A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nordeste Camille, Isadora, Sophia, Juliana, Giovanna e Julia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nordeste Camille, Isadora, Sophia, Juliana, Giovanna e Julia."— Transcrição da apresentação:

1 Nordeste Camille, Isadora, Sophia, Juliana, Giovanna e Julia.

2 Sumário Clima do nordeste Vegetação do Nordeste Hidrografia do Nordeste Relevo do Nordeste Região do Nordeste Modo de Vida das pessoas do Nordeste Música tradicional nordestina Religião Setor Primário Setor Secundário Setor Terciário Dança Típica do Nordeste …..……………………………………………………………………………..…..12. Comida de origem do Nordeste ………………..………………………………………………………….….13. A seca no Nordeste………………………………..……………………………………………………………..14. Exôdo Rural…………………………………………..……………………………………………………………15. Saúde no Nordeste………………………….……………………………………………………………………16. Migração Nordestina…………………………………………………………………………………………..…17. Qualidade de vida………………………………………………………………………………………………...18. Imagens…………………………………………………………………………………………………………….19. .

3 Clima do Nordeste Clima equatorial úmido: O clima equatorial úmido apresenta médias de temperatura elevadas, entre 25 e 27 graus,  com grande quantidade de chuva a maior parte do ano. Predomina numa faixa estreita no estado do Maranhão, na fronteira com o estado do Pará, na Região Norte. Clima tropical: O clima tropical apresenta duas estações bem definidas, com verão quente e chuvoso com temperaturas elevadas, e inverno seco, com estiagem prolongada e temperaturas amenas, entre 18 e 26 graus. Clima tropical litorâneo: O clima tropical úmido ou tropical litorâneo, apresenta um verão quente e úmido, com temperaturas elevadas o ano todo, que variam entre 25 e 31 graus. Possui uma estação com chuvas irregulares, com maior ocorrência entre os meses de abril a julho. Clima semiárido:  apresenta baixa umidade, com temperaturas médias em torno de 27 e 31 graus, podendo chegar a 41 graus nos longos períodos secos. O clima tropical semiárido é predominante na porção central do Nordeste brasileiro, em parte do estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. O grande problema do sertão é a irregularidade das chuvas de modo que, quando não chove nos meses esperados, surgem os períodos de seca, com elevadas temperaturas, que podem se prolongar por vários anos.

4 Vegetação do Nordeste Floresta amazônica: É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por arvores de grande porte, o solo dessa floresta não é muito rico pois possui uma fina camada de nutrientes. Mata atlântica \ mata tropical: A Mata Atlântica estendia-se originalmente do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Foi na mata atlântica que começou a extração do pau-brasil. Cerrado: Apresenta árvores de baixo porte, com galhos retorcidos, no chão é coberto por gramíneas, uma espécie de grama e apresenta um solo de alta acidez . Caatinga: É uma formação de vegetais que ocupa regiões secas, muito rica ecologicamente. Vegetação litorânea: Lá existem grande preservação de rios e lagoas .

5 Hidrografia do Nordeste
Nordeste ocidental: formado pelos rios – Acarau, Curu, Jaguaribe, Apodo, Piranhas, paraiba, Capibaribe e Mundau. Bacia de parnaiba: seu principal rio é o Paraíba e Perene. Bacia do São Francisco: origem em Minas Gerais, passa por Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Bacias de Sergipe e Bahia: formada por rios Vaza, Barris, Itapicuru, Paraguaçu, Contas, Pardos, Jequitinhonha. Bacia Maranhense: formados pelos rios Itapecuru, Mearin, Grajau, Pindare e Tiriaçu.

6 Relevo do Nordeste Uma das características do relevo nordestino é a existência de 2 antigos planaltos, o borborema (uma das principais causas da seca do sertão). A bacia de paraibana e de algumas areas altas que foram chamadas Chapadas, como a Chapada da Diamantina. Podemos ver também planícies litoranêas e também algumas depressões localizadas no sertão.

7 Região do Nordeste A região nordeste é dividida em quatro sub – regiões : meio norte, zona da mata, agreste e sertão. Meio – norte – compreende extensa área entre Piauí e o Maranhão, constituindo uma parte entre o Nordeste seco, Amazônia e o cerrado, a região é banhada por rios em direção ao Atlântico. Zona da Mata – ocupa a área litorânea, entre Rio Grande do Norte e Bahia, e sua área não homogenia. Agreste – constitui uma região de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, sua vegetação predominante è a Caatinga. Sertão – entre as regiões nordestinas, o sertão ocupa maior área. O sertão possui clima seco.

