aos 15 anos;  Özil: descendente de turcos, nasceu em Gelsenkirchen;  Tasci: também com ascendência turca, nasceu em Esslingen;  Khedira: filho de pai tunisiano e mãe alemã, nasceu em Sttutgart;  Aogo: filho de nigeriano e mãe alemã, nasceu em Karlsruhe;  Boateng: filho de pai ganês e mãe alemã, nasceu em Berlim;  Cacau: nasceu no Brasil, naturalizou-se alemão no ano passado;  Mario Gomez: filho de espanhol e alemã, nasceu em Riedlingen;  Marin: nascido na Bósnia, naturalizou-se alemão ainda criança.