Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor: Francisco Disciplina: Geografia
Advertisements

REGIÃO NORDESTE.
COMPLEXOS REGIONAIS Nordeste.
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
Professor Rodrigo Salomão 7º ano
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
1- Zona da Mata Localização: - entre o litoral e o Agreste Clima:
Região Nordeste.
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste Cap. 33.
Região Nordeste.
Região Nordeste 18/04/2017.
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
Região Nordeste.
sub – regiões nordestinas
Sub-regiões do Nordeste
Sub-regiões do Nordeste
Historia da Região Nordeste A região Nordeste é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em.
Unidade 3 Regiões Nordeste e Centro-Oeste
Três Lagoas. Bandeira Brasão Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da quarta.
Hidrografia.
Domínios Morfoclimáticos. Vegetação do Brasil Floresta Tropical Litoral do Brasil: Mata Atlântica Reduzida a menos de 10%. Latifoliada, ombrófila, densa,
Região Nordeste 7º Ano.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo8 Pág. 127 á 145.
Região Nordeste  Prof Fylipe Alves Capítulo11, 12 e 13 Pág. 120 á 148.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Aula 4 Paisagens do Brasil.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. 1 Os mapas abaixo foram, respectivamente, elaborados de acordo com critérios: A políticos e naturais B populacionais e ambientais.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
REGIÃO NORDESTE A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais Humanos / demográficos Econômicos A segunda região mais populosa É a região brasileira.
Região Norte Depressões e planícies Clima equatorial Floresta amazônica Grande riqueza hidrográfica Baixa D.D. Áreas mais povoadas: região Bragantina e.
Complexo regional do Nordeste
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
Nordeste Camille, Isadora, Sophia, Juliana, Giovanna e Julia.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Vegetação Brasileira.
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
A dinâmica da natureza e as diferentes paisagens
HIDROGRAFIA DO BRASIL Características Gerais:
Transposição do rio são francisco
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
Domínios morfoclimáticos
As regiões Sudeste e Sul do Brasil
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Região Nordestina Cap. 9.
Hidrografia GG.06- p.36.
Formação vegetal 6º Ano.
Região norte.
As Paisagens do continente americano
Nordeste: breve histórico
Uma região, vários Nordestes
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
Região Nordeste 7º Ano.
Profa: Sâmara Iris de Lima Santos
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Conselhos para um bom Semestre
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
Sub-regiões do Nordeste
Vegetação Brasileira.
A distribuição da população a nível mundial
O Território Brasileiro
Expedição 6 Região Sudeste
Formações Vegetais e seus problemas
Transcrição da apresentação:

Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. O Nordeste conta com 9 estados(PI,CE,RN,PB,AL,SE,BA, PE e MA) e a maior orla marítima do Brasil. O Nordeste conta com 9 estados(PI,CE,RN,PB,AL,SE,BA, PE e MA) e a maior orla marítima do Brasil. COMPLEXO GEOECONÔMICO NORDESTE

As sub-regiões do Nordeste O Nordeste está dividido em 4 sub-regiões: 1- Zona da Mata; 2- Agreste 3- Sertão 4- Meio-Norte.

Economia do Nordeste 1- Zona da Mata: a) É a mais populosa e industrializada do Nordeste b) Principais cidades: Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa e Aracaju. c) A indústria está representada pelo: 1- Pólo Petroquímico de Camaçari 2- Centro Industrial de Aratu 3- Complexo Ford 4- Porto Digital e Complexo Portuário de Suape d) A agricultura de plantation: Cana-de-açúcar, Tabaco e Cacau. e) Mineração: Sal, Fosfato, Petróleo, Gás Natural, Calcário Agreste: a)Policultura comercial – abastecer a Zona da Mata. b)Predomínio de minifúndios

3- Sertão: a) Maior e mais pobre sub-região do Nordeste. b) Relevo: Planaltos e Depressões. c) Hidrografia: Rios Perenes Temporários ou Intermitentes São Francisco: Parnaíba: Banha Teresina(PI) d)Clima: Tropical semi-árido – Interfere na vegetação e na hidrografia. * Baixa pluviosidade * Chuvas irregulares e)Vegetação: Caatinga – * Xerófila * Armazena água * Espinhos em lugar das folhas * Arbustiva com galhos retorcidos * Cactos e bromélias

O Rio São Francisco – Nasce na Serra da Canastra (MG) e atravessa BA, PE, AL e SE. Chapada Diamantina – Fica na região central da Bahia e tem forte vocação turística.

RIO SÃO FRANCISCO Cânion de Xingó, o quinto maior Cânion navegável do mundo. Localizado entre Sergipe e Alagoas. O rio São Francisco passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente na serra da Canastra (MG). Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico. Seu comprimento medido a partir da nascente é de km.

Chuva Orográfica - ocorre quando uma massa de ar quente e úmida sobe ao encontrar uma elevação do relevo, como uma montanha, provocando chuva. Esse fenômeno ocorre no litoral do Nordeste devido ao Planalto da Borborema. É uma das causas da seca no Sertão. É também chamada de chuva de relevo ou de montanha.

Área de transição entre o cerrado, a Amazônia e a caatinga. Área de transição entre o cerrado, a Amazônia e a caatinga. a) A base econômica tradicional é o extrativismo vegetal: Babaçu, buriti e carnaúba. b) Principais produtos agrícolas: arroz, algodão, mandioca, soja... c) Palmáceas: carnaúba e babaçu. d) Rio principal: Parnaíba. e) Lençóis Maranhenses. 4 – Meio-Norte:

LENÇÓIS MARANHENSES Os Lençóis Maranhenses são repletos de piscinas naturais que se enchem com as águas das chuvas.

Os Lençóis Maranhenses são importantes para as atividades turísticas.

Os grupos econômicos e políticos, valendo- se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Usam o flagelo da seca como meio de benefícios para desviar ao verba em favor próprio. Os grupos econômicos e políticos, valendo- se de seus aliados políticos, interferem nas decisões tomadas, em escala federal, estadual e municipal. Usam o flagelo da seca como meio de benefícios para desviar ao verba em favor próprio. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Não raro aplicam os financiamentos obtidos em outros setores que não o agrícola, e aproveitam-se da divulgação dramática das secas para não pagarem as dívidas contraídas. Ocorre, também, o superfaturamento dos orçamentos públicos. Portanto, a seca no Nordeste é mais um problema sócio-político do que climático. Ocorre, também, o superfaturamento dos orçamentos públicos. Portanto, a seca no Nordeste é mais um problema sócio-político do que climático. A Indústria da Seca:

POLÍGONO DAS SECAS