8 Modo de Vida das pessoas do Nordeste
O nordeste é a segunda região mais populosa do país. No nordeste existem ricos e pobres, mas a maioria é de classe baixa, mas sua cultura é muito rica. Outra característica da população é que há uma grande disparidade populacional na Região, enquanto existem áreas densamente povoadas, como a Zona da Mata e Agreste, em outras a densidade demográfica è muito baixa, como no Sertão e no Meio – Norte.

9 Musica tradicional nordestina
Luiz Gonzaga ( ) foi músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro.

10 RELIGIÃO A cultura nordestina sofre grande influência dos indígenas, africanos e europeus. A religião do nordeste é a católica, mas também há um espaço importante na região para outras religiões, como a Evangélica, o Candomblé e a Umbanda, que também é uma das principais religiões. O nordeste tem uma forte ligação com orixás, que são os santos para os nordestinos. Tambor de mina Nordeste

11 ECONOMIA A produção de petróleo é feita, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. A região Nordeste é a segunda maior do Brasil em produção de petróleo. No estado da Bahia está localizado o Polo Petroquímico de Camaçari, um dos mais importantes do país. - Outro ponto forte da economia nordestina é a criação e comercialização de camarão, pois a região tem o melhor clima para esta atividade. A crise no mercado de trabalho do país, atinge com força o nordeste principalmente as cidades de Natal e Salvador.

12 SETOR PRIMÁRIO Na agricultura, a região nordeste destaca-se pela cultura de cana-de-açúcar. A produção de etanol e açúcar tem maior força nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Entre outras plantações temos destaque também ao algodão. A irregularidade das chuvas impede a cultura de outros produtos. Na pecuária destaca-se a criação de cavalos adaptados ao clima. A região nordeste é rica em petróleo. O estado do Rio Grande do Norte e do Pernambuco são responsáveis por mais de 90% da produção nacional de sal marinho e gesso, respectivamente. 

13 SETOR SECUNDÁRIO A indústria da região nordeste vem crescendo muito nos últimos tempos. Um exemplo é o Complexo Industrial Portuário de Suape. Entre as empresas instaladas na região, temos grandes montadoras automobilísticas estrangeiras, além da Odebrecht. Também existe o Centro Industrial de Aratu, também na Bahia, que concentra empresas do ramo têxtil, químico, calçadista, metalúrgico, entre outros.

14 SETOR TERCIÁRIO O turismo continua sendo um grande impulsionador na economia do nordeste. As praias do extenso litoral são uma grande atração, isso sem falar das belezas das cidades históricas e também no carnaval de Recife. Milhares de turistas estrangeiros e de outras regiões do Brasil visitam todo ano o Nordeste querendo visitar as lindas praias e paisagens e também o clima quente.

15 Dança típica do Nordeste
Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo foi utilizada inicialmente como armas, os cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. 

16 Comida de origem do nordeste
A carne-de-sol -é típica da região nordeste porque depende do clima semi-árido dessa região que é seca, rapidamente formando como uma casca fina que mantém a parte interna úmida e muito saborosa. Também conhecida em São Paulo como carne seca. É uma das formas mais antigas de conservação de alimentos. Cana de açucar- a princípio originária da espécie Saccharum officinarum, provém do território asiático, desde os ancestrais, no Brasil foi cultivada na região do nordeste. Com o tempo, várias outras espécies foram produzidas com a ajuda de inovações tecnológicas, pois a planta original provocava diversas enfermidades.

17 A SECA NO NORDESTE Praticamente todos os estados do Nordeste estão sofrendo a seca: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e parte de Alagoas. E a chance de acontecer um colapso por falta de abastecimento de água em áreas urbanas, com mais de um milhão de habitantes, é bastante significativa. No Nordeste milhares de famílias sofrem com a seca. Centenas de cabeças de gado já morreram carbonizadas e lavouras inteiras foram destruídas na zona rural. A única solução para tentar resolver a seca e os grandes problemas sociais acarretados por ela é a transposição do rio São Francisco, não adianta o governo construir poços artesianos, cujas águas só servem aos proprietários das terras. Proprietários que não tem o mínimo interesse na resolução dos problemas sociais do sertão. Isso tem que mudar, não é possível que o povo do sertão passe a vida a esperar que caia água do céu para que possa alimentar a si e a sua família.

18 EXÔDO RURAL A região Nordeste tem se caracterizado por movimentos migratórios intensificados pela ocorrência do êxodo rural . O processo de êxodo rural vem acontecendo principalmente por parte da população da zona rural, que saem do campo em busca de melhores condições de vida nas cidades, atraídos pelo lucro financeiro e pelo fator atrativo. Porém, esse processo gera vários problemas sociais, com destaque o desemprego. Outro fator negativo é o inchaço das cidades, que na ausência de um planejamento urbano há o superpovoamento de bairros pobres, moradias em locais sem estrutura e o aumento de favelas. O Nordeste brasileiro sofre com a falta de saneamento básico. O Nordeste ainda sofre com problemas de uma nação desigual.

19 Saúde no Nordeste Na região Nordeste a desnutrição infantil é muito grande, destacam-se ainda os problemas cardiovasculares, doenças infecto-contagiosas, a doença de Chagas, cólera e a esquistossomose. Na região Nordeste as doenças infecto-contagiosas são a terceira causa de mortes, indicando a carência de atendimento médico e acesso aos hospitais. CÓLERA - É transmitida principalmente pela água e alimentos contaminados. DOENÇA DE CHAGAS –É transmitida por picadas do barbeiro (um tipo de inseto). ESQUISTOSSOMOSE -O caramujo que é o hospedeiro intermediário do parasita, e assim libera larvas do parasita na água. A proporção de homicídios é maior nas cidades do Nordeste do que no resto do país. Um dos principais fatores que gera a violência urbana é o crescimento acelerado das cidades. Como consequência surge graves problemas sociais como fome, miséria, desemprego e marginalização. A cultura machista nordestina favorece a resposta agressiva aos conflitos. Consequentemente, regiões no Nordeste passaram a viver aumento dos homicídios. As causas podem ser as mais variadas, passando por conflitos interpessoais, por tráfico de drogas, vinganças e entre outras.

20 O Crescimento Populacional
A Região Nordeste do território brasileiro é composta por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua extensão territorial é de ,0 quilômetros quadrados, sendo o terceiro maior complexo regional do Brasil, ocupando 18,2% da área do país. O território nordestino limita-se com as regiões Norte (a oeste), Centro-Oeste (a sudoeste), Sudoeste (ao sul), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao norte e leste). Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina totaliza habitantes, abrigando cerca de 28% da população residente no Brasil. A densidade demográfica é de 34,1 habitantes por quilômetro quadrado; o crescimento demográfico é de 1,3% ao ano. A população urbana é maioria – 73%. O estado da Bahia é o mais populoso ( habitantes); Sergipe possui a menor concentração populacional da Região ( habitantes).

21 Migração Nordestina Migração nordestina ou êxodo nordestino refere-se a um processo migratório secular de populações oriundas da região nordeste do Brasil para outras partes do país, em especial o centro-sul. Esse movimento migratório teve e tem grande relevância na história da migração no Brasil, desde a época do Império. A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino. Com o início do "Primeiro Ciclo da Borracha" em 1879, os nordestinos migraram para a região da Amazônia, fato que se repete com o "Segundo Ciclo da Borracha" durante a Segunda Guerra Mundial. Com o auge da industrialização do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1970, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa, tornando as capitais destes estados (São Paulo e Rio de Janeiro) grandes pólos de atração para essas populações.

22 Qualidade de vida Os habitantes da região Nordeste não tem uma boa qualidade de vida, pois ainda há muitos problemas sociais como: falta de saneamento básico, políticas de habitação, educação e a falta de água. A região mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas .As distintas características geopolíticas do Nordeste formaram, especialmente na metade no século 20, um cenário propício à migração nordestina às áreas urbanas. O nível de instrução é o mais baixo do país, as mulheres têm mais filhos e os salários pagos são mais inferiores ao restante do país . Revela que em 2002 ainda é extremamente alta a concentração de rendimento no país e coloca o Brasil numa das piores situações quando comparado com os demais países, acrescentou o presidente do IBGE. A presença da mulher no mercado de trabalho também vem crescendo, mas os salários pagos para as atividades dos homens continuam as mais altas. Destaca ainda o alto crescimento do número de residências com telefones fixos ou celular, e a presença de micro computadores.

23


Carregar ppt "Nordeste Camille, Isadora, Sophia, Juliana, Giovanna e Julia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google